Ano: 2002
Organizador(es): Nilda Alves
Editora: Cortez
Número de Páginas: 101
ISBN: 8524908920
Apresentação:
Neste volume, decidimos (Nilda Alves, Elizabeth Macedo, Inês Barbosa de Oliveira e Luiz Carlos Manhães) “passar para o papel” as inúmeras “conversas”, como nos ensinou a chamá-las o cineasta Eduardo Coutinho nas tantas vezes em que nos encontramos, que nós quatro temos, freqüentemente, com professoras e professores, por esse Brasil afora. Dessa maneira, criamos personagens-tipo que caracterizam as escolas e as cidades que as contêm. O texto foi fluindo de conversas entre nós quatro, na lembrança de outras “conversas”. Entendi que, só dessa maneira, com esses parceiros de tantos anos e de algumas aventuras, poderia dar início a essa série (que pena que alguns ficaram fora deste texto!) Mas, nada melhor, entendemos, para homenagear as professoras e professores brasileiros que, apesar da situação difícil que com muita freqüência têm nas escolas em que trabalham, estão criando as artes do currículo, todo o tempo, em trajetórias solidárias, muitas vezes, mas em outras, bastante solitárias.
Nilda Alves
Sumário: Dia 7 de abril de 1999 Primeira discussão: sobre a utopia [15] Dia 14 de abril Segunda discussão: sobre árvores e redes [24] Dia 28 de abril Terceira discussão: a hora e a vez dos currículos (e de alguma coisa mais) [34] Dia 12 de maio Quarta discussão: as questões da organização pedagógica [60] Dia 27 de maio Quinta discussão: sobre as tantas redes de conhecimento e as tantas redes de educação, na formação que é de todos – alunos e alunas, professores e professoras, dirigentes locais e estaduais, pais e mães de aluno, servidores e servidoras [79] Referências bibliográficas [99]
Referências Bibliográficas: