Researches

Panorama da Pesquisa Educacional Brasileira Contemporânea: Objetos, Perspectivas Teóricas e Abordagens Empíricas.

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Temos debatido questões teórico-metodológicas, buscando contribuir para o debate sobre pesquisa e formação de pesquisadores em educação. Nossos objetos de estudo têm sido a cientificidade e as análises sobre a pesquisa educacional e a formação do pesquisador. Examinando os 70 anos da pesquisa educacional brasileira, através de análise da produção bibliográfica da área, identificamos as diferentes perspectivas teórico-metodológicas presentes nas pesquisas educacionais e a dinâmica da pesquisa, em diferentes fases, com certa coesão em torno de instituições, objetos de investigação, disciplinas, perspectivas teóricas e abordagens empíricas Nosso objetivo é construir um panorama de objetos de investigação, perspectivas teóricas e abordagens empíricas da pesquisa educacional, considerando as pesquisas desenvolvidas em programas de pós-graduação por ser esta a instituição que a expressa atualmente e pela dimensão formativa que lhe é própria, realizando uma análise exploratória do estado atual da pesquisa educacional brasileira, entre 1998 e 2012. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, com perspectiva descritiva e analítica. Para a caracterização dos programas, serão considerados os documentos institucionais de avaliação divulgados pela CAPES e como unidade de referência para a caracterização de pesquisas, parte de publicações de docentes permanentes de cada programa. Do universo de publicações, destacamos as publicações que os próprios pesquisadores assinalem como suas melhores produções na Plataforma Lattes e dentre essas, somente as disponíveis na rede.
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TÍTULO DA PESQUISA
70 ANOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO: O DEBATE SOBRE A PRÁTICA DA PESQUISA NOS PERIÓDICOS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
PERÍODO:
2013 – 2016
LINHA DE PESQUISA
Currículo: sujeitos, conhecimento e cultura
GRUPO(S) DE PESQUISA
Núcleo de Pesquisa em Epistemologia e Metodologia das Ciências – Episteme.
FINANCIAMENTO(S)
CNPq – Edital: 43/2013 Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. Período: 13/12/2013 a 12/12/2015 Faperj – Edital: 14/2013 Humanidades 01/07/2013 a 30/06/2015
A pesquisa 70 anos de Pesquisa em Educação: o debate sobre a prática da pesquisa nos periódicos da área da educação no Brasil tem por objetivo identificar e analisar o debate sobre a prática da pesquisa em educação no país, apresentado em periódicos brasileiros da área, no período de 1944 a 2014. O nosso objeto de pesquisa são os textos de análise da prática da pesquisa em educação publicados nos periódicos: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 1944, Cadernos de Pesquisa, 1971. Essa pesquisa será realizada considerando três períodos compreendidos entre a década de 40 do século XX até a segunda década do século XXI: primeiro período de 1944 até 1965, segundo período de 1966 até 1976 e terceiro período de 1977 até 2014. A metodologia indicada para o desenvolvimento dessa investigação é a pesquisa documental uma vez que buscaremos nas referências bibliográficas, em específico, nos artigos publicados nos periódicos selecionados, os argumentos da discussão sobre a prática da pesquisa em educação.


Período: 2016 a 2018

Coordenador(es): Siomara Borba

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