Researches

Curricular Emphases in Mathematics: A study from the results of the Exam Brazil

Este projeto de pesquisa parte do pressuposto de que os resultados das avaliações em larga escala são instrumentos adequados para se compreender o currículo aprendido. Entende ainda que os resultados obtidos por distintos grupos em avaliações nacionais constituem-se uma boa estratégia para captar ênfases diferenciadas no currículo ensinado. A partir dos resultados da Prova Brasil, pretende-se comparar diferenças nas ênfases curriculares em Matemática entre escolas públicas brasileiras. Especificamente, pretende-se responder às seguintes questões de pesquisa: (a) há diferenças de competência cognitiva entre os estudantes de escolas públicas?; (b) é possível identificar competências matemáticas que são exploradas diferentemente nos currículos dessas escolas?; (c) que itens de prova de Matemática apresentaram DIF? Esses itens seguem algum padrão?; (d) os fatores que explicam o DIF na avaliação do 5º ano permanecem na avaliação do 9º ano do EF?. Para responder às questões formuladas, a pesquisa empregará como metodologia a análise do Funcionamento Diferencial do Item (DIF). Esta metodologia possibilita identificar itens que violam um dos principais pressupostos da Teoria de Resposta ao Item (TRI), segundo o qual, estudantes de grupos distintos, mas de mesma habilidade cognitiva, têm a mesma probabilidade de acertar um item. Espera-se, com o estudo, evidenciar a relevância e necessidade da ampliação do debate curricular no campo da Educação Matemática. A compreensão dos resultados dos testes de avaliação em larga escala pode fornecer novas questões sobre “o como” e “o quê” os estudantes aprendem Matemática.

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Período: 2011 a 2014

Coordenador(es): Maria Isabel Ramalho Ortigão

Equipe: Guilherme do Nascimento Pereira ●

Outros financiamentos: CAPES/INEP/OBEDUC; FAPERJ; UERJ
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