- Início: 2016
A Pesquisa em Educação no Brasil: a Institucionalização e a Divulgação em Periódicos Científicos
Autor(a): Tânia Cristina da Conceição Gregório
Orientador(a): Siomara Borba - Início: 2015
A Constituição do Currículo de Educação Física em Niterói- Rj a Partir das Práticas Discursivas de Seus Docentes
Autor(a): Denise de Sousa Destro
Orientador(a): Alice Casimiro Lopes - Início: 2015
Os Sentidos de Trabalho nos Governos FHC e Lula/Dilma: Investigando Discursos nas Políticas Para o Ensino Médio
Autor(a): Priscila Campos Ribeiro
Orientador(a): Alice Casimiro Lopes - Início: 2015
Percepções Sobre Educação em Direitos Humanos na Formação de Professores: Significação e Hegemonia.
Autor(a): Guilherme do Nascimento Pereira
Orientador(a): Maria Isabel Ramalho Ortigão - Início: 2015
Repensando a Repetência Escolar no Ensino Básico no Rio de Janeiro: Uma Análise dos Dados do Pisa 2003 / 2012
Autor(a): Carlos Augusto Aguilar Junior
Orientador(a): Maria Isabel Ramalho Ortigão - Início: 2015
Blogs, Políticas e Formação: Articulando Políticas Curriculares
Autor(a): Roberta Sales Lacê Rosário
Orientador(a): Rita de Cássia Frangella - Início: 2015
Articulações e Sentidos Sobre o Uso das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) nas Políticas Curriculares no Brasil (1998 2010)
Autor(a): Lívia Moura Cardoso Bastos de Farias
Orientador(a): Rosanne Evangelista Dias - Início: 2014
Discurso e Subjetivação das Políticas de Currículo Para Geografia.
Orientador(a): Alice Casimiro Lopes - Início: 2014
Formação de Leitores Estrangeiros ou Leitores Hóspedes? Problematizando Os Sentidos de Leitura no Espaço Regulado do Currículo
Autor(a): Bonnie Axer
Orientador(a): Elizabeth Macedo - Início: 2014
O Trabalho de Conclusão de Curso Como Iniciação à Pesquisa em Educação: Aproximações e Distanciamentos Com As Diretrizes Curriculares Nacionais Para o Curso de Graduação em Pedagogia
Autor(a): Andréa Villela Mafra da Silva
Orientador(a): Raquel Goulart Barreto - Início: 2014
Análises Teórico-Metodológicas Sobre a Prática da Pesquisa em Educação: a Disseminação de Estudos e Pesquisas no Periódico Cadernos de Pesquisa (1971-2001)
Autor(a): Natália Regina de Almeida
Orientador(a): Siomara Borba - Início: 2014
A Produção Acadêmica na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos na Década de 50: a Pós-Graduação e a Pesquisa em Educação nos Primeiros Anos da Capes
Autor(a): Aline de Carvalho Moura
Orientador(a): Siomara Borba - Início: 2013
Que Rei Sou Eu? Escolas Públicas de Excelência, Políticas Educacionais e Currículo: Uma Análise Sobre o Processo de Instituição da Educação Infantil no Colégio Pedro II
Autor(a): Cristiane Gomes de Oliveira
Orientador(a): Rita de Cássia Frangella - Início: 2013
A Produção Curricular em Uma Universidade Multicampi: Traduções, Mesmidade e Diferença.
Autor(a): Meyre Ester Barbosa de Oliveira
Orientador(a): Rita de Cássia Frangella - Início: 2012
A Negociação da Floresta : Entre Currículo, Diferença e Escolarização Guarani Mbyá
Autor(a): Danielle Bastos Lopes
Orientador(a): Elizabeth Macedo - Período: []
O Conhecimento Como Resposta Curricular à Alteridade
Orientador(a): Alice Casimiro Lopes - Período: []
História da Pesquisa em Educação no Brasil: Contribuições da Revista Cadernos de Pesquisa ao Debate Teórico-Metodológico
Autor(a): Sandra Garcia Neves
Orientador(a): Siomara Borba
- Período: 2014 a 2018
O conhecimento como resposta curricular à alteridade
Orientador(a): Alice Casimiro Lopes
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/o-conhecimento-como-resposta-curricular-a-alteridade.pdf - Período: 2014 a 2017
Práticas Discursivas acerca da Leitura: insurgência e luta por significação no contexto do Ensino Médio da Rede Pública
Autor(a): Geniana dos Santos
Orientador(a): Alice Casimiro Lopes - Período: 2014 a 2016
Dificuldades dos Estudantes do II Ciclo em Aprender Matemática: Caso das Escolas Públicas e Privadas em Moçambique
Autor(a): José de Inocencio Narciso Cossa
Orientador(a): Maria de Lourdes Rangel Tura - Período: 2013 a 2017
Políticas de curriculo para a promoção das raparigas em Moçambique
Autor(a): Argentina Serafim Lopes
Orientador(a): Elizabeth Macedo - Período: 2013 a 2017
Múltiplos contextos de produção curricular em suas conexões, conflitos e ações
Autor(a): Claudia Maria Felício Ferreira Tomé
Orientador(a): Elizabeth Macedo - Período: 2013 a 2017
O lugar e a recontextualização do currículo: um estudo numa escola de comunidade rural no município de Mossoró/RN.
Autor(a): Zacarias Marinho
Orientador(a): Maria de Lourdes Rangel Tura - Período: 2013 a 2016
Ensino médio noturno na região Assu-Mossoró (RN): o que significa ser diferenciado?
Autor(a): Marcia Betania de Oliveira
Orientador(a): Alice Casimiro Lopes - Período: 2013 a 2016
Para além do discurso cientificista nas políticas de ensino de ciências no Chile (2003-2013): o caso do programa ECBI (Enseñanza de la Ciência basada en la Indagación)
Autor(a): Soledad Andrea Casttilho Trittini
Orientador(a): Alice Casimiro Lopes - Período: 2013 a 2016
Currículo queer
Autor(a): Thiago Ranniery Moreira de Oliveira
Orientador(a): Elizabeth Macedo - Período: 2013 a 2016
Acesso à Universidade: dualismo, mérito e democratização em questão
Autor(a): Maíra Tavares Mendes
Orientador(a): Raquel Goulart Barreto - Período: 2013 a 2015
Espectros da profissionalização nas políticas currriculares para Formação de Professores: um self para o futuro professor
Autor(a): Veronica Borges
Orientador(a): Alice Casimiro Lopes
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/espectros-da-profissionalizacao-nas-politicas-currriculares-para-formacao-de-professores-um-self-para-o-futuro-professor.pdf - Período: 2012 a 2016
A produção textual no cotidiano da escola como uma possível prática das redes dos saberes
Autor(a): Isa Ferreira Martins
Orientador(a): Raquel Goulart Barreto - Período: 2012 a 2016
Inflexões na pós-graduação em educação: definindo uma problemática sobre a pesquisa em educação
Autor(a): Sérgio Rafael Barbosa da Silva
Orientador(a): Siomara Borba - Período: 2011 a 2015
Política curricular de ciclos como o nome da democracia: o caso de Rondonópolis (MT)
Autor(a): Érika Virgílio Rodrigues da Cunha
Orientador(a): Alice Casimiro Lopes
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/politica-curricular-de-ciclos-como-o-nome-da-democracia-o-caso-de-rondonopolis-mt.pdf - Período: 2011 a 2015
Reeducação das relações étnico-raciais na prática política curricular: agência estratégica, produção de sentidos e enunciação de demandas
Autor(a): Cassandra Marina da Silveira Pontes
Orientador(a): Elizabeth Macedo - Período: 2011 a 2015
Constituir-se Professor na Organização Escolar
Autor(a): Marize Peixoto da Silva Figueiredo
Orientador(a): Maria de Lourdes Rangel Tura - Período: 2011 a 2015
Laboratório de Currículos: Entre a Construção dos Textos Curriculares de Forma Centralizada e Participativa
Autor(a): Rosemary Guimarães Aquino
Orientador(a): Siomara Borba - Período: 2011 a 2014
Políticas curriculares para formação de professores: processos de identificação docente (1995-2010)
Autor(a): Clarissa Bastos Craveiro
Orientador(a): Alice Casimiro Lopes
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/politicas-curriculares-para-formacao-de-professores-processos-de-identificacao-docente-1995-2010.pdf - Período: 2011 a 2014
Das Máquinas de Ensinar aos Netbooks: Tradição, Inovação e Tradução
Autor(a): Luciana Velloso da Silva Seixas
Orientador(a): Maria de Lourdes Rangel Tura
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/das-maquinas-de-ensinar-aos-netbooks-tradicao-inovacao-e-traducao.pdf - Período: 2011 a 2014
Esporte e Currículo de Educação Física Escolar
Autor(a): Fernando Corrêa de Macedo
Orientador(a): Maria de Lourdes Rangel Tura
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/esporte-e-curriculo-de-educacao-fisica-escolar.pdf - Período: 2010 a 2014
O sujeito descentrado e a educação como estética
Autor(a): Guilherme Augusto Rezende Lemos
Orientador(a): Elizabeth Macedo
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/o-sujeito-descentrado-e-a-educacao-como-estetica.pdf - Período: 2009 a 2013
O discurso da educação de qualidade nas políticas de currículo.
Autor(a): Danielle dos Santos Matheus
Orientador(a): Alice Casimiro Lopes
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/o-discurso-da-educacao-de-qualidade-nas-politicas-de-curriculo.pdf - Período: 2009 a 2013
O(a) coordenador(a) Pedagógico(a) como medador(a) das Políticas de Currículo na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro.
Autor(a): Teresa Cristina Oliveira Araujo
Orientador(a): Maria de Lourdes Rangel Tura
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/oa-coordenadora-pedagogicoa-como-medadora-das-politicas-de-curriculo-na-rede-municipal-de-ensino-do-rio-de-janeiro.pdf - Período: 2009 a 2012
Construção do currículo escolar: a produção de sentidos de professores e alunos sobre as práticas pedagógicas no cotidiano da escola da Baixada Fluminense
Autor(a): Tania de Assis Souza Granja
Orientador(a): Maria de Lourdes Rangel Tura
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/construcao-do-curriculo-escolar-a-producao-de-sentidos-de-professores-e-alunos-sobre-as-praticas-pedagogicas-no-cotidiano-da-escola-da-baixada-fluminense.pdf - Período: 2009 a 2013
Cultura e conhecimento: a filosofia na educação.
Autor(a): Marcelo Senna Guimarães
Orientador(a): Siomara Borba
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/cultura-e-conhecimento-a-filosofia-na-educacao.pdf - Período: 2009 a 2013
Publicar ou perecer: uma análise crítico-normativa das características e dos efeitos dos modelos cientométrico e bibliométrico adotados no Brasil
Autor(a): Murilo Mariano Vilaça
Orientador(a): Siomara Borba
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/publicar-ou-perecer-uma-analise-critico-normativa-das-caracteristicas-e-dos-efeitos-dos-modelos-cientometrico-e-bibliometrico-adotados-no-brasil.pdf - Período: 2009 a 2013
Teoria marxista do conhecimento: contribuições do materialismo dialético para a pesquisa em Educação
Autor(a): Adriana Doyle Portugal
Orientador(a): Siomara Borba
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/teoria-marxista-do-conhecimento-contribuicoes-do-materialismo-dialetico-para-a-pesquisa-em-educacao.pdf - Período: 2009 a 2012
Políticas de currículo: lutas por significação no campo da disciplina História
Autor(a): Ana de Oliveira
Orientador(a): Alice Casimiro Lopes
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/politicas-de-curriculo-lutas-por-significacao-no-campo-da-disciplina-historia.pdf - Período: 2008 a 2012
Heteronormatividade e Sexualidades Queer: repercussões dos discursos escolares sobre sexualidade na constituição das sexualidades não-normativas
Autor(a): Denise da Silva Braga
Orientador(a): Elizabeth Macedo
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/heteronormatividade-e-sexualidades-queer-repercussoes-dos-discursos-escolares-sobre-sexualidade-na-constituicao-das-sexualidades-nao-normativas.pdf - Período: 2008 a 2012
Contextos, Sentidos e Significações na Produção de Políticas Públicas para Formação de Professores
Autor(a): Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha
Orientador(a): Elizabeth Macedo
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/contextos-sentidos-e-significacoes-na-producao-de-politicas-publicas-para-formacao-de-professores.pdf - Período: 2008 a 2012
A constituição de campos de conhecimento em educação e a situação da produção acadêmica no nordeste brasileiro: mediações e tensões entre o global e o local
Autor(a): Francisca Pereira Salvino
Orientador(a): Elizabeth Macedo
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/a-constituicao-de-campos-de-conhecimento-em-educacao-e-a-situacao-da-producao-academica-no-nordeste-brasileiro-mediacoes-e-tensoes-entre-o-global-e-o-local.pdf - Período: 2008 a 2012
Formação do pedagogo: um olhar sobre a busca de nexos nos projetos pedagógicos do Curso de Pedagogia da UPE-FACETEG de 1993 a 2008 e suas implicações nas áreas de atuação dos egressos
Autor(a): Adelina Maria Salles Bizarro
Orientador(a): Maria de Lourdes Rangel Tura
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/formacao-do-pedagogo-um-olhar-sobre-a-busca-de-nexos-nos-projetos-pedagogicos-do-curso-de-pedagogia-da-upe-faceteg-de-1993-a-2008-e-suas-implicacoes-nas-areas-de-atuacao-dos-egressos.pdf - Período: 2008 a 2011
A reforma curricular de Psicologia na Universidade Estadual da Paraíba: as recontextualizações institucionais
Autor(a): José Pereira da Silva
Orientador(a): Alice Casimiro Lopes
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/a-reforma-curricular-de-psicologia-na-universidade-estadual-da.pdf - Período: 2008 a 2011
O Saber Ensinado nas Aulas de Ciências Naturais dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Autor(a): Talita Vidal Pereira
Orientador(a): Maria de Lourdes Rangel Tura
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/o-saber-ensinado-nas-aulas-de-ciencias-naturais-dos-anos-iniciais-do-ensino-fundamental.pdf - Período: 2007 a 2011
Políticas e práticas da Educação de Jovens e Adultos.
Autor(a): Mario Sergio Teixeira de Oliveira
Orientador(a): Maria de Lourdes Rangel Tura
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/politicas-e-praticas-da-educacao-de-jovens-e-adultos.pdf - Período: 2006 a 2010
A comunidade disciplinar de ensino de Química na produção de políticas curriculares para o ensino médio no Brasil.
Autor(a): Rozana Gomes de Abreu
Orientador(a): Alice Casimiro Lopes
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/a-comunidade-disciplinar-de-ensino-de-quimica-na-producao-de-politicas-curriculares-para-o-ensino-medio-no-brasil.pdf - Período: 2006 a 2010
Significações em disputa na constituição do discurso curricular de Educação em Direitos Humanos
Autor(a): Aura Helena Ramos
Orientador(a): Elizabeth Macedo
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/significacoes-em-disputa-na-constituicao-do-discurso-curricular-de-educacao-em-direitos-humanos.pdf - Período: 2006 a 2010
O que significa aprender? Da imagem dogmática do discurso pedagógico a uma nova imagem, pedagógica, do pensar.
Autor(a): Sergio Luiz Antunes Neto Carreira
Orientador(a): Siomara Borba
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/o-que-significa-aprender-da-imagem-dogmatica-do-discurso-pedagogico-a-uma-nova-imagem-pedagogica-do-pensar.pdf - Período: 2005 a 2009
Ciclo de Políticas Curriculares na Formação de Professores nao Brasil 1996-2006
Autor(a): Rosanne Evangelista Dias
Orientador(a): Alice Casimiro Lopes - Período: 2005 a 2009
Formação docente e integração curricular – proposta do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação/UEMG
Autor(a): Maria do Carmo de Matos
Orientador(a): Edil Vasconcellos de Paiva
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/formacao-docente-e-integracao-curricular-proposta-do-curso-de-pedagogia-da-faculdade-de-educacao-uemg.pdf - Período: 2005 a 2009
Todos Iguais… Todos Diferentes… Problematizando os Discursos que Constituem a Prática Curricular da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME/RJ)
Autor(a): Débora Raquel Alves Barreiros
Orientador(a): Elizabeth Macedo
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/todos-iguais-todos-diferentes-problematizando-os-discursos-que-constituem-a-pratica-curricular-da-secretaria-municipal-de-educacao-do-rio-de-janeiro.pdf - Período: 2005 a 2009
Políticas de currículo na escola: a produção de sentidos de uma educadora matemática
Autor(a): Rosana de Oliveira
Orientador(a): Maria de Lourdes Rangel Tura - Período: 2005 a 2009
Educação e Neopragmatismo: a Questão da Verdade em Richard Rortye suas Repercussões no Campo da Educação
Autor(a): Etinete Auxiliadora do Nascimento Gonçalves
Orientador(a): Siomara Borba
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/educacao-e-neopragmatismo-a-questao-da-verdade-em-richard-rortye-suas-repercussoes-no-campo-da-educacao.pdf - Período: 2004 a 2008
Políticas de Currículo em Escolas de Formação de Professores.
Autor(a): Josefina Carmen Diaz de Mello
Orientador(a): Alice Casimiro Lopes
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/politicas-de-curriculo-em-escolas-de-formacao-de-professores.pdf - Período: 2003 a 2007
O Professor que Ensina Matemática e Suas Visões Sobre a Prática Pedagógica
Autor(a): Ana Maria Carneiro Abrahão
Orientador(a): Edil Vasconcellos de Paiva
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/o-professor-que-ensina-matematica-e-suas-visoes-sobre-a-pratica-pedagogica.pdf - Período: 2003 a 2007
Registros de Aula: Espaços de Estudo Sobre o Currículo
Autor(a): Maria Lucia de Souza e Mello
Orientador(a): Maria de Lourdes Rangel Tura
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/registros-de-aula-espacos-de-estudo-sobre-o-curriculo.pdf - Período: 2003 a 2006
Na procura de um curso: currículo-formação de professores – Educação Infantil Identidade(s) em (des)construção (?)
Autor(a): Rita de Cássia Frangella
Orientador(a): Elizabeth Macedo
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/na-procura-de-um-curso-curriculo-formacao-de-professores-educacao-infantil-identidade-em-desconstrucao.pdf - Período: 2002 a 2006
Políticas públicas para formação de professores em nível superior: a construção dos Institutos Superiores de Educação no sistema público de ensino do estado do Rio de Janeiro.
Autor(a): Flávia Monteiro de Barros Araujo
Orientador(a): Edil Vasconcellos de Paiva
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/politicas-publicas-para-formacao-de-professores-em-nivel-superior-a-construcao-dos-institutos-superiores-de-educacao-no-sistema-publico-de-ensino-do-estado-do-rio-de-janeiro.pdf - Período: 2002 a 2006
O Processo de Produção da Política de Currículo em Ribeiras Cascalheira – MT (1969 a 2000): Diferentes Atores, Contextos e Armas de uma Luta Cultural.
Autor(a): Ozerina Oliveira
Orientador(a): Elizabeth Macedo
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/o-processo-de-producao-da-politica-de-curriculo-em-ribeiras-cascalheira-mt-1969-a-2000-diferentes-atores-contextos-e-armas-de-uma-luta-cultural.pdf - Período: 2002 a 2006
A Pesquisa em Educação No Brasil No Contexto do Pensamento Epistemológico de Gaston Bachelard
Autor(a): Antonio Sérgio de Giacomo Macedo
Orientador(a): Siomara Borba
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/A-Pesquisa-em-Educação-No-Brasil-No-Contexto-do-Pensamento-Epistemológico-de-Gaston-Bachelard.pdf - Período: 2014 a 2018
O Conhecimento Como Resposta Curricular à Alteridade
Orientador(a): Alice Casimiro Lopes