Graduada em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, meu interesse inicial estava centrado nas literaturas, especialmente a inglesa. Durante a Formação Pedagógica, o foco foi sendo deslocado para o ensino da leitura. Cursei Mestrado e Doutorado na mesma instituição, onde atuei como professora de 1977 a 2002. Aposentada, fui Professora Visitante e prestei concurso para a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde atualmente sou Professora Associada e Procientista. Pesquisadora da área de Educação, subárea de Política Educacional, com ênfase na incorporação das Tecnologias da Informação e da Comunicação à formação e ao trabalho docente, a partir do referencial teórico da Análise Crítica do Discurso, formulada por Norman Fairclough. Membro da Rede Latino-Americana de Estudos sobre Trabalho Docente (REDESTRADO). Líder do Grupo de Pesquisa Educação e Comunicação (CNPq), que objetiva os modos pelos quais as tecnologias têm sido incorporadas às formulações acerca dos processos de ensinar e aprender, bem como às práticas pedagógicas concretas, historicamente dimensionadas. ORCID 0000-0003-