Books

Políticas de Integração Curricular

Ano: 2008

Autor(es): Alice Casimiro Lopes

Editora: Editora UERJ

Número de Páginas: 184

ISBN: 9788575111284

Apresentação:

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Disponível para download.

Por enxergar o currículo como uma produção cultural e, portanto, social e histórica, procuro investigar o porquê da predominância de certas ordenações, que relações de poder engendram e por quais relações de poder são engendradas.

Por isso, agora que apresento este livro ao público, explico que sua proposta é analisar a atual política de organização do currículo, particularmente para o nível médio de ensino, a partir do entendimento da história do pensamento curricular – tentando compreender, por meio do diálogo com Ball, Bernstein e Goodson, por que há, nos dias atuais, uma centralidade da organização curricular nas reformas educacionais, e por que o discurso favorável à integração curricular se faz tão presente.

No entanto, o que aqui aparece ordenado não teve tal ordem na escrita; não há um risco traçado previamente que tenha dado origem ao bordado aqui apresentado. Vários artigos foram inicialmente elaborados em separado, e aqui tiveram suas idéias (e não necessariamente seus textos) reunidas. Por sua vez, para a elaboração do livro, outros textos ainda não publicados foram incluídos, na tentativa de construir um texto único, ainda que desmontável. Penso ser interessante primeiro entender “A centralidade da organização curricular na política”, a partir da compreensão da recontextualização por hibridismo que, a meu ver, marca os processos políticos em geral no mundo globalizado. Dessa maneira, espero deixar claro o atual destaque da organização curricular nas reformas educacionais e de que maneira ele se constitui.

Em seguida, focalizo “O pensamento sobre organização curricular”, a fim de evidenciar a concepção de disciplina escolar com a qual trabalho e as principais organizações curriculares clássicas, que permitem entender os atuais discursos pedagógicos. Com base nesse entendimento, penso ser mais produtiva a leitura sobre a “Integração curricular e disciplinas na política para o ensino médio”, na medida em que as atuais políticas no Brasil são analisadas como expressão da história do pensamento sobre organização curricular e como processo de recontextualização de discursos, com a produção de híbridos culturais. Mas essa ordem de leitura é apenas uma proposta, que pode ser substituída pela que o leitor ou a leitora julgar mais conveniente.

Acrescento ainda que as conclusões aqui apresentadas são mais diretamente derivadas de dois projetos de pesquisa, ambos financiados com recursos públicos pelo CNPq, com bolsas e auxílios-pesquisa. Tal apoio torna ainda mais necessária a socialização deste trabalho de forma mais ampla, agora propiciada pelo financiamento da FAPERJ. A meu ver, há que se dar evidência pública aos investimentos em pesquisa no país, não para que a performance sirva à lógica das hierarquizações, mas para que sirva ao controle público dos investimentos também públicos e ao debate de suas conclusões.

Os citados projetos foram intitulados: A organização do conhecimento escolar no “novo ensino médio” (2001-2003) e Integração curricular em textos de ciências para o ensino médio (2003-2005). Deles participaram: Jacqueline Marian Osório Pereira (então estudante de Letras, IC/UFRJ), Josefina Carmen Diaz de Mello (mestre em Educação pela UFRJ, doutoranda em Educação na UERJ e professora de rede pública e privada do Rio de Janeiro), Leila Camelo dos Santos (à época, estudante de Pedagogia, IC/UFRJ), Maria Margarida Gomes (mestre em Educação pela Kansas University, doutoranda em Educação na UFF e professora do Colégio de Aplicação da UFRJ), Rosanne Evangelista Dias (mestre em Educação pela UFRJ, doutoranda em Educação na UERJ e professora do Colégio de Aplicação da UFRJ) e Rozana Gomes de Abreu (mestre em Educação pela UFRJ, doutoranda em Educação na UERJ e professora do Colégio de Aplicação da UFRJ). A todas, meu sincero agradecimento pelo trabalho e pelas interlocuções que possibilitaram.

Sumário:

Sobre o risco do bordado
Parte 1 – A centralidade da organização curricular na política
Capítulo 1 – Política de currículo no mundo globalizado
Capítulo 2 – A recontextualização por hibridismo
Capítulo 3 – O foco na organização curricular
Parte 2 – O pensamento sobre organização curricular
Capítulo 4 – As disciplinas na escola e na ciência
Disciplina escolar com base na lógica das ciências versus disciplina escolar como discurso recontextualizado
Disciplina escolar como construção sócio-histórica e como mecanismo de controle do currículo e do trabalho pedagógico
Capítulo 5 – Modalidades clássicas de organização curricular
Currículo por competências
Currículo centrado nas disciplinas de referência
Currículo centrado nas disciplinas ou matérias escolares
Capítulo 6 – A atualidade do pensamento sobre integração curricular
Parte 3 – Integração curricular e disciplinas na política para o ensino médio
Capítulo 7 – A organização curricular na reforma do ensino médio
A integração curricular nos documentos do BID
A integração curricular nos PCN para o ensino médio
As tecnologias
As competências
A contextualização
Capítulo 8 – O livro didático na política de currículo para o ensino médio
Capítulo 9 – As competências nos manuais do professor

Referências Bibliográficas:

Compartilhe esta página: