Researches

Discursos da Avaliação nas Políticas de Currículo para a Formação e o Trabalho docente no Espaço Ibero-american

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Este projeto visa a investigar os discursos sobre avaliação nas políticas de currículo para a formação de professores para a educação básica no espaço ibero-americano no período de 2001 a 2014. Neste período, proposições foram forjadas e confrontadas, em processos de articulação política, por diversos sujeitos e grupos em disputa por projetos que representassem suas posições a partir de demandas. Ao longo desses anos, discursos em defesa das demandas políticas de avaliação para a formação docente e para a escola básica vêm produzindo novos sentidos no trabalho docente no que tange ao desenvolvimento curricular. Tais políticas vêm sendo produzidas por diversas lideranças e grupos, em diferentes escalas e a produção por parte de organismos internacionais e redes políticas tem destacado processos de articulação que atravessam fronteiras de Estados-nação, tencionando a constituição de políticas locais e regionais. Esses processos de produção e disseminação de discursos devem ser analisados como expressão de ideias, valores e concepções sobre o currículo e a formação e o trabalho docente em diferentes arenas de significação (LOPES) dessas políticas. Esta investigação será orientada pela teoria de discurso (LACLAU) e a abordagem do ciclo contínuo de políticas (BALL; BALL & BOWE). Os discursos expressam práticas sociais encarnando expectativas em torno de propostas que são articuladas tendo em vista a produção de políticas que alcancem a hegemonia. Com base em Stephen Ball, procuramos explorar os processos de produção dos textos das políticas em ciclos contínuos compreendendo seus diferentes contextos e seus protagonistas. Nas análises dos textos políticos tencionamos compreender os processos de articulação que tornam possíveis os consensos em busca da legitimidade de determinados discursos (MOUFFE). Os textos políticos selecionados para análise têm como marco temporal a publicação do Relatório Jacques Delors da UNESCO no Brasil, além de textos produzidos por redes que se dedicam às políticas de currículo para o trabalho e a formação docente em diferentes escalas. Outros textos selecionados fazem parte da produção de entidades de caráter acadêmico-científico e associativo como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC. Tencionamos analisar, nesses textos, os discursos em defesa das demandas de avaliação para as políticas de currículo para a formação e o trabalho docente no âmbito ibero-americano, focalizando os seguintes aspectos: a) responsabilização docente no êxito do desempenho escolar; b) perspectivas de avaliação do desempenho docente; c) perspectivas de avaliação da formação docente. Argumentaremos que o processo de produção discursiva de articulação de demandas de avaliação nas políticas de currículo para a formação e o trabalho docente é marcado pela ambivalência dos textos de definições curriculares, pela multiplicidade de autorias e de interpretações e negociação de diferentes projetos em disputa. Entendemos que os discursos de avaliação produzem sentidos de ser professor e também do que deve ser o conhecimento do professor e por isso devem ser analisados para melhor compreensão das políticas curriculares que vêm sendo forjadas.


Período: 2016 a 2018

Coordenador(es): Rosanne Evangelista Dias

Equipe: Ana Carolina dos Santos Moreira Conceição ● Ana Paula Peixoto Soares ● Anna Carolina Pimentel Ferreira de Souza ● Cátia Cirlene ● Edineia da Silva ● Gabriel Siqueima Matos ● Gabriela Maria dos Santos ● Leni da Silva Maciel ● Lívia Moura Cardoso Bastos de Farias ● Paula Eduarda das Dores de Souza Lima ● Sabrina Dias de Abreu ● Thais de Souza Dias da Rosa ● Veronica Borges ●

Outros financiamentos: CNPq CNPQ/ MCTI Nº 25/2015 CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E SOCIAIS APLICADAS Processo Nº 445160/2015-2
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