Este projeto de pesquisa visa a investigar as características escolares associadas ao desempenho em matemática de escolas brasileiras, tendo Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes como objeto de estudo. O Pisa é uma avaliação internacional que avalia jovens de 15 anos de idade em diversos países, incluindo o Brasil, e busca verificar o quanto estes jovens estão preparados para a transição à vida adulta. Especificamente, pretende-se investigar o efeito de políticas e práticas escolares sobre o desempenho em matemática, considerando que já é bem conhecido que a origem social tem impacto nos resultados escolares e que este impacto é desfavorável aos estudantes de menor nível socioeconômico. O estudo opera com os conceitos de eficácia e equidade escolar de Sammons et al (1995) para mapear a distribuição social das condições de escolarização, que permite esclarecer o processo de produção de desigualdades educacionais gerados pela vinculação de jovens de origem social distinta a escolas com condições de escolarização distintas. Como abordagem metodológica, a pesquisa faz uso de modelos de regressão multinível, que possibilita investigar o efeito de fatores intra e extraescolares associados ao desempenho estudantil.
Grupo de Pesquisa: Políticas de Avaliação, Desigualdades e Educação Matemática
Início: 2019
Coordenador(es): Maria Isabel Ramalho Ortigão
Financiamentos: