Esse projeto insere-se em um conjunto de reflexões que venho desenvolvendo no campo do currículo, a partir de uma perspectiva discursiva e pós-fundacionalista para pensar os fenômenos educacionais. Com ele, busco dar continuidade ao processo de interlocução que venho estabelecendo com outros agentes no campo do currículo focalizando a investigação de sentidos de avaliação escolar, articulados nos discursos de professores e professoras, em um contexto social em que as avaliações em larga escala têm intensificado as dimensões de controle e classificação das práticas avaliativas nas escolas. Com os aportes teóricos, em especial, com a noção derridiana de tradução, interessa analisar os discursos de professores e professoras, entendendo que, no contexto da escola, são produzidos sentidos híbridos de avaliação. A noção de contexto também é apropriada de Derrida. Trata-se de reativar sentidos de avaliação, operando na lógica da desconstrução, o que implica fazer emergir os antagonismos, conforme pensado por Laclau, que têm contribuído para a intensificação de práticas avaliativas identificadas com a lógica do controle, da padronização e, nesse movimento, favorecendo o bloqueio das diferenças culturais na escola.
Período: 2018 a 2020
Coordenador(es): Talita Vidal Pereira
Financiamentos: