Livros

Currículo e Epistemologia

Ano: 2007

Autor(es): Alice Casimiro Lopes

Editora: Ed Unijuí

Número de Páginas: 228

ISBN: 9788574295756

Apresentação:

Currículo e Epistemologia reúne artigos produzidos pela autora entre 1992 e 2005, com foco na epistemologia, na epistemologia escolar e no currículo e particularmente sintonizados com as pesquisas no campo de Ensino de Química e de Ciências. Todos os artigos foram revistos e re-organizados para comporem esta edição, mantendo as opções teórico-metodológicas que levaram a sua produção.

Tais artigos expressam a trajetória da pesquisadora, iniciada com investigações centradas no pensamento de Gaston Bachelard e ampliada e reconfigurada ao incoporar as discussões teóricas sobre conhecimento escolar, história das disciplinas escolares – particularmente com Ivor Goodson – e, mais recentemente, políticas de currículo.

Nesta trajetória, delineia-se a preocupação em questionar as concepções monistas de razão, método e conhecimento, bem como analisar concepções epistemológicas críticas que possam ser associadas às discussões políticas e sociológicas do conhecimento. Assim, tenciona contribuir para o campo do Ensino de Química e de Ciências pelo questionamento aos obstáculos epistemológicos, às concepções empírico-positivistas de ciências, mas também pela fecunda aproximação desse campo com o campo do Currículo.

Alice Casimiro Lopes

Sumário:

Prefácio []
Introdução []
1 Bachelard: o filósofo da desilusão []
2 Contribuições de Gaston Bachelard ao ensino de ciências []
3 A disciplina química: currículo, epistemologia e história []
4 Currículo de ciências do Colégio de Aplicação da UFRJ (1969-1998): um estudo sócio-histórico []
5 Obstáculos epistemológicos nos livros didáticos de química []
6 A concepção de fenômeno nos livros didáticos de química []
7 Conhecimento escolar e conhecimento científico: diferentes finalidades, diferentes configurações []
8 O livro didático nas políticas de currículo []

Referências Bibliográficas:

Compartilhe esta página: