Pesquisas

A recontextualização das tecnologias de informação e comunicação nas políticas de formação de professores em curso no Brasil

O presente projeto parte da consideração de que, nos últimos três anos, as políticas de formação de professores têm assumido formas de institucionalização cada vez mais abrangentes e concretas, compreendendo: (1) a instituição do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB); (2) a sua localização na redimensionada Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); (3) o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos Anísio Teixeira (INEP) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) como espaços de acompanhamento, avaliação e financiamento de projetos, programas e ações direcionados à UAB-Capes; (4) a proliferação, em vários níveis, de projetos centrados na distribuição de artefatos tecnológicos (laptops e desktops) para elevar a qualidade da educação pública; e (5) a configuração da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica.

Neste novo contexto, o discurso das políticas não pode ser visto apenas como declaração de intenções. Configura estratégia de gerenciamento do conjunto de circunstâncias da sua aplicação, através de Leis, Decretos e Portarias que, por sua vez, têm em comum a aposta nas tecnologias de informação e comunicação (TIC).

Com base análise crítica do discurso, formulada por Norman Fairclough, este projeto assume que a recontextualização é um processo de apropriação cujas características e resultados dependem das circunstâncias concretas dos diversos contextos. Assim, se por um lado supõe que sua complexidade escape às tentativas de controle, por outro, parte do princípio de que a articulação de esforços neste sentido deve ser objetivada. Portanto, visa a: (1) discutir as relações entre a configuração UAB-Capes e a formação de professores como um todo; (2) caracterizar continuidades e rupturas das políticas atuais de formação de professores em relação às anteriores; e (3) analisar os modos de recontextualização das TIC no conjunto das políticas em curso.


Período: 2010 a 2015

Coordenador(es): Raquel Goulart Barreto

Equipe: Andréa Villela Mafra da Silva ● Camila de Almeida Carvalho ● Iacy Carvalho Ferreira dos Santos ● Isa Ferreira Martins ● Jéssica da Silva Alves ● Josiane Cristina dos Santos ● Karina Lima Brito ● Karoliny Bárbara Bichara Menezes da Costa ● Maíra Tavares Mendes ● Vivyane Gomes de Souza Dutra ●

Outros financiamentos: CNPq: Edital Universal (2009) e Bolsa de Produtividade em Pesquisa (2010) FAPERJ - APQ1 (2012)
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