Investigaciones

Pesquisa em educação: a prática como objeto de conhecimento.

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

A temática central das pesquisas que temos desenvolvido é o processo de investigação em educação. Temos procurado entender o significado e o lugar que a prática da pesquisa em educação tem atribuído aos diferentes elementos do processo investigativo. Para realizar esses projetos de investigação, o caminho escolhido tem sido o exame teórico conceitual desses elementos – método, teoria, sujeito e objeto do conhecimento – que constituem o ato investigativo.
Esses aspectos têm sido analisados, identificando e examinando o material bibliográfico sobre pesquisa em educação. Essas análises foram feitas a partir dos trabalhos de Miriam Limoeiro Cardoso que, no desenvolvimento de suas pesquisas no campo teórico do marxismo, na área da Sociologia, discutiu a questão da produção de conhecimento científico.
O tema do atual projeto são as análises já produzidas sobre a prática investigativa em educação. Seus objetivos são identificar e examinar as diferentes análises sobre a prática da pesquisa em educação, considerando como referência a discussão sobre a construção teórica do objeto de conhecimento. As questões a serem investigadas são: como a prática da pesquisa em educação tem sido analisada? Quais os fundamentos teóricos-conceituais dessas análises? Qual a forma de “reconhecer” a pesquisa em educação que essas análises construíram? O debate objeto científico “dado” e objeto científico “construído” aparece nessas análises? Como e quando ele aparece ou não aparece?
Trata-se de uma pesquisa teórica. A metodologia de investigação é a análise da bibliografia, cujo procedimento consiste, exclusivamente, no exame do material publicado nos Cadernos de Pesquisa, a partir dos fundamentos teóricos-conceituais da ideia de objeto teoricamente construído. A escolha do periódico Cadernos de Pesquisa foi feita, considerando que, desde sua criação, em 1971, esse periódico se dedica a publicar pesquisas acadêmicas desenvolvidas, principalmente na área da educação.


Período: 2012 a 2014

Coordenador(es): Siomara Borba

Equipe: Alexandre Augusto e Souza ● Aline de Carvalho Moura ● Cláudia Lino Piccinni ● Felipe de Almeida Verneque ● Gabriela Borges Silva ● João Carlos Bernardo Machado ● Marcelo Senna Guimarães ● Natália Regina de Almeida ● Rosa Maria Corrêa Das Neves ● Sandra Garcia Neves ● Sérgio Rafael Barbosa da Silva ●

Compartilhe esta página: