Pesquisas

Currículo, Cultura e Diferença: o Caso da Multieducação com Ênfase nas Ciências

Este projeto amplia preocupações de projetos anteriores com a forma como a diferença vem sendo tematizada nos textos curriculares, focando mais especificamente textos relacionados às ciências naturais. Assenta-se na concepção de currículo como enunciação cultural que, em diálogo com autores pós-coloniais como H. Bhabha, S. Hall e A. Appadurai, tenho procurado desenvolver como forma de recolocar a questão da agência no quadro de uma teoria curricular com ênfase no discursivo. Nesse sentido, o currículo é tratado como enunciação, como representação, diferentemente do que ocorre em estudos em que a cultura é entendida como objeto de ensino. Mantendo a preocupação de evitar tanto o essencialismo como o relativismo, este projeto busca politizar os processos de significação, razão pela qual, seguindo sugestão de S.Hall, dedica-se a entender o político como espaço de articulação hegemônica. Para tanto, apóia-se nas posturas pós-marxistas e pós-estruturais de E. Laclau e C. Mouffe. Com esse quadro teórico, a pesquisa buscará entender o processo pelo qual os textos curriculares têm preenchido, por intermédio de articulações hegemônicas, significantes vazios que os têm nucleado, dentre os quais se destaca a idéia de qualidade da educação. A hipótese, que se alicerça em estudos anteriores, é de que essas cadeias têm endereçado um sujeito universal e funcionado como uma contraposição às demandas da diferença cada dia mais presentes na sociedade brasileira. Essa hipótese será desenvolvida, na perspectiva de uma teoria situada, a partir do estudo de uma política curricular específica, a MultiEducação, em seus 10 anos de existência. O foco recairá sobre um dos espaços-tempos de enunciação da proposta, qual seja a Secretaria Municipal de Educação. Esse espaço-tempo será entendido como um local em que lutas micropolíticas são travadas por uma comunidade política constituída por diferentes grupos de interesse.

Abrir Documento

Período: 2008 a 2011

Coordenador(es): Elizabeth Macedo

Equipe: Albertino Africano Mendes Rodrigues ● Aura Helena Ramos ● Bonnie Axer ● Claudia Almeida Ferreira ● Francisca Pereira Salvino ● Guilherme Augusto Rezende Lemos ● Jorcelina Elisabeth Fernandes ● Nathalia Otaviano da Rocha ● Rafael Correia Dantas ●

Financiamentos:
Outros financiamentos: CNPq / Faperj / UERJ
Compartilhe esta página: