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Políticas de Currículo: Pesquisas e Articulações Discursivas

Ano: 2017

Organizador(es): Alice Casimiro Lopes e Marcia Betânia

Editora: CRV

Número de Páginas: 322

ISBN: 978-85-444-1736-2

Apresentação:

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Os movimentos da política de currículo atualmente no Brasil se dirigem a uma forte tentativa de centralização, via Base Nacional Comum Curricular, mas também via regulação da profissão docente, via reforma do ensino médio, bem como com base em uma redução da educação ao ensino e da cultura ao conhecimento. Essa centralização também pode ser identificada em outras partes do mundo, principalmente na América Latina. A homogeneidade curricular pretendida por tal centralização é impossível. Por maior que seja o detalhamento curricular, ele sempre é traduzido contextualmente de diferentes maneiras: esse processo é próprio da linguagem. Mas a simples tentativa de produzir tal homogeneidade, nos termos que vêm sendo debatidos atualmente, envolve uma ação que reduz possibilidades democráticas. Por sua vez, cada vez é mais evidente que a produção de pesquisas mais amplas e consistentes, de maneira a enfrentar os desafios de interpretar tais políticas, é realizado pela colaboração entre diferentes grupos. Este livro é um dos resultados de uma rede de pesquisa produzida por articulações discursivas contra os enfoques instrumentais, gerencialistas, não democráticos e restritivos da significação do que vem a ser currículo. Dessa forma reúne diferentes grupos de pesquisa, priorizando interpretações discursivas da política. Assim, ao mesmo tempo em que são criticadas as políticas de currículo atuais, são apresentadas diferentes possibilidades de investigação, visando ampliar o diferir e apostar na hiperpolitização do currículo.

Sumário:

Referências Bibliográficas:

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