Ano: 2006
Organizador(es): Alice Casimiro Lopes & Elizabeth Macedo
Editora: Cortez
Número de Páginas: 269
ISBN: 8524912251
Apresentação:
Estudos históricos do campo do currículo que buscam, de certa forma, entender como ele vem se constituindo ao longo dos anos têm sido realizados tanto no Brasil quanto no exterior. No entanto, uma lacuna certamente tem permanecido: o estudo das teses e dissertações produzidas pelos Programas de Pós-graduação em Educação no país. Lacuna que compromete a compreensão do campo, dado que boa parte da pesquisa em educação é vinculada à pós-graduação e é nessa instância que se dá a formação dos grupos de pesquisa. É claro que se pode considerar que parte da produção desses Programas é veiculada nos principais congressos e pelos periódicos da área que têm sido estudados. Mas é também verdade que a produção publicada da área, embora numerosa, não dá conta da multiplicidade de estudos que vêm sendo realizados nos Programas de pós-graduação. O presente estudo pretende cobrir, dentro de limites temporais ainda modestos — 1996 a 2002 —, a produção desses Programas. Paralelamente, será analisada a produção dos principais periódicos da área, buscando entender as aproximações e os distanciamentos entre essa produção e as teses e dissertações sobre currículo.
Alice Casimiro Lopes
Sumário:
Apresentação Alice Casimiro Lopes | [] |
Entrevista com William Pinar Alice Casimiro Lopes | [] |
Parâmetros curriculares nacionais: quem defende essa proposta? Alice Casimiro Lopes | [] |
Propostas curriculares na Argentina: as tradições disciplinar, da Didática Geral e das Didáticas Especiais Alejandra Amantea, Graciela Cappeletti, Estela Cols & Silvina Feeney | [] |
Políticas curriculares no foco das investigações Edil V. Paiva,Rita de Cassia Prazeres Frangella &Rosanne Evangelista Dias | [] |
Políticas Curriculares e povos Indígenas no Brasil recente Nietta Lindenberg Monte | [] |
Os Parâmetros Curriculares Nacionais e a questão da diferença Elizabeth Macedo | [] |
Educação em Direitos Humanos: políticas curriculares Vera Maria Candau | [] |
Política de Educação a Distância: a flexibilização estratégica Raquel Goulart Barreto | [] |
Referências Bibliográficas: