Ano: 2006
Organizador(es): Alice Ribeiro Casimiro Lopes e Elizabeth Fernandes de Macedo & Maria Palmira Carlos Alves
Editora:
Número de Páginas: 207
ISBN: 8586305294
Apresentação:
Disponível como e-book em http://junqueiraemarin.com.br/ebooks
Reunimos neste livro versões ampliadas e revistas de textos que serviram de base a mesas do II Colóquio Luso-brasileiro sobre Questões Curriculares, no qual foi abordada a interface entre o campo do currículo e a cultura. Embora os estudos do currículo venham se caracterizando, cada vez mais, por uma multiplicidade de temáticas e referenciais, os estudos sobre políticas têm sido uma preocupação constante do campo. Pode-se dizer que, em parte, essa preocupação é produto do grande número de intervenções, governamentais ou não, no campo do currículo tanto escolar quanto ligado a movimentos sociais mais amplos. Um aspecto que tem marcado as políticas curriculares é a preocupação com a diferença, entendida sob as mais diversas formas, e o foco na organização curricular. Tais aspectos são privilegiados nos textos escolhidos para este livro, compondo uma diversidade de discussões que não visam a montar um panorama do campo, mas dar visibilidade às discussões que se fizeram presente no evento e que expressam pesquisas no campo do currículo.
Alice Ribeiro Casimiro Lopes, Elizabeth Fernandes de Macedo & Maria Palmira Carlos Alves
Sumário: Apresentação Alice Ribeiro Casimiro Lopes, Elizabeth Fernandes de Macedo & Maria Palmira Carlos Alves [5] Intercultura, educação e movimentos sociais: a perspectiva de pesquisas desenvolvidas pelo Núcleo Mover (UFSC) Reinaldo Matias Fleuri [11] O(A) educador(a) como agente cultural Vera Maria Candau [35] A escrita no currículo e o "efeito Mateus" Magda Soares [53] Ações afirmativas e universidade Luiz Alberto Oliveira Gonçalves [73] As mudanças curriculares, em Portugal, e a multiculturalidade Carlinda Leite [91] Currículo e diferença nos parâmetros curriculares nacionais Elizabeth Fernandes de Macedo [119] Integração e disciplinas nas políticas de currículo Alice Ribeiro Casimiro Lopes [139] O desenvolvimento do currículo e a avaliação por competências Maria Palmira Carlos Alves [161] Acesso livre: letramento (pesquisa) na era da informação John Willinsky – Tradução de Carlos Magno Sady Valadares [181]
Referências Bibliográficas: