Investigaciones

Múltiplos contextos de produção curricular em suas conexões, conflitos e ações: em foco as instâncias de mediação da rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro

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Esse estudo, desdobramento/deslizamento da pesquisa Múltiplos contextos de produção curricular: conexões, conflitos e ações da Multieducação no cotidiano escolar (CNPQ 2010), objetiva analisar, no processo de produção cíclica da política curricular (Ball, 1992), a micropolítica da escola na tensão/negociação com as instâncias de mediação propostas pela SME/RJ as coordenações (no caso da escola, na figura do coordenador pedagógico e no caso da rede, as coordenadorias regionais). Assenta-se na compreensão do currículo como articulação/produção de significados, destacando sua dimensão discursiva. Analisar as forças que engendram as disputas de sentidos e as estratégias criadas para manutenção de um dado sentido se configura como mote para essa pesquisa. Assim, assume-se como conceito de partida para análise da política curricular a noção dessa política como texto e discurso e a não polarização entre política e prática. Ao privilegiar as instâncias de mediação as coordenações se discute, com base em Ball (1992, 1998), os ajustes secundários nas tentativas de fixação de sentidos das políticas e os movimentos incitados pela disputa desses. Esse projeto apóia-se na perspectiva de Ernesto Laclau (1998) quando esse defende que as políticas são produções político-discursivas, cuja matriz é a contingência. A discussão sobre ciclo contínuo de políticas de Stephen Ball se sustenta do ponto de vista metodológico pela preocupação central do autor com a recontextualização e a produção de novos sentidos nas políticas que ocorre nas escolas. O entendimento de políticas de currículo como produção político-discursiva reforça o argumento de que são a partir das negociações e disputas que os sentidos e interesses se hibridizam na formulação curricular, evidenciando sua condição de processo político inacabado. É no ato de negociar que significados são construídos dialogicamente, muitas vezes construídos com base em consensos conflituosos, uma vez que os sentidos são instáveis, fluid.


Início: 2012

Coordenador(es): Rita de Cássia Frangella

Financiamentos:
Outros financiamentos: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio Financeiro / FAPERJ - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
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