Libros

Currículo e Epistemologia

Ano: 2007

Autor(es): Alice Casimiro Lopes

Editora: Ed Unijuí

Número de Páginas: 228

ISBN: 9788574295756

Apresentação:

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Currículo e Epistemologia reúne artigos produzidos pela autora entre 1992 e 2005, com foco na epistemologia, na epistemologia escolar e no currículo e particularmente sintonizados com as pesquisas no campo de Ensino de Química e de Ciências. Todos os artigos foram revistos e re-organizados para comporem esta edição, mantendo as opções teórico-metodológicas que levaram a sua produção.

Tais artigos expressam a trajetória da pesquisadora, iniciada com investigações centradas no pensamento de Gaston Bachelard e ampliada e reconfigurada ao incoporar as discussões teóricas sobre conhecimento escolar, história das disciplinas escolares – particularmente com Ivor Goodson – e, mais recentemente, políticas de currículo.

Nesta trajetória, delineia-se a preocupação em questionar as concepções monistas de razão, método e conhecimento, bem como analisar concepções epistemológicas críticas que possam ser associadas às discussões políticas e sociológicas do conhecimento. Assim, tenciona contribuir para o campo do Ensino de Química e de Ciências pelo questionamento aos obstáculos epistemológicos, às concepções empírico-positivistas de ciências, mas também pela fecunda aproximação desse campo com o campo do Currículo.

Alice Casimiro Lopes

Sumário:

Prefácio []
Introdução []
1 Bachelard: o filósofo da desilusão []
2 Contribuições de Gaston Bachelard ao ensino de ciências []
3 A disciplina química: currículo, epistemologia e história []
4 Currículo de ciências do Colégio de Aplicação da UFRJ (1969-1998): um estudo sócio-histórico []
5 Obstáculos epistemológicos nos livros didáticos de química []
6 A concepção de fenômeno nos livros didáticos de química []
7 Conhecimento escolar e conhecimento científico: diferentes finalidades, diferentes configurações []
8 O livro didático nas políticas de currículo []

Referências Bibliográficas:

Compartilhe esta página: