Este projeto busca aprofundar a compreensão da política de currículo em um enfoque pós-fundacional e pós-estrutural, operando com a desconstrução das representações sedimentadas do que vêm a ser: currículo de qualidade, sujeito educado, boa escola, bom ensino, conhecimento legitimado/poderoso, e currículo para o futuro, dentre outras representações que norteiam os sentidos da política. São particularmente investigadas nesta pesquisa as atuais políticas de educação básica, destacando aquelas dirigidas para o ensino médio, nível que, por ter o caráter de terminalidade, é construído fortemente pelo projeto de formação do sujeito educado (sujeito para o mundo em mudança, sujeito emancipado, cidadão, profissional e tantos outros discursos associados ao projeto social da educação). Como material empírico, são priorizados os documentos curriculares que circulam socialmente, seja com assinatura do MEC ou de consultores oficialmente convidados, sejam as produções acadêmicas que apresentam orientações curriculares/teorias/proposições para as políticas. Este projeto se articula diretamente ao projeto Estudos Interdisciplinares em Teoria do Discurso, apoiado no âmbito do Programa Bilateral Faperj/CONICET (ver resumo em www.proped.pro.br). É por intermédio da centralidade do político e da crítica aos fundamentos fixos do social que a teoria do discurso vem sendo incorporada à Educação e mais centralmente ao campo do Currículo. Tal incorporação se faz no âmbito do questionamento das próprias bases do projeto educacional da Modernidade, provocando impasses importantes na forma de compreender as finalidades educativas. Os projetos em andamento de mestrandos e doutorandos vinculados a esta pesquisa focalizam a educação básica, a formação de professores, o currículo escolar, o currículo de disciplinas específicas, com foco nas políticas de currículo e nos enfoques discursivos, sempre na perspectiva de valorizar as dimensões antagônicas, conflituosas, indecidíveis e indeterminadas, porque contingentes, da política.
Período: 2015 a 2018
Coordenador(es): Alice Casimiro Lopes
Equipe: Ana de Oliveira ● Anderson Ignácio Oliveira ● Bruno Silva Godoy ● Carlos Eduardo Colpo Batistella ● Denise de Sousa Destro ● Geniana dos Santos ● Hellen Gregol Araujo ● ● Kátia Silva Cunha ● Lady Daiana Oliveira da Silva ● Larissa da Silva Garcia ● Luane Alves Stampini ● Nadja Polyana Felizola Cabete ● Nubia Regina Moreira França ● Priscila Campos Ribeiro ● Rafaela de Sousa Paiva ● Reginaldo Alberto Meloni ● Roberta Paula Duarte ● Veronica Borges ● Viviane Gualter Peixoto da Cunha ●
Outros financiamentos: Cientista do Nosso Estado Faperj (mar 2015 - fev 2018) - Prociência/UERJ (ago 2014 - jul 2017) - Bolsa de Produtividade do CNPq nível 1B - articulado aos projetos Estudos Interdisciplinares em Teoria do Discurso, apoiado no âmbito do Programa Bilateral Fa