Referencia Curricular

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O projeto do Banco de Referência de Documentos Curriculares, constituído ao longo da pesquisa Identificação Docente nas Políticas Curriculares para Formação de Professores, PDJ/CNPq da profa. Dra. Clarissa Craveiro no período de outubro de 2014 a setembro de 2016, sob a supervisão da profa. Dra. Alice Casimiro Lopes do Proped (Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ), visa construir, gerenciar e disponibilizar online o Corpus de Documentos Curriculares de Educação e Ensino, composto por textos curriculares.

Esse Banco de Referência poderá auxiliar pesquisas no campo do Currículo que trabalhem com uma quantidade muito grande de textos curriculares. Para isso, introduzimos uma ferramenta tecnológica, baseada nas pesquisas da Linguística de Corpus (SARDINHA, 2004), que auxilia o pesquisador nessa organização. Com essa ferramenta, o foco da pesquisa é ampliado. Assim, é possível fazer leituras por diferentes caminhos oferecidos pelos softwares, o que possibilita comparar os corpora de forma mais abrangente (CRAVEIRO, 2014).

O que é um Corpus?

De acordo com a Linguística de Corpus, é uma coletânea de textos coletados criteriosamente para serem representativos de determinado gênero, variedade linguística ou até mesmo uma amostra de uma língua. Uma coleção de textos coletados criteriosamente e organizados de forma a permitir uma leitura feita com a ajuda do computador. Este corpus foi produzido com textos de propostas, legislações, artigos e documentos variados com assinatura oficial do MEC (Ministério da Educação) a partir dos anos 1990.

Para que serve o Corpus?

O impacto desse Corpus pode ser muito significativo para os estudos de Currículo, e qualquer outro tema de interesse dentro do escopo do Corpus. Em sua totalidade, pode ser utilizado como Corpus de referência (para ser comparado com outros corpora menores). Da mesma maneira, os vários sub-corpora podem ser utilizados separadamente para estudos de áreas mais específicas, por exemplo: Formação de Professores, EJA, Educação Infantil entre outras.

Quem pode ter acesso?

Os usuários comuns terão acesso a informações sobre a frequência de ocorrência das palavras do corpus (Wordlist no formato Excel (xls) para uso no software Wordsmith Tools). Os usuários participantes do projeto terão acesso aos textos completos, visto que seus originais são de acesso público nos sites oficiais dos respectivos órgãos.

Solicitamos que todos que utilizem o Corpus citem como:
CRAVEIRO, Clarissa (org.), 2016. Corpus de Documentos Curriculares. Proped (UERJ), Rio de Janeiro. 1ª. ed. Fonte: www.curriculo-uerj.pro.br.

Os usuários do corpus podem incluir pesquisadores da Educação e do Ensino, pesquisadores da linguagem, dos linguistas e o público geral interessado no campo de estudos do Currículo.

Qual o tamanho do Corpus?

Esse projeto visa atualizar e alimentar constantemente o Corpus. Na sua primeira publicação, o Corpus tem 5,5 milhões de palavras, o que é considerado por SARDINHA (2004) como um corpus médio-grande. Entretanto, não temos como prever o tamanho que ele terá, pois será atualizado pelos pesquisadores constantemente.

Equipe do projeto

Clarissa Bastos Craveiro: Pós-doutorado Júnior CNPq sob supervisão de Alice Casimiro Lopes

Felipe Barbosa de Aguiar: Bolsista AT CNPq sob supervisão de Elizabeth Macedo

Olga Casagrande: Bolsista AT CNPq sob supervisão de Alice Casimiro Lopes