Ano: 2016
Organizador(es): Rita de Cássia Prazeres Frangella
Editora: CRV
Número de Páginas: 186
ISBN: 978-85-444-1010-3
Apresentação:
Discutir a produção curricular nas diferentes escolas de educação básica é um desafio que se coloca como ponto crucial na assunção do espaço da escola como terreno de produção, de desenvolvimento de experiências curriculares significativas gestadas no envolvimento dos muitos sujeitos que nela circulam. Contudo, isso não se dá de forma isolada, mas em cenários de negociações constantes, de desvios, passagens e entre-lugares que articulem as demandas das escolas em suas diferenças e as disposições gerais postas às redes de ensino. E dessa tensão que trata esse livro, pondo em destaque o espaço-tempo da coordenação pedagógica como articulador dessa produção entrecruzada na escola em suas relações e imbricamentos com outras arenas de produção curricular.
Fruto de projeto de pesquisa sobre a produção curricular na rede municipal de educação do Rio de Janeiro e tendo como premissa o entendimento do currículo como articulação/produção de significados, destacando sua dimensão discursiva. Os artigos aqui reunidos discutem que negociações e hibridizações se produzem nos conflitos, conexões e ações da política curricular nesse contexto, observando a micropolítica desse processo, nas enunciações curriculares entre/das coordenadorias, coordenadores pedagógicos com professores/escolas/rede.
Sumário:
Referências Bibliográficas: