Livros

Sociologia para Educadores

Ano: 2001

Organizador(es): Maria de Lourdes Rangel Tura

Editora: Quartet

Número de Páginas: 160

ISBN: 8585696451

Apresentação:

A sociologia tem uma importante contribuição a dar no entendimento da organização da educação. A análise da educação ou do modo de ser desta, de acordo com os parâmetros do conhecimento sociológico, envolve questionamentos amplos a respeito de concepções sobre a natureza humana e a natureza da sociedade e das formas de justificação e legitimação de ações e política educacionais, o que inclui discutir o direito universal à educação e aos benefícios da produção cultural, assim como os mecanismos de transmissão e assimilação de conhecimentos e os diferentes processos de socialização.

Nos inúmeros centros de produção do conhecimento acadêmico se têm desenvolvido estudos que se orientam no sentido de perscrutar as relações entre educação e sociedade e construído teorias explicativas para indagações formuladas tanto por pesquisadores como por aqueles que no campo da prática pedagógica se deparam com incertezas, impasses e mesmo perplexidades diante de desafios postos à ação educativa.

Os temas em estudo, os caminhos tomados pela investigação, as diferentes perspectivas de análise, referenciais e pressupostos da relação indivíduo e sociedade, educação e sociedade interessam, então, aos educadores que vão buscar o apoio das análises sociológicas para entender certos processos e mecanismos sociais que são constitutivos da organização escolar e da instituição educativa. Isto tem se refletido no currículo das Faculdades de Educação do país, que conferem sempre algum espaço para o estudo dos aspectos sociológicos da educação.

Foi exatamente acreditando na importância para a educação do que foi produzido neste campo científico e percebendo a carência de textos de apoio para esse estudo, principalmente no que se refere ao que foi publicado em língua portuguesa, que decidimos produzir esse livro que se dirige especialmente aos professores e alunos das Faculdades de Educação e, num sentido genérico, aos cursos de formação de professores.

O livro se organiza em duas partes. Na primeira parte são apresentadas as linhas básicas do pensamento de autores – usualmente chamados de pais fundadores – que estão associados aos primórdios da sociologia, fazendo ênfase em aspectos de maior interesse para a educação. São eles, em ordem cronológica de seu aparecimento, Marx, Durkheim e Weber. Pensadores nascidos em uma Europa que se destacava por ocupar naquele momento – o século XIX – o centro das decisões e do dinamismo político, envolvida na colonização de países de sua periferia e com o avanço do capitalismo. Estudiosos profundamente inseridos na vida social e política de seu tempo e preocupados com o entendimento da vida social e das relações indivíduo e sociedade. Cada um a seu modo e de acordo com suas concepções e projetos de sociedade construíram teorias explicativas que, no conjunto, se apoiaram em estudos históricos e análises culturais.

O professor Leandro Konder redigiu o primeiro capítulo a respeito de – para usar suas palavras – “uma celebridade” que “é difícil encontrar quem o desconheça totalmente”: Karl Marx (1818-1883). O texto se construiu de forma a fazer o leitor percorrer o caminho trilhado por esse pensador, crítico enérgico da sociedade capitalista. Para tal, localiza Marx em seu tempo e sintetiza suas idéias em torno de duas questões básicas: o que é o homem? o que é a história? Na maneira que Marx encontrou para alcançar as respostas a essas indagações estão presentes as possibilidades abertas pela práxis, a forma como se concretizou o trabalho humano e seu entendimento sobre a educação.

O capítulo sobre Emile Durkheim (1858-1917) foi escrito pela professora Maria de Lourdes Rangel Tura, que também o localizou em seu tempo e organizou o estudo em torno da concepção durkheimiana de homem, sociedade e educação, sem deixar de dar relevo à sua contribuição para a discussão do estatuto científico da sociologia. Durkheim se destacou entre esses pioneiros pela atenção que sua obra dedicou à educação e a relevância dada à instituição educativa no contexto da organização social. Foi o primeiro a pensar na possibilidade e mesmo na importância de se constituir uma sociologia da educação, para a qual intentou estabelecer as bases.

A professora Rita Amélia Teixeira Vilela estudou o pensamento de Max Weber (1864-1920), destacando seu esforço no entendimento das relações sociais e do sentido da ação humana. Foi nesse interesse que construiu a sua sociologia compreensiva e estudou a racionalidade da sociedade capitalista industrializada e seus processos de dominação. Há que se notar que, apesar de Weber não ter produzido uma teoria sociológica da educação, em sua teoria social deu importantes pistas para a compreensão da função social da escola e da educação. A autora relacionou, no conjunto de seus textos, aspectos de muito interesse para o campo educativo, como as análises sobre o poder e sua legitimação na ordem social, os mecanismos de inculcação e legitimação de determinados tipos de conduta, assim como o processo de racionalidade burocrática, atuantes na organização dos sistemas sociais.

A segunda parte do livro está ambientada no Brasil do século XX. Compõem-se de dois capítulos que estudam as formas de apropriação e produção do conhecimento sociológico em nosso país, o que rebate as características de seu tempo e lugar. A direção tomada foi o que mais propriamente interessa ao campo da educação e, nesse sentido, dois sociólogos se destacam: Durkheim e Bourdieu.

Débora Mazza em seu texto estuda a chegada do pensamento sociológico ao Brasil e seu desenvolvimento até os anos 60 do século XX. Uma trajetória que tem início na entrada dos estudos de sociologia nos currículos do ensino secundário, das escolas normais e dos colégios militares e que tem sua expansão marcada por sua aplicação no campo educacional. Nesse momento, se destaca a importância do pensamento de Durkheim. A entrada da sociologia nas Universidades se dá, posteriormente, e alguns autores associam o interesse acadêmico pela sociologia como ligado às grandes transformações estruturais ocorridas no país a partir dos anos 30 do século passado. Ou seja, “por intermédio da educação, os cientistas sociais acreditaram na possibilidade do conhecimento científico transformar-se em compromissos de proposição e intervenção”, como disse a autora, tendo-se em vista principalmente os avanços no campo da pesquisa educacional, que determinaram temáticas e metodologias.

Afrânio Mendes Catani, Denice Barbara Catani e Gilson Pereira analisaram as formas de apropriação do pensamento de Bourdieu no Brasil, tendo por base seus estudos sobre educação. Na organização do capítulo, primeiramente apresentaram dados da biografia desse sociólogo, dando ênfase à sua trajetória acadêmica. A seguir, estudaram as formas de apropriação de conceitos oriundos de sua teoria sociológica, o que necessariamente os fez trafegar por disputas em torno de dicotomias como reprodução & transformação, reprodução & resistência, num percurso que se iniciou em finais dos anos 60 do século passado e avançou até os diais atuais. Os diversos momentos dessa apropriação foram analisados em conexão com o próprio dinamismo deste campo do conhecimento. O estudo tem por base um riquíssimo levantamento bibliográfico.

Na leitura destes textos se irá acompanhar algo do desenrolar da história da constituição da modernidade no Ocidente e dos esforços do pensamento sociológico para compreender esse tempo e o que se produziu na constituição das organizações sociais. A educação passou a ocupar espaços cada vez maiores entre as práticas sociais, destacando-se na produção/ reprodução de relações sociais, na concessão de privilégios profissionais e na legitimação de posições de poder. A sociologia é, pois, uma ciência que tem muito a dizer sobre a educação. Vale a pena conferir.

Maria de Lourdes Rangel Tura

Sumário: Apresentação Maria de Lourdes Rangel Tura [7] Marx e a sociologia da educação Leandro Konder [11] Durkhein e a educação Maria de Lourdes Rangel Tura [25] Max Weber – 1864-1920: Entender o homem e desvelar o sentido da ação social Rita Amélia Teixeira Vilela [63] A história da sociologia no Brasil contada pela ótica da sociologia da educação Débora Mazza [97] Pierre Bourdieu: As leituras de sua obra no campo educacional brasileiro Afrânio Mendes Catani, Denice Bárbara Catani e Gilson R. de M. Pereira [127]

Referências Bibliográficas:

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