- Início: 2016
Institucionalização da Pesquisa Educacional no Brasil: Referenciais para Análise em Florestan Fernandes
Autor(a): Alexandre Augusto e Souza
Orientador(a): Siomara Borba - Início: 2015
Políticas Curriculares para a Educação Infantil, Analisando Discursos do Recnei
Autor(a): Amanda Leal Coutinho
Orientador(a): Rosanne Evangelista Dias - Início: 2015
Políticas de Currículo e Fracasso Escolar
Autor(a): Danielle de Almeida Galante Ferreira
Orientador(a): Siomara Borba - Início: 2015
Produtivismo Acadêmico: Um Projeto para o Ensino Superior Brasileiro?
Autor(a): Barbara Dana Lima
Orientador(a): Siomara Borba - Início: 2014
Avaliação: um Marco Regulatório da Política Curricular na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro
Autor(a): Juliana Camila Barbosa Mendes
Orientador(a): Rita de Cássia Frangella
- Período: 2014 a 2017
O currículo mínimo de geografia da SEEDUC – RJ: Perspectivas docentes e a produção de polîticas de currículo.
Autor(a): Phelipe Florez Rodrigues
Orientador(a): Rita de Cássia Frangella - Período: 2014 a 2016
O programa Mais Educação como política de currículo
Autor(a): Camila Costa Gigante
Orientador(a): Alice Casimiro Lopes - Período: 2014 a 2016
Indagações sobre a relação entre currículo e o uso das mídias digitais O projeto KidSmart na Educação Infantil do Município do Rio de Janeiro
Autor(a): Juliana Virgínia da Silva
Orientador(a): Rita de Cássia Frangella
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/indagacoes-sobre-a-relacao-entre-curriculo-e-o-uso-das-midias-digitais-o-projeto-kidsmart-na-educacao-infantil-do-municipio-do-rio-de-janeiro.pdf - Período: 2014 a 2016
Discursos de responsabilização docente em revista: uma análise das políticas curriculares para formação de professores (2011-2014)
Autor(a): Ana Paula Peixoto Soares
Orientador(a): Rosanne Evangelista Dias - Período: 2013 a 2015
Programa mais Educação: abordagem crítica e análise de suas relações com a proposta de educação em tempo integral
Autor(a): Mariana da Gama Leite Inácio
Orientador(a): Maria de Lourdes Rangel Tura - Período: 2013 a 2015
Discursos e Representações de Professores Formadores sobre a Formação Inicial no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFPEL
Autor(a): Thaiana Neuenfield Philipsen
Orientador(a): Maria de Lourdes Rangel Tura - Período: 2013 a 2015
A educopédia e seus embaixadores “estrangeiros” em cena nas escolas públicas do município do Rio de Janeiro
Autor(a): Ana Paula Pereira Marques De Carvalho
Orientador(a): Rita de Cássia Frangella
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/a-educopedia-e-seus-embaixadores-estrangeiros-em-cena-nas-escolas-publicas-do-municipio-do-rio-de-janeiro.pdf - Período: 2013 a 2015
Mapeamento e problematização do conceito de ciência na prática da pesquisa em educação de 1944 a 1971 na RBEP
Autor(a): Gabriela Borges Silva
Orientador(a): Siomara Borba - Período: 2012 a 2014
As demandas curriculares da revolução pingüina no chile lutando pela qualidade da educação
Autor(a): Luis Leal Cuevas
Orientador(a): Alice Casimiro Lopes
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/as-demandas-curriculares-da-revolucao-pinguina-no-chile-lutando-pela-qualidade-da-educacao.pdf - Período: 2012 a 2014
Diferença em disputa: os embates acerca do kit anti-homofobia (2004-2012)
Autor(a): Thalles do Amaral de Souza Cruz
Orientador(a): Elizabeth Macedo
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/diferenca-em-disputa-os-embates-acerca-do-kit-anti-homofobia-2004-2012.pdf - Período: 2012 a 2014
Questões de gênero e sexualidade no currículo escolar
Autor(a): Hiller Soares Santana
Orientador(a): Maria de Lourdes Rangel Tura
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/questoes-de-genero-e-sexualidade-no-curriculo-escolar.pdf - Período: 2011 a 2013
O Povo Disciplinar de Geografia e a Tradução na Política de Currículo
Orientador(a): Alice Casimiro Lopes
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/o-povo-disciplinar-de-geografia-e-a-traducao-na-politica-de-curriculo.pdf - Período: 2011 a 2013
As Políticas Educacionais e a Cultura de Performatividade
Autor(a): Thais Vianna Maia
Orientador(a): Maria de Lourdes Rangel Tura - Período: 2011 a 2013
Isto não é um jovem! A disputa pela identidade juvenil no currículo do ensino médio brasileiro.
Autor(a): Priscila Campos Ribeiro - Período: 2011 a 2013
Gênero e currículo: um movimento de desconstrução.
Autor(a): Izabella Marques Corrêa - Período: 2011 a 2013
Significações da diferença nos discursos do ensino contemporâneo de Artes Visuais.
Autor(a): Carla Cunha Rodrigues - Período: 2010 a 2012
Um currículo em movimento mudanças na configuração das Salas de Leitura do Município do Rio de Janeiro
Autor(a): Bonnie Axer
Orientador(a): Elizabeth Macedo
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/um-curriculo-em-movimento-mudancas-na-configuracao-das-salas-de-leitura-do-municipio-do-rio-de-janeiro.pdf - Período: 2010 a 2012
Questão para a pesquisa em educação: um debate teórico-metodológico
Autor(a): Natália Regina de Almeida
Orientador(a): Siomara Borba - Período: 2010 a 2011
A comunidade disciplinar de ensino de química na produção de políticas curriculares para formação de professores.
Autor(a): Nathália Terra Barbosa Sathler Lenz César
Orientador(a): Alice Casimiro Lopes - Período: 2009 a 2011
A introdução das temáticas ambientais no currículo chileno entre os anos 1996-2002.
Autor(a): Soledad Andrea Casttilho Trittini
Orientador(a): Alice Casimiro Lopes
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/a-introducao-das-tematicas-ambientais-no-curriculo-chileno-entre-os-anos-1996-2002.pdf - Período: 2009 a 2011
O Currículo na Formação de Professores em Questões de Gênero
Autor(a): Maria Cecilia Sousa de Castro
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/o-curriculo-na-formacao-de-professores-em-questoes-de-genero.pdf - Período: 2009 a 2011
Considerações acerca da produção acadêmica em educação questões da sociedade
Autor(a): Aline de Carvalho Moura
Orientador(a): Siomara Borba
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/consideracoes-acerca-da-producao-academica-em-educacao-questoes-da-sociedade.pdf - Período: 2009 a 2011
O sistema de avaliação da CAPES a partir do caderno de indicadores de três programas de pós-graduação em educação da cidade do Rio de Janeiro
Autor(a): Sérgio Rafael Barbosa da Silva
Orientador(a): Siomara Borba
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/o-sistema-de-avaliacao-da-capes-a-partir-do-caderno-de-indicadores-de-tres-programas-de-pos-graduacao-em-educacao-da-cidade-do-rio-de-janeiro.pdf - Período: 2008 a 2010
Curriculum policies in a disciplinary community of Biology teaching
Autor(a): Flávia de Mattos Giovannini Busnardo
Orientador(a): Alice Casimiro Lopes
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/a-comunidade-disciplinar-de-ensino-de-biologia-na-producao-de-politicas-de-curriculo.pdf - Período: 2008 a 2010
Pensar currículo como um enunciado cultural com foco na Língua Crioula Cabo-Verdiana
Autor(a): Albertino Africano Mendes Rodrigues
Orientador(a): Elizabeth Macedo
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/pensar-curriculo-como-um-enunciado-cultural-com-foco-na-lingua-crioula-cabo-verdiana.pdf - Período: 2008 a 2010
Power, curriculum and school culture relations.
Autor(a): Glicia Mendes Pereira
Orientador(a): Maria de Lourdes Rangel Tura
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/relacoes-de-poder-curriculo-e-cultura-escolar.pdf - Período: 2008 a 2010
Lights, camera, [MULTIEDUC]ATION! teaching practices, curricular policies and ict’s in the municipal education system of Rio de Janeiro
Autor(a): Luciana Velloso da Silva Seixas
Orientador(a): Maria de Lourdes Rangel Tura
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/luz-camera-multieduc-acaopraticas-docentes-politicas-curriculares-e-as-tics-na-rede-municipal-do-rio-de-janeiro.pdf - Período: 2007 a 2009
Políticas de Currículo em Niterói, Rio de Janeiro o contexto da prática
Autor(a): Danielle dos Santos Matheus
Orientador(a): Alice Casimiro Lopes
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/politicas-de-curriculo-em-niteroi-rio-de-janeiro-o-contexto-da-pratica.pdf - Período: 2007 a 2009
Curriculum policy, enunciation of the difference and racial demands: analyzing National Curricular Standards for Education of Ethnic-Racial Relations and for Teaching Afro-Brazilian and African History and Culture.
Autor(a): Cassandra Marina da Silveira Pontes
Orientador(a): Elizabeth Macedo
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/politica-curricular-enunciacao-da-diferenca-e-demandas-raciais-analisando-as-diretrizes-curriculares-nacionais-para-a-educacao-das-relacoes-etnico-raciais.pdf - Período: 2007 a 2009
O fracasso escolar e as práticas educativas de qualidade um estudo etnográfico
Autor(a): Patrícia Gonçalves Nery
Orientador(a): Maria de Lourdes Rangel Tura
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/o-fracasso-escolar-e-as-praticas-educativas-de-qualidade-um-estudo-etnografico.pdf - Período: 2007 a 2009
A educação em dois momentos iluminismo e contemporaneidade
Autor(a): Ligia Sholl Pinheiro
Orientador(a): Siomara Borba
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/a-educacao-em-dois-momentos-iluminismo-e-contemporaneidade.pdf - Período: 2006 a 2009
Concepções de Formação Docente – uma análise da proposta de formação de professores do Curso de Pedagogia da FAECBHUEMG
Autor(a): Ana Paula Andrade
Orientador(a): Edil Vasconcellos de Paiva
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/concepcoes-de-formacao-docente-uma-analise-da-proposta-de-formacao-de-professores-do-curso-de-pedagogia-da-faecbhuemg.pdf - Período: 2006 a 2009
Veredas Project: the senses of training for the Teachers in the city of Caeté-MG
Autor(a): Lavínia Rosa Rodrigues
Orientador(a): Maria de Lourdes Rangel Tura
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/projeto-veredas-os-sentidos-da-formacao-para-as-professoras-de-caete-mg.pdf - Período: 2006 a 2008
A defesa da disciplina sociologia nas políticas para o ensino médio de 1996 a 2007
Autor(a): Shelley Muniz Azambuja Neves de Souza
Orientador(a): Alice Casimiro Lopes
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/a-defesa-da-disciplina-sociologia-nas-politicas-para-o-ensino-medio-de-1996-a-2007.pdf - Período: 2006 a 2008
Formação continuada de professores possibilidade para o desenvolvimento docente.
Autor(a): Flávia de Carvalho Cavalcanti da Silva
Orientador(a): Edil Vasconcellos de Paiva
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/formacao-continuada-de-professores-possibilidade-para-o-desenvolvimento-docente.pdf - Período: 2006 a 2008
When the students culture joins the school: notes on constructing an intercultural curriculum
Autor(a): Irene Rocha Kalil
Orientador(a): Maria de Lourdes Rangel Tura
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/quando-a-cultura-do-aluno-entra-na-escola-notas-sobre-a-construcao-de-um-curriculo-intercultural.pdf - Período: 2006 a 2008
Considerações acerca da atual produção de conhecimento de inspiração marxista em Filosofia da Educação uma perspectiva marxista
Autor(a): Adriana Doyle Portugal
Orientador(a): Siomara Borba
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/consideracoes-acerca-da-atual-producao-de-conhecimento-de-inspiracao-marxista-em-filosofia-da-educacao-uma-perspectiva-marxista.pdf - Período: 2006 a 2007
Arquiteturas e espaços na constituição de currículos escolares
Autor(a): Jose Cosme Drumond
Orientador(a): Alice Casimiro Lopes
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/arquiteturas-e-espacos-na-constituicao-de-curriculos-escolares.pdf - Período: 2005 a 2007
The disciplinary community of Chemistry in curriculum policies.
Autor(a): Alessandra Regina de Souza Faria
Orientador(a): Edil Vasconcellos de Paiva - Período: 2005 a 2007
Produção curricular e formação docente no cotidiano Escolar: práticas de enunciação e atividade política
Autor(a): Patricia Garcia Caselli Agostinho
Orientador(a): Elizabeth Macedo
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/producao-curricular-e-formacao-docente-no-cotidiano.pdf - Período: 2005 a 2007
Continued training: In search of what?
Autor(a): Silvina Maria Moura Antonio
Orientador(a): Maria de Lourdes Rangel Tura
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/formacao-continuada-em-educacao-em-busca-de-que.pdf - Período: 2005 a 2007
Os habitus professorais a prática pedagógica em diferentes lugares-ocasiões
Autor(a): Monica Andrade do Nascimento
Orientador(a): Maria de Lourdes Rangel Tura
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/os-habitus-professorais-a-pratica-pedagogica-em-diferentes-lugares-ocasioes.pdf - Período: 2005 a 2007
A problematização do ‘problema’ uma leitura dos manuais de iniciação ao ofício do pesquisador em educação
Autor(a): Tânia Cristina da Conceição Gregório
Orientador(a): Siomara Borba
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/a-problematizacao-do-problema-uma-leitura-dos-manuais-de-iniciacao-ao-oficio-do-pesquisador-em-educacao.pdf - Período: 2005 a 2007
A proposta pedagógica de phillipe perrenoud fundamentos filosóficos da pedagogia das competências
Autor(a): João Carlos Bernardo Machado
Orientador(a): Siomara Borba
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/a-proposta-pedagogica-de-phillipe-perrenoud-fundamentos-filosoficos-da-pedagogia-das-competencias.pdf - Período: 2005 a 2007
O processo da produção do conhecimento em educação a questão da imaginação
Autor(a): Luiz Dias do Nascimento Filho
Orientador(a): Siomara Borba
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/o-processo-da-producao-do-conhecimento-em-educacao-a-questao-da-imaginacao.pdf - Período: 2005 a 2006
A comunidade disciplinar de ensino de Física na produção de políticas de currículo
Autor(a): Denys Brasil Rodrigues da Silva
Orientador(a): Alice Casimiro Lopes
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/a-comunidade-disciplinar-de-ensino-de-fisica-na-producao-de-politicas-de-curriculo.pdf - Período: 2004 a 2006
The School Subject History in the Colégio Pedro II: Curricular Re-interpretations from the Eighties to the Beginning of the Twenty-first Century
Autor(a): Ana de Oliveira
Orientador(a): Alice Casimiro Lopes
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/a-disciplina-escolar-historia-no-colegio-pedro-ii-reinterpretacoes-curriculares-dos-anos-de-1980-aos-primeiros-anos-do-seculo-xxi.pdf - Período: 2004 a 2006
A formação continuada de professores: experiências do centro de formação do professor de Juiz de Fora (MG).
Autor(a): Silvia Regina Benigno Silveira
Orientador(a): Edil Vasconcellos de Paiva
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/a-formacao-continuada-de-professores-experiencias-do-centro-de-formacao-do-professor-de-juiz-de-fora-mg.pdf - Período: 2004 a 2006
Acordo MEC/USAID a comissão do livro técnico e do livro didático – COLTED (1966-1971)
Autor(a): Maria Luiza de Alcântara Krafzik
Orientador(a): Edil Vasconcellos de Paiva
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/acordo-mecusaid-a-comissao-do-livro-tecnico-e-do-livro-didatico-colted-1966-1971.pdf - Período: 2003 a 2006
Diferença e identidade um recorte da experiência curricular do colégio Santo Inácio do Rio de Janeiro, a partir da década de 70
Autor(a): Rosana Lourenço da Silva
Orientador(a): Elizabeth Macedo
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/diferenca-e-identidade-um-recorte-da-experiencia-curricular-do-colegio-santo-inacio-do-rio-de-janeiro-a-partir-da-decada-de-70.pdf - Período: 2003 a 2005
Dedicação exclusiva e pesquisa na universidade o caso da UERJ.
Autor(a): Lúcia de Assis Alves
Orientador(a): Elizabeth Macedo
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/dedicacao-exclusiva-e-pesquisa-na-universidade-o-caso-da-uerj.pdf - Período: 2003 a 2005
Educação de jovens e adultos estudo de caso no centro de estudos supletivos/SENAI.
Autor(a): Graça Helena Silva de Souza
Orientador(a): Maria de Lourdes Rangel Tura
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/educacao-de-jovens-e-adultos-estudo-de-caso-no-centro-de-estudos-supletivossenai.pdf - Período: 2002 a 2004
Initial formation of physics teachers in federal centers of technological education: contributions and critics
Autor(a): Nelma Ferreira Santos
Orientador(a): Edil Vasconcellos de Paiva
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/a-formacao-inicial-de-professores-de-fisica-em-centros-federais-de-educacao-tecnologica-contribuicoes-e-criticas.pdf - Período: 2002 a 2004
Democratização da gestão escolar limites e possibilidades na proposta de uma política pública para as escolas da rede estadual de ensino do rio de janeiro
Autor(a): Eliane Maria de Almeida Fernandes
Orientador(a): Edil Vasconcellos de Paiva
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/democratizacao-da-gestao-escolar-limites-e-possibilidades-na-proposta-de-uma-politica-publica-para-as-escolas-da-rede-estadual-de-ensino-do-rio-de-janeiro.pdf - Período: 2002 a 2004
A política Curricular em Educação Física do Município de Juiz de ForaMG hibridismo entre o contexto de produção do texto político e o contexto da prática.
Autor(a): Denise de Sousa Destro
Orientador(a): Elizabeth Macedo
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/a-politica-curricular-em-educacao-fisica-do-municipio-de-juiz-de-foramg-hibridismo-entre-o-contexto-de-producao-do-texto-politico-e-o-contexto-da-pratica.pdf
Financiamentos: Faperj, CNPq, - Período: 2002 a 2004
A diáspora nordestina e a escola entre a dispersão e o encontro
Autor(a): Mario Sergio Teixeira de Oliveira
Orientador(a): Maria de Lourdes Rangel Tura
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/a-diaspora-nordestina-e-a-escola-entre-a-dispersao-e-o-encontro.pdf - Período: 2002 a 2004
O ensino da arte a arte na educação como conhecimento humano
Autor(a): Ottilie Margarete Marotte
Orientador(a): Siomara Borba
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/o-ensino-da-arte-a-arte-na-educacao-como-conhecimento-humano.pdf - Período: 2001 a 2004
Na adversidade, a criação da possibilidade: um estudo sobre a prática educativa de professores de história de juiz de fora
Autor(a): Valéria Alves Guimarães
Orientador(a): Edil Vasconcellos de Paiva - Período: 2001 a 2004
Entre a igualdade e a diferença dicotomias na escola.
Autor(a): Norma Horst Kirsten
Orientador(a): Maria de Lourdes Rangel Tura
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/entre-a-igualdade-e-a-diferenca-dicotomias-na-escola.pdf
Financiamentos: CNPq, - Período: 2001 a 2004
O sentido da educação na sociedade contemporânea
Autor(a): Silvio Claudio Souza
Orientador(a): Siomara Borba
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/o-sentido-da-educacao-na-sociedade-contemporanea.pdf - Período: 2001 a 2003
Knowledge diffusion as an emancipatory activity: a study on teaching Sociology in public high schools in the state of Rio de Janeiro
Autor(a): Claudia Pereira de Andrade
Orientador(a): Edil Vasconcellos de Paiva
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/a-difusao-do-conhecimento-como-atividade-emancipatoria-estudo-sobre-a-pratica-docente-em-sociologia-na-escola-publica-do-estado-do-rio-de-janeiro.pdf - Período: 2000 a 2003
Processos de escolarização das camadas populares – das promessas de ampliação de oportunidades à realidade de exclusão o que pensam os sujeitos envolvidos nessa contradição
Autor(a): Ana Paula Penna da Silva
Orientador(a): Edil Vasconcellos de Paiva
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/processos-de-escolarizacao-das-camadas-populares-das-promessas-de-ampliacao-de-oportunidades-a-realidade-de-exclusao-o-que-pensam-os-sujeitos-envolvidos-nessa-contradicao.pdf - Período: 2000 a 2003
A multieducação e a cultura no contexto da prática.
Autor(a): Vania Nunes Morgado
Orientador(a): Elizabeth Macedo - Período: 2000 a 2003
The national system of evaluation of basic education: bonds between evaluation and curriculum
Autor(a): Débora Raquel Alves Barreiros
Orientador(a): Elizabeth Macedo
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/o-sistema-nacional-de-avaliacao-basica-vinculos-entre-avaliacao-e-curriculo.pdf
Financiamentos: CAPES - Período: 2000 a 2003
Cresça e apareça: um estudo sobre a construção da autonomia infantil.
Autor(a): Marcélia Amorim Cardoso
Orientador(a): Maria de Lourdes Rangel Tura - Período: 2000 a 2003
Conhecimento nos movimentos sociais ação prática e ação teórica
Autor(a): Alberto Dias Mendes
Orientador(a): Siomara Borba
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/conhecimento-nos-movimentos-sociais-acao-pratica-e-acao-teorica.pdf - Período: 1999 a 2002
A integração curricular na área de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias nos parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio de 1999.
Autor(a): Rozana Gomes de Abreu
Orientador(a): Alice Casimiro Lopes
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/a-integracao-curricular-na-area-de-ciencias-da-natureza-matematica-e-suas-tecnologias-nos-parametros-curriculares-nacionais-para-o-ensino-medio-de-1999.pdf - Período: 1999 a 2002
Competências um conceito recontextualizado no currículo para a formação de professores no Brasil.
Autor(a): Rosanne Evangelista Dias
Orientador(a): Alice Casimiro Lopes
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/competencias-um-conceito-recontextualizado-no-curriculo-para-a-formacao-de-professores-no-brasil.pdf - Período: 1999 a 2002
História da disciplina didática geral em uma escola de formação de professores (re)apropriação de discursos acadêmicos nos anos de 1980 e 1990.
Autor(a): Rogério dos Santos
Orientador(a): Edil Vasconcellos de Paiva
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/historia-da-disciplina-didatica-geral-em-uma-escola-de-formacao-de-professores-reapropriacao-de-discursos-academicos-nos-anos-de-1980-e-1990.pdf - Período: 1999 a 2002
História e cidadania nos parâmetros curriculares nacionais de história para o ensino fundamental
Autor(a): Rogério dos Santos
Orientador(a): Edil Vasconcellos de Paiva
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/historia-e-cidadania-nos-parametros-curriculares-nacionais-de-historia-para-o-ensino-fundamental.pdf - Período: 1999 a 2000
Experiência e o currículo da formação de professores: um estudo histórico do Colégio de Aplicação da Univesidade do Brasil.
Autor(a): Rita de Cássia da Silva Castro
Orientador(a): Elizabeth Macedo
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/experiencia-e-o-curriculo-da-formacao-de-professores-um-estudo-historico-do-colegio-de-aplicacao-da-univesidade-do-brasil.pdf - Período: 1999 a 2002
A questão da teoria e o pragmatismo dos métodos e técnicas em educação
Autor(a): Joana Darc Venancio
Orientador(a): Siomara Borba
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/a-questao-da-teoria-e-o-pragmatismo-dos-metodos-e-tecnicas-em-educacao.pdf - Período: 1999 a 2001
O olhar da antropologia da ciência sobre a produção do conhecimento científico: contribuições para o ensino crítico das explicações sobre o mundo natural
Autor(a): Marta Ferreira Abdal
Orientador(a): Siomara Borba
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/o-olhar-da-antropologia-da-ciencia-sobre-a-producao-do-conhecimento-cientifico-contribuicoes-para-o-ensino-critico-das-explicacoes-sobre-o-mundo-natural.pdf - Período: 1999 a 2000
Em torno à leitura: ler, uma arte de passar
Autor(a): Carlos Roberto de Carvalho
Orientador(a): Elizabeth Macedo
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/em-torno-a-leitura-ler-uma-arte-de-passar.pdf - Período: 1998 a 2001
A institucionalização do campo de conhecimento da educação física: uma história do ensino da educação física nas escolas secundárias do Rio de Janeiro (1851-1939)
Autor(a): Marcus Vinicius Marques Ferraz
Orientador(a): Edil Vasconcellos de Paiva
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/a-institucionalizacao-do-campo-de-conhecimento-da-educacao-fisica-uma-historia-do-ensino-da-educacao-fisica-nas-escolas-secundarias-do-rio-de-janeiro-1851-1939.pdf - Período: 1998 a 2000
História e cidadania: análise dos programas de ensino de história de Minas Gerais.
Autor(a): Marcio Fagundes Alves
Orientador(a): Edil Vasconcellos de Paiva - Período: 1998 a 2000
Avaliação institucional em implantação: a voz de professores e alunos após a etapa de sensibilização.
Autor(a): Simone Costa Lima Maranhão
Orientador(a): Edil Vasconcellos de Paiva - Período: 1997 a 2000
O saber docente em alfabetização: um estudo com professoras regentes da rede pública municipal do Rio de Janeiro.
Autor(a): Marize Peixoto da Silva Figueiredo
Orientador(a): Edil Vasconcellos de Paiva
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/o-saber-docente-em-alfabetizacao-um-estudo-com-professoras-regentes-da-rede-publica-municipal-do-rio-de-janeiro.pdf - Período: 1997 a 2000
Encontros da cultura e do conhecimento na produção do pertencimento na escola
Autor(a): Manoel Martins de Santana Filho
Orientador(a): Siomara Borba
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/encontros-da-cultura-e-do-conhecimento-na-producao-do-pertencimento-na-escola.pdf - Período: 1997 a 1999
Conhecimento limites e possibilidades na formação do professor
Autor(a): Lilian Auxiliadora Maciel Cardoso
Orientador(a): Siomara Borba
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/conhecimento-limites-e-possibilidades-na-formacao-do-professor.pdf - Período: 1996 a 1999
O profissional de educação Infantil e as políticas públicas o projeto de formação em serviço da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro
Autor(a): Ana Paula Santos Lima Lanter
Orientador(a): Edil Vasconcellos de Paiva
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/o-profissional-de-educacao-infantil-e-as-politicas-publicas-o-projeto-de-formacao-em-servico-da-secretaria-municipal-de-educacao-do-rio-de-janeiro.pdf - Período: 1996 a 1999
Autonomia e inclusão questões para a educação especial
Autor(a): Anakeila Barros Stauffer
Orientador(a): Siomara Borba
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/autonomia-e-inclusao-questoes-para-a-educacao-especial.pdf - Período: 1996 a 1998
Trabalho docente vocação para o magistério, qualificação para o trabalho e relações de gênero – as falas de professoras das primeiras séries do ensino fundamental
Autor(a): Simone da Silva Ribeiro
Orientador(a): Edil Vasconcellos de Paiva
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/trabalho-docente-vocacao-para-o-magisterio-qualificacao-para-o-trabalho-e-relacoes-de-genero-as-falas-de-professoras-das-primeiras-series-do-ensino-fundamental.pdf - Período: 1995 a 1998
Programas para a formação continuada de professores nas propostas da secretária de estado de educação do Rio de Janeiro, no período de 1990 a 1998
Autor(a): Flávia Monteiro de Barros Araujo
Orientador(a): Edil Vasconcellos de Paiva - Período: 1995 a 1998
Constituição do saber docente em Educação Especial e formação em serviço
Autor(a): Márcia Marin
Orientador(a): Edil Vasconcellos de Paiva - Período: 1995 a 1998
Educação e modernidade: pensamento educacional dos Jesuítas, John Locke e Jean-Jacques Rousseau na era das ciências e da Filosofia Moderna
Autor(a): Sergio Luiz Bonato
Orientador(a): Siomara Borba
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/educacao-e-modernidade-pensamento-educacional-dos-jesuitas-john-locke-e-jean-jacques-rousseau-na-era-das-ciencias-e-da-filosofia-moderna.pdf - Período: 1994 a 1997
O ensino de física na 8a. Série do 1o. Grau, segundo a fala de professores da rede municipal de ensino do rio de janeiro – um estudo exploratório
Autor(a): Giovanni Lima dos Santos
Orientador(a): Edil Vasconcellos de Paiva
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/o-ensino-de-fisica-na-8a-serie-do-1o-grau-segundo-a-fala-de-professores-da-rede-municipal-de-ensino-do-rio-de-janeiro-um-estudo-exploratorio.pdf - Período: 1994 a 1997
Biomecânica e educação física do seu quadro de relações a uma possível contextualização
Autor(a): Hajime Takeuchi Nozaki
Orientador(a): Edil Vasconcellos de Paiva
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/biomecanica-e-educacao-fisica-do-seu-quadro-de-relacoes-a-uma-possivel-contextualizacao.pdf - Período: 1994 a 1997
A prática educativa do nutricionista nas áreas de alimentação coletiva e nutrição clínica
Autor(a): Maria Fátima Garcia de Menezes
Orientador(a): Edil Vasconcellos de Paiva - Período: 1993 a 1996
A Pedagogia da Memória nos Anos 70-80 um estudo sobre a noção de memória social ensinada pelo IPHAN
Autor(a): Alayde Wanderley Mariani
Orientador(a): Siomara Borba
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/a-pedagogia-da-memoria-nos-anos-70-80-um-estudo-sobre-a-nocao-de-memoria-social-ensinada-pelo-iphan.pdf - Período: 1993 a 1996
Educação (sexual) e sexualidade: o velado e o aparente
Autor(a): Nailda Marinho da Costa Bonato
Orientador(a): Siomara Borba
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/educacao-sexual-e-sexualidade-o-velado-e-o-aparente-1.pdf - Período: 1992 a 1995
As ciências humanas e a constituição de seu objeto
Autor(a): Márcia Fernandes Bartholo
Orientador(a): Siomara Borba - Período: 1990 a 1994
Ética e educação especial: uma reflexão sobre a cidadania do portador de deficiência mental
Autor(a): Lucilia Augusta Lino de Paula
Orientador(a): Siomara Borba
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/etica-e-educacao-especial-uma-reflexao-sobre-a-cidadania-do-portador-de-deficiencia-mental.pdf - Final: 2017
Acesso à universidade: dualismo, mérito e democratização em questão
Autor(a): Maíra Tavares Mendes
Orientador(a): Raquel Goulart Barreto - Final: 2016
Os desdobramentos da substituição tecnológica no município do Rio de Janeiro
Autor(a): Karina Lima Brito
Orientador(a): Raquel Goulart Barreto - Final: 2016
Discursos de responsabilização docente em revista: uma análise das políticas curriculares para formação de professores (2011-2014)
Autor(a): Ana Paula Peixoto Soares
Orientador(a): Rosanne Evangelista Dias - Final: 2016
Discursos de responsabilização docente em revista: uma análise das políticas curriculares para formação de professores (2011-2014)
Autor(a): Ana Paula Peixoto Soares
Orientador(a): Rosanne Evangelista Dias - Final: 2015
O trabalho docente e as tecnologias no Programa Ginásio Experimental Carioca
Autor(a): Karoliny Bárbara Bichara Menezes da Costa
Orientador(a): Raquel Goulart Barreto - Final: 2011
Políticas de Currículo em Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Autor(a): Wagner Nobrega Torres
Orientador(a): Alice Casimiro Lopes
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/politicas-de-curriculo-em-educacao-de-jovens-e-adultos-eja.pdf - Final: 2002
Olhares indisciplinados sobre o corpo disciplinado nas práticas escolares: uma questão de autonomia ou sujeição?
Autor(a): Cecilia Fonseca Pessoa de Andrade
Orientador(a): Siomara Borba
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/olhares-indisciplinados-sobre-o-corpo-disciplinado-nas-praticas-escolares-uma-questao-de-autonomia-ou-sujeicao.pdf - Final: 2002
O significado da teoria na formação do professor reflexivo: um estudo sobre a proposta de Donald Schön
Autor(a): Marta Helena Nenice Cardim
Orientador(a): Siomara Borba
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/o-significado-da-teoria-na-formacao-do-professor-reflexivo-um-estudo-sobre-a-proposta-de-donald-schon.pdf - Final: 2001
Tornar-se professor na experiência docente: saberes formados e mobilizados na prática profissional.
Autor(a): Maura Ventura Cinelli
Orientador(a): Edil Vasconcellos de Paiva
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/tornar-se-professor-na-experiencia-docente-saberes-formados-e-mobilizados-na-pratica-profissional.pdf - Final: 2001
Então, eu caí no magistério: o mal-estar docente e a psicanálise.
Autor(a): Monica Annes de Lima
Orientador(a): Edil Vasconcellos de Paiva - Final: 2001
A casa de São José: Instituição fundada por Ferreira Vianna, em 1888, no Rio de Janeiro, para abrigar e educar crianças desvalidas para o trabalho.
Autor(a): Vilma Alves Machado
Orientador(a): Maria de Lourdes Rangel Tura
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/a-casa-de-sao-jose-instituicao-fundada-por-ferreira-vianna-em-1888-no-rio-de-janeiro-para-abrigar-e-educar-criancas-desvalidas-para-o-trabalho.pdf - Final: 2000
Fraternidade em currículo: uma História do Colégio Bom Jesus Canarinhos em Petrópolis.
Autor(a): Cesar Kullkamp
Orientador(a): Elizabeth Macedo - Final: 1999
A Reforma no Ensino Técnico primovida no Governo Fernando Henrique Cardoso: preocupação com o mercado ou formação para o trabalho?
Autor(a): Adriana Mota Barbosa Rodrigues
Orientador(a): Siomara Borba
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/a-reforma-no-ensino-tecnico-primovida-no-governo-fernando-henrique-cardoso-preocupacao-com-o-mercado-ou-formacao-para-o-trabalho.pdf - Final: 1999
Leitura em Labirinto. Autonomia e Formação de Leitores
Autor(a): Ana Maria Rocha de Souza
Orientador(a): Siomara Borba
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/leitura-em-labirinto-autonomia-e-formacao-de-leitores.pdf - Final: 1999
O Ensino Técnico Profissionalizante e a Construção da Cidadania
Autor(a): Sebastião Sérgio de Oliveira
Orientador(a): Siomara Borba
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/O-Ensino-Técnico-Profissionalizante-e-a-Construção-da-Cidadania.pdf - Final: 1996
O Currículo de Educação Artística nas Escolas de 1º Grau da Rede Pública do Municipio do Rio de Janeiro.
Autor(a): Marisa Egrejas de Melo Ramos
Orientador(a): Edil Vasconcellos de Paiva
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/O-Currículo-de-Educação-Artística-nas-Escolas-de-1º-Grau-da-Rede-Pública-do-Municipio-do-Rio-de-Janeiro..pdf - Final: 1996
The education as aesthetic experience: the thinking and feeling synthesis
Autor(a): Lindomar Luiza Chaves Goldschmidt
Orientador(a): Siomara Borba
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/a-educacao-como-experiencia-estetica-uma-sintese-o-pensar-e-o-sentir.pdf - Final: 1996
Leitura, Intertextualidade e Cidadania
Autor(a): Mariléa de Oliveira Passos
Orientador(a): Siomara Borba
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/leitura-intertextualidade-e-cidadania.pdf - Final: 1995
O livro didático – esse velho (des)conhecido (em questão o livro didático de estudos sociais)
Autor(a): Irani Martins De Oliveira
Orientador(a): Siomara Borba
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/O-Livro-Didático-Esse-Velho-DesConhecido-Em-Questão-o-Livro-Didático-de-Estudos-Sociais..pdf