Books

Criar Currículo no Cotidiano

Ano: 2002

Organizador(es): Nilda Alves

Editora: Cortez

Número de Páginas: 101

ISBN: 8524908920

Apresentação:

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Neste volume, decidimos (Nilda Alves, Elizabeth Macedo, Inês Barbosa de Oliveira e Luiz Carlos Manhães) “passar para o papel” as inúmeras “conversas”, como nos ensinou a chamá-las o cineasta Eduardo Coutinho nas tantas vezes em que nos encontramos, que nós quatro temos, freqüentemente, com professoras e professores, por esse Brasil afora. Dessa maneira, criamos personagens-tipo que caracterizam as escolas e as cidades que as contêm. O texto foi fluindo de conversas entre nós quatro, na lembrança de outras “conversas”. Entendi que, só dessa maneira, com esses parceiros de tantos anos e de algumas aventuras, poderia dar início a essa série (que pena que alguns ficaram fora deste texto!) Mas, nada melhor, entendemos, para homenagear as professoras e professores brasileiros que, apesar da situação difícil que com muita freqüência têm nas escolas em que trabalham, estão criando as artes do currículo, todo o tempo, em trajetórias solidárias, muitas vezes, mas em outras, bastante solitárias.

Nilda Alves

Sumário: Dia 7 de abril de 1999 Primeira discussão: sobre a utopia [15] Dia 14 de abril Segunda discussão: sobre árvores e redes [24] Dia 28 de abril Terceira discussão: a hora e a vez dos currículos (e de alguma coisa mais) [34] Dia 12 de maio Quarta discussão: as questões da organização pedagógica [60] Dia 27 de maio Quinta discussão: sobre as tantas redes de conhecimento e as tantas redes de educação, na formação que é de todos – alunos e alunas, professores e professoras, dirigentes locais e estaduais, pais e mães de aluno, servidores e servidoras [79] Referências bibliográficas [99]

Referências Bibliográficas:

Compartilhe esta página: