Researches

Pesquisa em educação: a prática como objeto de conhecimento.

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A temática central das pesquisas que temos desenvolvido é o processo de investigação em educação. Temos procurado entender o significado e o lugar que a prática da pesquisa em educação tem atribuído aos diferentes elementos do processo investigativo. Para realizar esses projetos de investigação, o caminho escolhido tem sido o exame teórico conceitual desses elementos – método, teoria, sujeito e objeto do conhecimento – que constituem o ato investigativo.
Esses aspectos têm sido analisados, identificando e examinando o material bibliográfico sobre pesquisa em educação. Essas análises foram feitas a partir dos trabalhos de Miriam Limoeiro Cardoso que, no desenvolvimento de suas pesquisas no campo teórico do marxismo, na área da Sociologia, discutiu a questão da produção de conhecimento científico.
O tema do atual projeto são as análises já produzidas sobre a prática investigativa em educação. Seus objetivos são identificar e examinar as diferentes análises sobre a prática da pesquisa em educação, considerando como referência a discussão sobre a construção teórica do objeto de conhecimento. As questões a serem investigadas são: como a prática da pesquisa em educação tem sido analisada? Quais os fundamentos teóricos-conceituais dessas análises? Qual a forma de “reconhecer” a pesquisa em educação que essas análises construíram? O debate objeto científico “dado” e objeto científico “construído” aparece nessas análises? Como e quando ele aparece ou não aparece?
Trata-se de uma pesquisa teórica. A metodologia de investigação é a análise da bibliografia, cujo procedimento consiste, exclusivamente, no exame do material publicado nos Cadernos de Pesquisa, a partir dos fundamentos teóricos-conceituais da ideia de objeto teoricamente construído. A escolha do periódico Cadernos de Pesquisa foi feita, considerando que, desde sua criação, em 1971, esse periódico se dedica a publicar pesquisas acadêmicas desenvolvidas, principalmente na área da educação.


Período: 2012 a 2014

Coordenador(es): Siomara Borba

Equipe: Alexandre Augusto e Souza ● Aline de Carvalho Moura ● Cláudia Lino Piccinni ● Felipe de Almeida Verneque ● Gabriela Borges Silva ● João Carlos Bernardo Machado ● Marcelo Senna Guimarães ● Natália Regina de Almeida ● Rosa Maria Corrêa Das Neves ● Sandra Garcia Neves ● Sérgio Rafael Barbosa da Silva ●

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