Ano: 2018
Organizador(es): Andréia Maria Pereira de Oliveira e Maria Isabel Ramalho Ortigão
Editora: SBEM (http://www.sbembrasil.org.br/sbembrasil/)
Número de Páginas: 320
ISBN: 978-85-98092-55-3
Apresentação:
Este e-book é decorrente de muitos diálogos ocorridos no âmbito do Grupo de Trabalho 19, de Educação Matemática, o GT 19, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd). Tais diálogos conduziram à sua idealização e à produção de seus capítulos, a partir da articulação entre pesquisadores(as) de diversos grupos de pesquisa no Brasil.
Dentre esses muitos diálogos, destacamos aqueles que ocorreram na sessão dedicada ao trabalho encomendado do GT 19 durante a 38ª Reunião Nacional da ANPEd, ocorrida no período de 01 a 05/10/2017, em São Luís, Maranhão, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Nessa época, foram discutidas as primeiras versões dos textos que subsidiaram e compuseram o “trabalho encomendado” do GT 19, denominado “Abordagens Teóricas e Metodológicas nas Pesquisas em Educação Matemática”. Podemos dizer, então, que o contexto de produção deste livro, em formato eletrônico, é o resultado dos acordos firmados durante esse evento.
Dando continuidade ao compromisso de organizar os textos que subsidiam a elaboração do trabalho encomendado, juntamente com o texto articulador, em livros ou periódicos da área de Educação Matemática, a coordenação do GT apresenta esse e-book publicado pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Na história das atividades do GT 19, o trabalho encomendado configura-se como um espaço de discussão entre diferentes perspectivas teóricas e metodológicas de pesquisas em Educação Matemática, de resultados e de temáticas. Considerando apenas as reuniões do GT em que se priorizaram as discussões acerca de abordagens metodológicas e teóricas da pesquisa na área, destacamos:
– Na 25ª Reunião Nacional da ANPEd, em 2002, o professor Dario Fiorentini foi autor do trabalho encomendado “Mapeamento e balanço dos trabalhos do GT19 (Educação Matemática) no período de 1998 a 2001”, o qual apresentou o primeiro mapeamento sobre as tendências temáticas e teórico-metodológicas dos trabalhos aprovados pelo GT 19 da ANPEd, gerando discussões pertinentes sobre o lugar da Educação Matemática no campo de pesquisa em Educação.
– Na 26ª Reunião Nacional da ANPEd, em 2003, os professores Antônio Miguel, Antônio Vicente Marafioti Garnica e Ubiratan D’Ambrósio e a professora Sonia Apresentação Barbosa Camargo Igliori foram autores do trabalho encomendado “A Educação matemática: uma área de conhecimento em consolidação, o papel da constituição de um grupo de trabalho dessa área na ANPEd”, no qual discutiram o lugar da (e da pesquisa em) Educação Matemática na ANPEd. Nessa reunião, ocorreu o minicurso “Metodologias de análises de dados estatísticos multidimensionais”, ministrado pelo professor Saddo Ag Almouloud, o qual abordou a importância e as possibilidades das análises estatísticas de dados multidimensionais nas pesquisas de abordagens quantitativas.
– Na 27ª Reunião Nacional da ANPEd, em 2004, o professor João Pedro da Ponte foi autor do trabalho encomendado “Perspectivas teóricas em Educação Matemática: a investigação sobre a própria prática”, o qual abordou as dificuldades e cuidados necessários à investigação da própria prática. Nessa reunião, foi realizado o minicurso “A pesquisa qualitativa em Educação Matemática”, ministrado pelo professor Marcelo de Carvalho Borba, o qual focou as pesquisas de abordagens qualitativas.
– Na 28ª Reunião Nacional da ANPEd, em 2005, as professoras Adair Mendes Nacarato, Ana Cristina Ferreira, Celi Aparecida Espasandin Lopes, Cileda Coutinho, Clayde Regina Mendes, Regina Célia Grando, Miriam Cardoso Utsumi e os professores Dario Fiorentini e Saddo Ag Almouloud produziram o trabalho encomendado “Educação Matemática: Análises Quantitativas e Qualitativas”, o qual mapeou as pesquisas apresentadas no âmbito do GT 19, desde a sua criação, no que diz respeito às questões metodológicas.
As decisões sobre o tema do trabalho encomendado e do(a) pesquisador(a) responsável pela elaboração do texto articulador são tomadas em reunião presencial e nas discussões por e-mail no ano anterior à Reunião Nacional da ANPEd. Após ampla divulgação na comunidade, os textos submetidos são avaliados por pareceristas ad hoc do GT 19 e encaminhados ao pesquisador ou a pesquisadora responsável pela articulação entre os textos aprovados.
Os textos que compõem o presente e-book são o resultado dessa dinâmica, ou seja, após a avaliação por pareceristas ad hoc e das discussões ocorridas no GT 19, na 38ª Reunião Nacional da ANPEd, os(as) autores(as) tiveram a oportunidade de reformularem, revisarem e ampliarem as discussões para a publicação neste e-book, que reúne quatorze capítulos, sendo treze relacionados diretamente ao tema do trabalho encomendado. Há doze capítulos que trazem as abordagens teóricas e metodológicas utilizadas nas investigações de diferentes grupos de pesquisa da comunidade de pesquisadores(as) em Educação Matemática e um texto articulador que discute as aproximações e distanciamentos entre essas abordagens.
Ao organizarmos o e-book, decidimos pela inclusão de um último capítulo. Trata-se de um texto produzido e discutido em uma das sessões especiais da 38º Reunião Nacional da ANPEd e que aborda as políticas educacionais na formação de professores. A decisão de incluir o texto deve-se ao fato de haver uma proximidade da temática discutida no capítulo com temas de pesquisas da Educação Matemática: a formação de professores.
O capítulo 1 “Abordagens teóricas e metodológicas na Educação Matemática: aproximações e distanciamentos”, de autoria de Jonei Cerqueira Barbosa, é o texto introdutório e articulador, o qual foi produzido a partir da análise dos doze textos submetidos ao trabalho encomendo. Trata-se de um ensaio, no qual são discutidas quatro abordagens teóricas – pensamento do professor, mediação tecnológica, contextual e pós-contextual – e seis abordagens metodológicas – pesquisa naturalística, pesquisa de modelagem teórica, pesquisa cooperativa, pesquisa narrativa, pesquisa histórica e pesquisa bibliográfica – que são confrontadas para mostrar possibilidades de aproximações e distanciamentos entre elas e para além delas.
O capítulo 2 “História Oral e Hermenêutica de Profundidade: referenciais e exercícios de um grupo de pesquisa”, de autoria de Heloisa da Silva, Antonio Vicente Marafioti Garnica e Maria Ednéia Martins Salandim, apresenta um panorama de como o Grupo História Oral e Educação Matemática (GHOEM) tem concebido a História Oral e a Hermenêutica de Profundidade. Ao longo do capítulo, os autores trazem exemplos de investigações desenvolvidas nessas abordagens metodológicas e de como a História Oral pode ser mobilizada em cursos de Licenciatura.
O capítulo 3 “As matemáticas na formação de professores e no ensino: investigações sobre a trajetória de um saber profissional”, de autoria de Wagner Rodrigues Valente, Luciane de Fatima Bertini e Rosilda dos Santos Morais, aborda as opções teóricas e metodológicas que fundamentam as pesquisas realizadas pelo Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT), às quais problematizam, por meio de estudos históricos, a produção, o desenvolvimento e a transformação da matemática da escola básica e da matemática presente na formação de professores dos primeiros anos escolares.
O capítulo 4 “As narrativas como metodologia e fonte de dados na pesquisa em Educação Matemática”, de autoria do Grupo de Pesquisa HIFOPEM, apresenta a trajetória do grupo e discute os aportes teórico-metodológicos adotados pelos pesquisadores no estudo de narrativas e suas diferentes perspectivas.
O capítulo 5 “Grupo de pesquisa em Educação Matemática na abordagem de construção compartilhada de conhecimentos”, de autoria de Renata Prenstteter Gama e Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama, descreve e analisa a produção compartilhada de conhecimentos pedagógicos e matemáticos em um grupo de pesquisa que envolve docentes universitários, pós-graduandos, professores da Educação Básica e futuros professores que ensinam Matemática. As autoras analisam as principais produções do/ sobre o grupo, a partir dos conceitos que envolvem o desenvolvimento profissional, a aprendizagem da docência, as reflexões compartilhadas e a parceria na formação de professores.
O capítulo 6 “Fotografando tartarugas em um ambiente virtual: o interacionismo simbólico no foco”, de autoria de Marcelo Almeida Bairral, traz como fios condutores e inspiradores o interacionismo simbólico e a metáfora da arte de fotografar para discutir pesquisas com tecnologias digitais produzidas pelo grupo que o autor coordena.
O capítulo 7 “A pesquisa em Educação Matemática: a investigação da atividade pedagógica a partir da teoria histórico-cultural”, de autoria de Elaine Sampaio Araújo, Wellington Lima Cedro, Silvia Pereira Gonzaga Moraes, Carolina Picchetti Nascimento, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes e Manoel Oriosvaldo de Moura, apresenta as razões teórico-políticas que o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica (GEPAPe) toma como referência ao fundamentar suas pesquisas na Teoria HistóricoCultural (THC) e investigar o ensino e a aprendizagem em Matemática.
O capítulo 8 “Das generalidades às especificidades do conhecimento do professor que ensina Matemática: metodologias na conceitualização (entender e desenvolver) do conhecimento interpretativo”, de autoria de Miguel Ribeiro, desenvolve a noção de conhecimento interpretativo, considerando as especificidades do conhecimento do professor que ensina Matemática e como esta noção tem demandado diferentes abordagens metodológicas no desenvolvimento das investigações do grupo.
O capítulo 9 “Laboratório de Práticas Matemáticas para o Ensino”, de autoria de Victor Giraldo, Wellerson Quintaneiro, Bruna Moustapha, Diego Matos, Lucas Melo, Fábio Menezes, Ulisses Dias, Cleber Costa Neto, Letícia Rangel, Adriana Cavalcanti, Fabiana Andrade, Vinícius Mano e Marcela Caetano, discute dois dos eixos teórico-metodológicos que estruturam as atividades de pesquisa do grupo Laboratório de Práticas Matemáticas para o Ensino (LaPraME): a escola como espaço de produção de saberes e o saber do professor que ensina matemática.
O capítulo 10 “Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática – GEM: Das narrativas de formação à pesquisa narrativa” de autoria de Cármen Lúcia Brancaglion Passos, Mauro Carlos Romanatto, Rosa Maria Morais Anunciato, Ana Paula Gestoso de Souza, Michela Tuchapeski da Silva, Américo Junior da Silva Nunes, Everaldo Gomes Leandro, Flávia Cristina Figueiredo Coura, Lívia de Oliveira Vasconcelos, Maria Teresa Fernandino Evangelista e Talita Fernanda de Souza, conta a história do grupo, procurando traçar os caminhos teóricos e metodológicos de uma pesquisa narrativa. A história do grupo é narrada na sequência em que os estudos ocorreram, a qual aborda os referenciais teóricos e metodológicos que sustentam as pesquisas no campo da formação de professores que ensinam Matemática.
O capítulo 11, intitulado “Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação de Professores de Matemática e as Revisões Sistemáticas”, de autoria do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação de Professores de Matemática – GEPFPM, apresenta e descreve a principal perspectiva de pesquisa do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação de Professores de Matemática (GEPFPM) que é a revisão sistemática de pesquisas que têm como objeto de estudo o professor que ensina Matemática. Os(As) autores(as) apresentam um breve histórico do grupo e seus focos de pesquisa, como também caracterizam e discutem as modalidades de pesquisa: mapeamento de pesquisas, estado da arte da pesquisa ou estado do conhecimento e revisões mais sistemáticas como metanálise e metassíntese.
O capítulo 12 “Tessituras teórico-metodológicas em uma perspectiva investigativa na Educação Matemática: da construção da concepção de Cyberformação com professores de matemática a futuros horizontes”, de autoria de Maurício Rosa, apresenta os embasamentos teórico-metodológicos que sustentam a concepção denominada “Cyberformação com professores de matemática” do Grupo de Pesquisa em Ambientes Matemáticos de Aprendizagem com Inclusão da Informática na Sociedade (GP-AMAIIS ou GP @+) no período de fevereiro de 2008 a julho de 2014.
O capítulo 13 “Pesquisar em travessias: entre modos e fluxos esquizos, educações matemáticas”, de autoria de Sônia Maria Clareto, Margareth Sacramento Rotondo e Giovani Cammarota, convida o(a) leitor a fazer um passeio pela Educação e pela Educação Matemática ao discutir as matemáticas que acontecem em sala de aula e fora dela, bem como a formação que vem sendo produzida com matemáticas no Travessia Grupo de Pesquisa.
O capítulo 14 “O cravo de Diderot e as novas políticas educacionais: um diálogo com as luzes em uma nova época de trevas”, de autoria de Antonio Miguel, problematiza sobre as novas políticas educacionais, partindo do pressuposto de descontruir o problema dos itinerários da formação na reforma do Ensino Médio.
Todos os textos produzidos contribuem, cada um a seu modo, para o aprofundamento teórico e metodológico da pesquisa em Educação Matemática e possibilitam avanços significativos ao campo. Os capítulos indicam diferentes modos de produção de investigação, mostrando que a diversidade de abordagens teóricas e metodológicas pode nos aproximar e distanciar, mas também nos aglutinar politicamente no fortalecimento da Educação Matemática brasileira.
Esperamos que este e-book seja objeto de estudos de futuros(as) pesquisadores(as) e pesquisadores(as) da área de Educação Matemática e sirva de inspiração para a produção de mais investigações. Fica o convite para a comunidade de educadores matemáticos.
Andréia Maria Pereira de Oliveira e Maria Isabel Ramalho Ortigão
Organizadoras do E-book
Sumário: Apresentação Andréia Maria Pereira de Oliveira e Maria Isabel Ramalho Ortigão Prefácio Maria Aparecida Viggiani Bicudo Capítulo 1 Abordagens teóricas e metodológicas na Educação Matemática: aproximações e distanciamentos Jonei Cerqueira Barbosa Capítulo 2 História Oral e Hermenêutica de Profundidade: referenciais e exercícios de um grupo de pesquisa Heloisa da Silva, Antonio Vicente Marafioti Garnica e Maria Ednéia Martins Salandim Capítulo 3 As matemáticas na formação de professores e no ensino: investigações sobre a trajetória de um saber profissional Wagner Rodrigues Valente, Luciane de Fatima Bertini e Rosilda dos Santos Morais Capítulo 4 As narrativas como metodologia e fonte de dados na pesquisa em Educação Matemática Grupo de Pesquisa HIFOPEM Capítulo 5 Grupo de pesquisa em Educação Matemática na abordagem de construção compartilhada de conhecimentos Renata Prenstteter Gama e Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama Capítulo 6 Fotografando tartarugas em um ambiente virtual: o interacionismo simbólico no foco Marcelo Almeida Bairral Capítulo 7 A pesquisa em Educação Matemática: a investigação da atividade pedagógica a partir da teoria histórico-cultural Elaine Sampaio Araújo, Wellington Lima Cedro, Silvia Pereira Gonzaga Moraes, Carolina Picchetti Nascimento, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes e Manoel Oriosvaldo de Moura Sumário Capítulo 8 Das generalidades às especificidades do conhecimento do professor que ensina Matemática: metodologias na conceitualização (entender e desenvolver) do conhecimento interpretativo Miguel Ribeiro Capítulo 9 Laboratório de Práticas Matemáticas para o Ensino Victor Giraldo, Wellerson Quintaneiro, Bruna Moustapha, Diego Matos, Lucas Melo, Fábio Menezes, Ulisses Dias, Cleber Costa Neto, Letícia Rangel, Adriana Cavalcanti, Fabiana Andrade, Vinícius Mano e Marcela Caetano Capítulo 10 Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática – GEM: das Narrativas de Formação à Pesquisa Narrativa Cármen Lúcia Brancaglion Passos, Mauro Carlos Romanatto, Rosa Maria Morais Anunciato, Ana Paula Gestoso de Souza, Michela Tuchapeski da Silva, Américo Junior da Silva Nunes, Everaldo Gomes Leandro, Flávia Cristina Figueiredo Coura, Lívia de Oliveira Vasconcelos, Maria Teresa Fernandino Evangelista e Talita Fernanda de Souza Capítulo 11 Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação de Professores de Matemática e as Revisões Sistemáticas Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação de Professores de Matemática – GEPFPM Capítulo 12 Tessituras teórico-metodológicas em uma perspectiva investigativa na Educação Matemática: da construção da concepção de Cyberformação com professores de matemática a futuros horizontes Maurício Rosa Capítulo 13 Pesquisar em travessias: entre modos e fluxos esquizos, educações matemáticas Sônia Maria Clareto, Margareth Sacramento Rotondo e Giovani Cammarota Capítulo 14 O cravo de Diderot e as novas políticas educacionais: um diálogo com as luzes em uma nova época de trevas Antonio Miguel
Referências Bibliográficas: Não há. Aproveitamos para informar o conselho editorial deste livro: Pareceristas Ad hocs do GT 19 – Educação Matemática da ANPED para o E-book: Adair Mendes Nacarato (USF) Ana Teresa de Carvalho Correa de Oliveira (UFRJ) Cláudio José de Oliveira (UNISC) David Antonio da Costa (UFSC) Maria Cecília de Castelho Branco Fantinato (UFF) Maria Isabel Ramalho Ortigão (UERJ) Sônia Maria Clareto (UFJF) Vinício de Macedo Santos (USP) Wellington Lima Cedro (UFG)