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- Período: []
Políticas de substituição tecnológica: do trabalho docente à escola pública?
Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language. Como o anterior (“Dimensões da substituição tecnológica nas políticas educacionais: o caso da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro”), […]
Autor(a): Políticas de substituição tecnológica: do trabalho docente à escola pública?
Coordenador: Raquel Goulart Barreto
- Início: 2018
Políticas de currículo e infância: entre paradoxos e antíteses, renegociando o(s) pacto(s)
Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language. Esta pesquisa trata-se de desdobramento/continuidade da pesquisa “POLÍTICAS DE CURRÍCULO E ALFABETIZAÇÃO: NEGOCIAÇÕES PARA ALÉM DE UM PACTO” (CNPQ, […]
Autor(a): Políticas de currículo e infância: entre paradoxos e antíteses, renegociando o(s) pacto(s)
Coordenador: Rita de Cássia Frangella
Financiamentos: CNPq, Prociência - Uerj
- Início: 2019
Políticas de currículo, alfabetização e infância: entre paradoxos e antíteses, renegociando o(s) pacto(s)
Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language. Esta pesquisa trata-se de desdobramento/continuidade da pesquisa “POLÍTICAS DE CURRÍCULO E ALFABETIZAÇÃO: NEGOCIAÇÕES PARA ALÉM DE UM PACTO” (CNPQ/PQ, […]
Autor(a): Políticas de currículo, alfabetização e infância: entre paradoxos e antíteses, renegociando o(s) pacto(s)
Coordenador: Rita de Cássia Frangella
Financiamentos: Faperj, CNPq,
- Início: 2021
A formação docente (impossível): o político, o sujeito e a responsabilidade
Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language. Este projeto se vincula “à crítica aos fundamentos fixos” e a aposta na contingência desses fundamentos o que oportuniza […]
Autor(a): A formação docente (impossível): o político, o sujeito e a responsabilidade
Coordenador: Veronica Borges
- Início: 2020
SE O CURRÍCULO NÃO TEM FUNDAMENTOS FIXOS. SE APRENDER É ACONTECIMENTO, COMO AVALIAR?
Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language. O argumento principal que organiza os estudos que venho desenvolvendo é o de que concepções realistas de conhecimento favorecem […]
Autor(a): SE O CURRÍCULO NÃO TEM FUNDAMENTOS FIXOS. SE APRENDER É ACONTECIMENTO, COMO AVALIAR?
Coordenador: Talita Vidal Pereira
Financiamentos: CNPq,
- Início: 2019
Demandas sobre desempenho docente produzindo políticas de currículo para a Iberoamérica
Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language. Esta investigação se insere no contexto em que a Iberoamérica mobiliza diversos recursos desde a primeira década do século […]
Autor(a): Demandas sobre desempenho docente produzindo políticas de currículo para a Iberoamérica
Coordenador: Rosanne Evangelista Dias
Financiamentos: Capes, Prociência - Uerj
- Início: 2019
Políticas e práticas escolares em Educação Matemática: um olhar sobre o Pisa
Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language. Este projeto de pesquisa visa a investigar as características escolares associadas ao desempenho em matemática de escolas brasileiras, tendo […]
Autor(a): Políticas e práticas escolares em Educação Matemática: um olhar sobre o Pisa
Coordenador: Maria Isabel Ramalho Ortigão
Financiamentos: Faperj, CNPq, Prociência - Uerj
- Início: 2012
Múltiplos contextos de produção curricular em suas conexões, conflitos e ações: em foco as instâncias de mediação da rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro
Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language. Esse estudo, desdobramento/deslizamento da pesquisa Múltiplos contextos de produção curricular: conexões, conflitos e ações da Multieducação no cotidiano escolar […]
Autor(a): Múltiplos contextos de produção curricular em suas conexões, conflitos e ações: em foco as instâncias de mediação da rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro
Coordenador: Rita de Cássia Frangella
Financiamentos: Faperj, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio Financeiro / FAPERJ - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
- Início: 2018
La Transposición Didáctica Como Espacio-Tiempo de Producción de Sentidos
Se trata de un proyecto de políticas curriculares, de formación de profesores (en servicio). La propuesta tiene como foco la investigación intervención en las escuelas de la enseñanza fundamental. Se pretende ampliar los vínculos de los sujetos de la educación con la escuela como lugar de enseñanza o de trabajo, aspecto descuidado por políticas públicas […]
Autor(a): La Transposición Didáctica Como Espacio-Tiempo de Producción de Sentidos
Coordenador: Guilherme Augusto Rezende Lemos
Financiamentos: CNPq,
- Início: 2013
Discursos nas Políticas Curriculares para a Formação de Professores no Espaço Ibero-Americano
Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language. Este projeto visa a investigar os discursos das políticas de formação de professores para a educação básica no espaço […]
Autor(a): Discursos nas Políticas Curriculares para a Formação de Professores no Espaço Ibero-Americano
Coordenador: Rosanne Evangelista Dias
Financiamentos: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro
- Início: 2012
Múltiplos Contextos de Produção Curricular em Suas Conexões, Conflitos e Ações: Em Foco as Instâncias de Mediação da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro
Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language. Esse estudo, desdobramento/deslizamento da pesquisa Múltiplos contextos de produção curricular: conexões, conflitos e ações da Multieducação no cotidiano escolar […]
Autor(a): Múltiplos Contextos de Produção Curricular em Suas Conexões, Conflitos e Ações: Em Foco as Instâncias de Mediação da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro
Coordenador: Rita de Cássia Frangella
Financiamentos: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio Financeiro / FAPERJ - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
- Período: 2012 a 2015
Múltiplos contextos de produção curricular em suas conexões, conflitos e ações: em foco as instâncias de mediação da rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro
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Autor(a): Múltiplos contextos de produção curricular em suas conexões, conflitos e ações: em foco as instâncias de mediação da rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro
Coordenador: Rita de Cássia Frangella
Financiamentos: Faperj, CNPq, UERJ - Prociencia - 2012-2015, UERJ/IC - 2013-2015, FAPERJ/IC - 2014
- Período: 2015 a 2019
políticas de currículo e alfabetização: negociações para além de um pacto
Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language. Esse estudo se desdobra de uma trajetória de pesquisa que tem se dedicado a investigar o processo de produção […]
Autor(a): políticas de currículo e alfabetização: negociações para além de um pacto
Coordenador: Rita de Cássia Frangella
Financiamentos: Faperj, CNPq, UERJ/IC 2016-2018, UERJ - Prociencia - 2015-2018
- Período: 2018 a 2020
Avaliação Escolar sem Compromisso com a Accountability ou com Fundamentos a Priori
Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language. Esse projeto insere-se em um conjunto de reflexões que venho desenvolvendo no campo do currículo, a partir de uma […]
Autor(a): Avaliação Escolar sem Compromisso com a Accountability ou com Fundamentos a Priori
Coordenador: Talita Vidal Pereira
Financiamentos: Faperj, CNPq, Prociência - Uerj
- Período: 2017 a 2021
Plan de estudios para las políticas de formación docente: cuestiona los discursos con centralidad en conocimientos y práctica
Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language. Este projeto focaliza a investigação de políticas curriculares para a formação de professores. Advoga pelo distanciamento de sentidos da […]
Autor(a): Plan de estudios para las políticas de formación docente: cuestiona los discursos con centralidad en conocimientos y práctica
Coordenador: Veronica Borges
- Período: 2016 a 2018
Panorama da Pesquisa Educacional Brasileira Contemporânea: Objetos, Perspectivas Teóricas e Abordagens Empíricas.
Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language. Temos debatido questões teórico-metodológicas, buscando contribuir para o debate sobre pesquisa e formação de pesquisadores em educação. Nossos objetos […]
Autor(a): Panorama da Pesquisa Educacional Brasileira Contemporânea: Objetos, Perspectivas Teóricas e Abordagens Empíricas.
Coordenador: Siomara Borba
- Período: 2016 a 2018
Discursos da Avaliação nas Políticas de Currículo para a Formação e o Trabalho docente no Espaço Ibero-american
Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language. Este projeto visa a investigar os discursos sobre avaliação nas políticas de currículo para a formação de professores para […]
Autor(a): Discursos da Avaliação nas Políticas de Currículo para a Formação e o Trabalho docente no Espaço Ibero-american
Coordenador: Rosanne Evangelista Dias
Financiamentos: CNPq CNPQ/ MCTI Nº 25/2015 CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E SOCIAIS APLICADAS Processo Nº 445160/2015-2
- Período: 2015 a 2018
Políticas en una perspectiva discursiva
Este proyecto busca profundizar la comprensión de la política de currículo en un enfoque post-fundacional y post-estructural, operando con la desconstrucción de las representaciones sedimentadas de lo que vienen a ser: currículo de calidad, sujeto educado, buena escuela, buena enseñanza, conocimiento legitimado/poderoso y currículo para el futuro, entre otras representaciones que guían los sentidos de […]
Autor(a): Políticas en una perspectiva discursiva
Coordenador: Alice Casimiro Lopes
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/politicas-de-curriculo-em-uma-perspectiva-discursiva.pdf
Financiamentos: Cientista do Nosso Estado Faperj (mar 2015 - fev 2018) - Prociência/UERJ (ago 2014 - jul 2017) - Bolsa de Produtividade do CNPq nível 1B - articulado aos projetos Estudos Interdisciplinares em Teoria do Discurso, apoiado no âmbito do Programa Bilateral Fa
- Período: 2015 a 2018
Avaliação e Currículo: um olhar sobre os resultados do PISA
Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language. Este projeto de pesquisa visa a investigar as características escolares associadas aos resultados dos estudantes que participaram do Programa […]
Autor(a): Avaliação e Currículo: um olhar sobre os resultados do PISA
Coordenador: Maria Isabel Ramalho Ortigão
- Período: 2015 a 2018
Políticas de Currículo e Alfabetização: Negociações para além de um pacto.
Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language. Esse estudo se desdobra de uma trajetória de pesquisa que tem se dedicado a investigar o processo de produção […]
Autor(a): Políticas de Currículo e Alfabetização: Negociações para além de um pacto.
Coordenador: Rita de Cássia Frangella
Financiamentos: FAPERJ - Jovem Cientista do Nosso Estado - 2012-2015 CNPq - Ciências Humanas e Sociais - 2012-2014 UERJ - Prociencia - 2012-2015 UERJ/IC - 2013-2015 FAPERJ/IC - 2014
- Período: 2014 a 2016
Estudios interdisciplinarios en la teoría del discurso
Proyecto de intercambio UERJ-UBA
Autor(a): Estudios interdisciplinarios en la teoría del discurso
Coordenador: Alice Casimiro Lopes
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/estudos-interdisciplinares-em-teoria-do-discurso.pdf
Financiamentos: Faperj/CONICET
- Período: 2012 a 2014
Pesquisa em educação: a prática como objeto de conhecimento.
Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language. A temática central das pesquisas que temos desenvolvido é o processo de investigação em educação. Temos procurado entender o […]
Autor(a): Pesquisa em educação: a prática como objeto de conhecimento.
Coordenador: Siomara Borba
- Período: 2012 a 2014
Nuevas propuestas curriculares: la visión de los tutores
Lo que resulta en el contexto sociopolítico y educativo de hoy en día, este proyecto de investigación pretende investigar las maneras como son significadas, con nuevo significado, evaluadas, diseñadas, recontextualizadas por los tutores de una escuela primaria de la red pública de la Ciudad de Río de Janeiro las nuevas propuestas curriculares. En este contexto, […]
Autor(a): Nuevas propuestas curriculares: la visión de los tutores
Coordenador: Maria de Lourdes Rangel Tura
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/novas-propostas-curriculares-a-visao-dos-as-professores-as.pdf
- Período: 2011 a 2014
Enfasis Curriculares en Maatematica: Un estudio a partir de los resultados de la Prueba Brasil
Este proyecto de investigación parte del supuesto de que los resultados de las evaluaciones en la larga escala son instrumentos adecuados para comprender el currículo aprendido. Entiendo aunque los resultados obtenidos por distintos grupos en evaluaciones nacionales constituyen una buena estrategia para captar énfasis diferenciados en los currículos de enseñanza. A partir de los resultados […]
Autor(a): Enfasis Curriculares en Maatematica: Un estudio a partir de los resultados de la Prueba Brasil
Coordenador: Maria Isabel Ramalho Ortigão
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/enfases-curriculares-em-matematica-um-estudo-a-partir-dos-resultados-da-prova-brasil.pdf
Financiamentos: CAPES/INEP/OBEDUC; FAPERJ; UERJ
- Período: 2011 a 2015
Discurso y representacíon en las políticas de curriculum
Este proyecto visa investigar el discurso de la política de currículo para la Enseñanza Media durante o período 2003-2010, durante la vigencia del gobierno de Luís Inácio Lula da Silva. Con base en la teoría de Ernesto Laclau, en algunos momentos apoyado por Chantal Mouffe, buscamos explorar la comprensión de la política de currículo como […]
Autor(a): Discurso y representacíon en las políticas de curriculum
Coordenador: Alice Casimiro Lopes
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/discurso-e-representacao-nas-politicas-de-curriculo.pdf
Financiamentos: Faperj, CNPq, CNPq, Faperj e Uerj
- Período: 2011 a 2015
Currículo, Identidad y Diferencia: Articulaciones en Torno a las Nuevas Directrices Curriculares Nacionales para la Educación Básica
Construyo este proyecto con la noción de currículo como enunciación de la cultura con la cual vengo operando en proyectos anteriores, a partir de la cual defino la política curricular como el movimiento de articulación hegemónica en dirección a la fijación de sentidos. Para tal, dialogo, preferencialmente, con autores como H.Bhabha, S.Hall, E.Laclau y C.Mouffe, […]
Autor(a): Currículo, Identidad y Diferencia: Articulaciones en Torno a las Nuevas Directrices Curriculares Nacionales para la Educación Básica
Coordenador: Elizabeth Macedo
Financiamentos: Faperj, CNPq, CNPq, FAPERJ, Prociência
- Período: 2010 a 2015
A recontextualização das tecnologias de informação e comunicação nas políticas de formação de professores em curso no Brasil
Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language. O presente projeto parte da consideração de que, nos últimos três anos, as políticas de formação de professores têm […]
Autor(a): A recontextualização das tecnologias de informação e comunicação nas políticas de formação de professores em curso no Brasil
Coordenador: Raquel Goulart Barreto
Financiamentos: CNPq: Edital Universal (2009) e Bolsa de Produtividade em Pesquisa (2010) FAPERJ - APQ1 (2012)
- Período: 2009 a 2012
Políticas educacionais e o cotidiano escolar
Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language. Esse projeto intenta investigar as formas como as novas políticas educacionais estão sendo recontextualizadas e ressignificadas no cotidiano de […]
Autor(a): Políticas educacionais e o cotidiano escolar
Coordenador: Maria de Lourdes Rangel Tura
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/politicas-educacionais-e-o-cotidiano-escolar.pdf
Financiamentos: Faperj,
- Período: 2008 a 2011
Articulacion en las Politicas de Curriculo: El Caso de las Ciencias en la Enseñanza Media
Este proyecto investiga la articulación (Laclau) entre demandas educacionales, con el propósito de entender la constitución de hegemonías en las políticas de currículo. Son focalizadas las políticas de currículo para el área de Ciencias en la enseñanza media de Rio de Janeiro, analizando documentos curriculares circulantes en el estado desde la LDB, en 1996. En […]
Autor(a): Articulacion en las Politicas de Curriculo: El Caso de las Ciencias en la Enseñanza Media
Coordenador: Alice Casimiro Lopes
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/articulacao-nas-politicas-de-curriculo-o-caso-das-ciencias-no-ensino-medio.pdf
Financiamentos: Faperj, CNPq, CNPq / Faperj / UERJ
- Período: 2008 a 2011
Proyecto Red de Investigación en Politica de Curriculo y Cultura
Fundamentalmente, la propuesta tiene como objetivo la consolidación de una red de investigación en políticas de currículo y cultura, que involucra equipos de las Universidades participantes (UERJ, UFMT y UFPb). Esta red va permitir la ampliación de cambios teórico-metodológicos entre los grupos. Estos grupos están conformados no solamente por los docentes integrantes de la investigación, […]
Autor(a): Proyecto Red de Investigación en Politica de Curriculo y Cultura
Coordenador: Elizabeth Macedo
Financiamentos: CAPES (PROCAD)
- Período: 2008 a 2011
Curriculum, cultura y diferencia: El caso de la MultiEducación con énfasis en las Ciencias
Este proyecto amplia preocupaciones de proyectos anteriores prestando atención en como la diferencia ha sido tematizada en los textos curriculares. Basándose en la concepción de currículo como enunciación cultural que, en diálogo con autores pos-coloniales como H. Bhabha, S. Hall y A. Appadurai, se busca desarrollar como forma de reposicionar la cuestión de la agencia […]
Autor(a): Curriculum, cultura y diferencia: El caso de la MultiEducación con énfasis en las Ciencias
Coordenador: Elizabeth Macedo
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/curriculo-cultura-e-diferenca-o-caso-da-multieducacao-com-enfase-nas-ciencias.pdf
Financiamentos: Faperj, CNPq, CNPq / Faperj / UERJ
- Período: 2007 a 2010
Políticas de currículo em contextos disciplinares
Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language. Este projeto visa a investigar os discursos sobre seleção e organização do conhecimento escolar de comunidades disciplinares de Química, […]
Autor(a): Políticas de currículo em contextos disciplinares
Coordenador: Alice Casimiro Lopes
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/politicas-de-curriculo-em-contextos-disciplinares.pdf
Financiamentos: Faperj, CNPq,
- Período: 2006 a 2009
El Impacto de las Reformas Curriculares en la Práctica Pedagógica
Las reformas curriculares que han tenido lugar en el Brasil a partir de la segunda mitad de los años 1990- y que están conectadas a otras reformas curriculares realizadas en varios países de occidente en este periodo- fueron constituidas pautadas en sentido a la reconfiguración del modelo de escuela y de formación de un nuevo […]
Autor(a): El Impacto de las Reformas Curriculares en la Práctica Pedagógica
Coordenador: Maria de Lourdes Rangel Tura
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/o-impacto-das-reformas-curriculares-na-pratica-pedagogica.pdf
Financiamentos: Faperj, Faperj / UERJ
- Período: 2005 a 2010
Propuestas Curriculares y Escuelas en el Brasil y en Portugal
Este proyecto de investigación busca hacer posible el intercambio de estudios en el campo curricular, realizado por grupo de investigadores de la Universidad de Porto / Portugal y de la Universidad del Estado de Rio de Janeiro / Brasil. En este intercambio el foco de articulación está puesto en diversas investigaciones, de modo a que […]
Autor(a): Propuestas Curriculares y Escuelas en el Brasil y en Portugal
Coordenador: Alice Casimiro Lopes
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/propostas-curriculares-e-escolas-no-brasil-e-em-portugal.pdf
Financiamentos: Capes PrInt/Uerj, CAPES/FCT
- Período: 2005 a 2011
La Investigacion en Educacion: Significados, Contradicciones e Intenciones del Objeto a ser Conocido
El objetivo de esta investigación es el de identificar y examinar la concepción o concepciones del objeto de conocimiento descriptos en los manuales de formación del investigador, descubriendo sus presupuestos y submetiéndolos a la crítica. La interrogación sobre el objeto se inserta dentro de una propuesta investigativa, que involucra las temáticas de la teoría y […]
Autor(a): La Investigacion en Educacion: Significados, Contradicciones e Intenciones del Objeto a ser Conocido
Coordenador: Siomara Borba
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/a-pesquisa-em-educacao-significados-contradicoes-e-intencoes-do-objeto-a-ser-conhecido.pdf
Financiamentos: Faperj, Edital Universal CNPq, Prociência/Faperj/UERJ
- Período: 2004 a 2006
Los desafíos de la enseñanza y el aprendizaje en tiempos de pluralidad cultural.
Este proyecto de investigación, el cual esta relacionado al campo de estudios culturales en educación, pretende investigar los nuevos desafíos de la enseñanza y aprendizaje, en un tiempo de intensas transformaciones socio-culturales, en un contexto socio-político en que la permanencia de niños y jóvenes en la Enseñanza Fundamental (Ensino Fundamental, Brasil) se encuentra aun bastante […]
Autor(a): Los desafíos de la enseñanza y el aprendizaje en tiempos de pluralidad cultural.
Coordenador: Maria de Lourdes Rangel Tura
Financiamentos: Faperj,