Livros

Conhecimento Escolar: Ciência e Cotidiano

Ano: 2000

Autor(es): Alice Casimiro Lopes

Editora: UERJ

Número de Páginas: 236

ISBN: 8585881712

Apresentação:

Disponível para download.

Inicialmente, este trabalho* foi motivado pelo interesse de ampliar questões próprias da pesquisa em Ensino de Ciências, inserindo-as na problemática do campo do Currículo. Após mais de dez anos atuando como professora de Química, participando de encontros e desenvolvendo trabalhos de pesquisa em Ensino de Química, sentia a necessidade de ultrapassar as fronteiras da sala de aula de uma disciplina específica para compreender a Educação como fenômeno social mais abrangente. Afinal, a Educação não é restrita ao ensino, à relação pedagógica professor-aluno, nem tampouco à escola. Sem dúvida fazem-se necessários trabalhos de pesquisa com respeito às metodologias de ensino em Ciências, contudo não podemos desconsiderar as relações entre as concepções de conhecimento e cultura e os processos de ensino-aprendizagem na sala de aula, sob pena de não conseguirmos melhorar nem tampouco compreender os processos gestados no espaço escolar. Assim, foi no cruzamento desses contextos diversos que procurei me movimentar, tendo sido fundamental para isso a sintonia com o campo do Currículo.

O foco central deste trabalho é o conhecimento escolar e suas inter-relações com o conhecimento científico e o conhecimento cotidiano. O eixo argumentativo orientador desta análise é a interpretação pluralista e descontinuísta de cultura, fundamentada no pluralismo da razão, do real e do método. Essa interpretação concebe a existência de diferentes saberes embasados em diferentes racionalidades e, por conseguinte, concebe a existência de uma ruptura entre conhecimento científico e conhecimento cotidiano.

A partir desses pressupostos, proponho-me a analisar as contradições engendradas pela apropriação do conhecimento científico no espaço escolar e o entendimento do conhecimento escolar como uma instância própria de conhecimento. Desta forma, objetivo contribuir para a análise dos processos constitutivos do conhecimento escolar a partir de uma reflexão sobre currículo e cultura, questões centrais hoje nas pesquisas nos campos de Currículo & Didática e que, a meu ver, precisam iluminar pesquisas em Ensino de Ciências. Em face deste objetivo, construo minha argumentação considerando como possíveis leitores pesquisadores e pesquisadoras nestes temas, mas também professores e professoras dos diversos níveis de ensino, bem como todos aqueles que se interessam pelos rumos da educação e da cultura neste país.

[*] O texto deste livro corresponde, com algumas adaptações, à tese de doutorado Conhecimento Escolar: quando as ciências se transformam em disciplinas, defendida na Faculdade de Educação da UFRJ, sob orientação do Prof. Antonio Flavio Barbosa Moreira. Parte deste texto, com moficações, já foi previamente divulgado sob a forma de artigos, a saber:

Bachelard: o filósofo da desilusão. Caderno Catarinense de Ensino de Física. Florianópolis, v. 13, n. 3, p. 178-276, dez, 1996;

Conhecimento escolar em Química: processo de mediação didática da ciência. Química Nova. São Paulo, 1997, set/out, 1997, v. 20, p. 563-568;

Conhecimento Escolar: processos de seleção cultural e de mediação didática. Educação & Realidade. Porto Alegre, 1997, v. 21, n. 1.;

Conhecimento Escolar: inter-relações com conhecimentos científicos e cotidianos. Contexto & Educação. Ijuí, Unijuí, v. 11, n. 45, p. 40-59, jan/mar, 1997;

Pluralismo Cultural e Políticas de Currículo Nacional. XX Reunião Anual da ANPEd . Caxambu, set, 1997.

Alice Casimiro Lopes

Sumário: Prefácio [9] Apresentação [13] Introdução [17] A problemática da cultura e do conhecimento [31] I Pluralismo e descontinuidade da razão, do real e do método [35]   I.1  Contra o monismo metodológico nas ciências físicas [36]   I.2  Marx e a crítica ao empirismo nas ciências sociais [44]   I.3  Pluralismo, descontinuidade e argumentação [48] II Cultura, saber e conhecimento [63]   II.1  Cultura [64]   II.2  Processo de divisão social da cultura [73]   II.3  Seleção cultural [84]   II.4  O problema da legitimidade dos saberes [93] Saberes em relação aos quais o conhecimento escolar se constitui [103] III Conhecimento científico [106]   III.1  O que é ciência? [109]   III.2  A descontinuidade no conhecimento científico [117]   III.2.1  Recorrência Histórica [121]   III.2.2  A ruptura entre conhecimento científico e conhecimento comum nas ciências físicas [123]   III.2.3  Para uma nova ciência, uma nova filosofia [129] IV Conhecimento cotidiano [137]   IV.1  Cotidianidade: vida e conhecimento [139]   IV.2  Conhecimento cotidiano: senso comum e saberes populares [147]   IV.3  Conhecimento cotidiano e divisão social do do conhecimento [153] Conhecimento escolar em foco [157] V Coordenação de análises sociológicas e epistemológicas [161] VI Processo de disciplinarização [175]   VI.1  A noção de disciplina [175]   VI.2  Estratificação e compartimentação do conhecimento [183]   VI.3  Tensão disciplinaridade-interdisciplinaridade [194] VII Processo de mediação (ou transposição) didática [201] Conclusões [221]

Referências Bibliográficas:

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