Books

Currículo e Formação de Professores: Sobre Fronteiras e Atravessamentos

Ano: 2017

Organizador(es): Rita de Cassia Prazeres Frangella e Meyre-Ester Barbosa de Oliveira

Editora: CRV

Número de Páginas: 210

ISBN: 978-85-444-1770-6

Apresentação:

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Discutir a imbricada relação entre formação de professores e a produção de políticas curriculares, observando as demandas e articulações que instituem tais políticas, implica postar-se num espaço fronteiriço de negociação e disjunção, para além de polaridades. Nesses termos, operar na fronteira é abalar noção de presença plena, em prol de uma presença parcial, um entre-lugar de significação, um espaço intervalar de negociação e tradução, tomando a produção curricular como processo de enunciação cultural, o que implica compreendê-lo como uma produção discursiva decorrente de um processo articulatório, onde determinadas demandas sociais relacionadas à formação são inseridas e hibridizadas. Desse modo, na perspectiva de analisar a própria formação de professores e as políticas curriculares como demandas que se articulam num intricado jogo de duplicação, podemos pensar as relações entre formação de professores e políticas curriculares como estando sob rasura, e sob rasura, formação e currículo se duplicam e se articulam, o que evidencia o jogo político na produção das políticas.

Os textos que compõem a obra não constituem uma produção uníssona sobre as articulações entre currículo e formação de professores, mas produções que guardam as marcas dos diferentes pertencimentos de seus autores e respectivos grupos de pesquisa. Antes, trata-se de pensar a produção de formações discursivas como movimento resultante de articulações, deslocamentos, disputas no social.

Sumário:

Referências Bibliográficas:

Compartilhe esta página: