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Elizabeth Macedo

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Elizabeth Macedo possui graduação em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1986), sendo também licenciada em Química, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Atuou como Visiting Scholar na University of British Columbia (pós-doutorado, CAPES, 2007), na Columbia University (pós-doutorado, CNPq, 2013-2015) e na New York University (estágio sênior, CNPq, 2019). Atualmente é professora Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Entre 2008 e 2015, foi Diretora de Fomento ao Ensino de Pós-graduação (exceto quando no exterior) e, de 2001 a 2004, foi Assessora da Sub-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduacão da mesma Universidade. Foi membro da comissão de área da CAPES de 2001 a 2014, tendo sido coordenadora adjunta no triênio 2008 a 2011. Foi coordenadora da área de Educação na FAPERJ (2012 a 2018), sendo atualmente assessora da Diretoria Científica para as áreas de Humanidades, Ciências Sociais Aplicadas, Letras e Artes. Atua em docência, orientação e pesquisa no campo do Currículo. É presidente eleita da International Association for the Advancement of Curriculum Studies (desde 2013), tendo participado da diretoria de 2008-2013 na função de Tesoureira. É editora associada do Journal of Curriculum Studies e membro do comitê editorial da Curriculum Inquiry. Foi editora da Revista Transnational Curriculum Inquiry de 2011 a 2013. É Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, bolsista 1A do CNPq e procientista da FAPERJ/UERJ. Coordena o grupo de pesquisa Currículo, cultura e diferença do CNPq. Participa de parcerias internacionais com Estados Unidos, Canadá, Portugal, Áustria, China e diferentes países da América Latina. Tem coordenado vários projetos de pesquisa, individuais e em equipe, financiados pelo CNPq, CAPES, FAPERJ e FINEP. Pesquisas em andamento: Suas pesquisas focam as políticas de currículo, entendidas como políticas públicas promulgadas pelo Estado e vividas nas escolas, assim como englobando a teoria curricular. Operando em um quadro pós-estrutural, suas pesquisas dialogam com S. Ball, E. Laclau, W. Brown, J. Butler, H. Bhabha e também com J. Derrida. Em termos gerais, a política tem sido entendida como processos de signifiXação que produzem o contexto em que acontecem. Em razão da aprovação, em 2017, da BNCC, suas pesquisas em andamento têm se concentrado em mapear as redes de demandas (ou de poder) em ação durante a elaboração da norma centralizada, bem como como durante os processos de implementação nos estados. Três redes de demandas – por accountability, por justiça social e por liberdade – foram identificadas, e as articulações entre elas continuam a ser examinadas. O fortalecimento das demandas conservadoras ganhou destaque nas análises após as últimas eleições. Na medida em que os discursos performativos neoliberais são entendidos como tendo efeitos (imprevisíveis), entre outros, nas subjetividades das pessoas, as suas pesquisas tem perguntado, também, sobre os efeitos dessas recentes políticas curriculares e educacionais sobre os sujeitos, especialmente, dos chamados grupos minoritários. Além de desconstruir estratégias postas em ação para fixar a alteridade, as pesquisas visam compreender como alunos e professores buscam se constituir em um espaço tão normalizado como as escolas. Ao mesmo tempo, trabalhando em colaboração com as burocracias estatais, escolas e professores, a pesquisadora coordena um grupo interinstitucional que trabalha na produção de políticas públicas situadas em resposta ao currículo nacional obrigatório. Neste projeto, uma abordagem derridiana da educação como o que deveria permitir que o outro seja outro – ou o que ainda não foi inventado – bem como a ontologia relacional de Butler foram mobilizadas para reler a tradição preconceituosa dos estudos curriculares americanos e suas ênfases na biográfica, estudos e experiência. ORCID 0000-0003-4886-8709

http://lattes.cnpq.br/5123689806783161
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