Ano: 2007
Autor(es): Alice Casimiro Lopes
Editora: Ed Unijuí
Número de Páginas: 228
ISBN: 9788574295756
Apresentação:
Currículo e Epistemologia reúne artigos produzidos pela autora entre 1992 e 2005, com foco na epistemologia, na epistemologia escolar e no currículo e particularmente sintonizados com as pesquisas no campo de Ensino de Química e de Ciências. Todos os artigos foram revistos e re-organizados para comporem esta edição, mantendo as opções teórico-metodológicas que levaram a sua produção.
Tais artigos expressam a trajetória da pesquisadora, iniciada com investigações centradas no pensamento de Gaston Bachelard e ampliada e reconfigurada ao incoporar as discussões teóricas sobre conhecimento escolar, história das disciplinas escolares – particularmente com Ivor Goodson – e, mais recentemente, políticas de currículo.
Nesta trajetória, delineia-se a preocupação em questionar as concepções monistas de razão, método e conhecimento, bem como analisar concepções epistemológicas críticas que possam ser associadas às discussões políticas e sociológicas do conhecimento. Assim, tenciona contribuir para o campo do Ensino de Química e de Ciências pelo questionamento aos obstáculos epistemológicos, às concepções empírico-positivistas de ciências, mas também pela fecunda aproximação desse campo com o campo do Currículo.
Alice Casimiro Lopes
Sumário:
Prefácio | [] | |
Introdução | [] | |
1 | Bachelard: o filósofo da desilusão | [] |
2 | Contribuições de Gaston Bachelard ao ensino de ciências | [] |
3 | A disciplina química: currículo, epistemologia e história | [] |
4 | Currículo de ciências do Colégio de Aplicação da UFRJ (1969-1998): um estudo sócio-histórico | [] |
5 | Obstáculos epistemológicos nos livros didáticos de química | [] |
6 | A concepção de fenômeno nos livros didáticos de química | [] |
7 | Conhecimento escolar e conhecimento científico: diferentes finalidades, diferentes configurações | [] |
8 | O livro didático nas políticas de currículo | [] |
Referências Bibliográficas: