Ano: 2017
Organizador(es): Rita de Cassia Prazeres Frangella e Meyre-Ester Barbosa de Oliveira
Editora: CRV
Número de Páginas: 210
ISBN: 978-85-444-1770-6
Apresentação:
Discutir a imbricada relação entre formação de professores e a produção de políticas curriculares, observando as demandas e articulações que instituem tais políticas, implica postar-se num espaço fronteiriço de negociação e disjunção, para além de polaridades. Nesses termos, operar na fronteira é abalar noção de presença plena, em prol de uma presença parcial, um entre-lugar de significação, um espaço intervalar de negociação e tradução, tomando a produção curricular como processo de enunciação cultural, o que implica compreendê-lo como uma produção discursiva decorrente de um processo articulatório, onde determinadas demandas sociais relacionadas à formação são inseridas e hibridizadas. Desse modo, na perspectiva de analisar a própria formação de professores e as políticas curriculares como demandas que se articulam num intricado jogo de duplicação, podemos pensar as relações entre formação de professores e políticas curriculares como estando sob rasura, e sob rasura, formação e currículo se duplicam e se articulam, o que evidencia o jogo político na produção das políticas.
Os textos que compõem a obra não constituem uma produção uníssona sobre as articulações entre currículo e formação de professores, mas produções que guardam as marcas dos diferentes pertencimentos de seus autores e respectivos grupos de pesquisa. Antes, trata-se de pensar a produção de formações discursivas como movimento resultante de articulações, deslocamentos, disputas no social.
Sumário:
Referências Bibliográficas: