Researches

Políticas de currículo em contextos disciplinares

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Este projeto visa a investigar os discursos sobre seleção e organização do conhecimento escolar de comunidades disciplinares de Química, Física e Biologia, com o intuito de entender como esses discursos contribuem para a produção das políticas de currículo no ensino médio. Para a investigação em pauta, o escopo das comunidades disciplinares é limitado aos pesquisadores brasileiros em ensino de Química, Física e Biologia e aos professores dessas mesmas disciplinas nas escolas de nível médio. Serão prioritariamente investigadas as produções desses pesquisadores e professores divulgadas, de 1995 a 2005, em congressos e periódicos nacionais da área de Ensino de Ciências. Partimos do pressuposto de que as comunidades disciplinares não apenas se apropriam das propostas curriculares oficiais, notadamente os parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio (PCNEM), mas produzem discursos curriculares que viabilizam ou não a legitimação de certos discursos oficiais, ao mesmo tempo em que os recontextualizam (Basil Bernstein) pela produção de discursos híbridos (García Canclini, Homi Bhabha e Stuart Hall). Dessa forma, atuam na produção das políticas de currículo (Stephen Ball). Procuraremos argumentar que as comunidades disciplinares são organizadas em diferentes trajetórias, intrinsecamente relacionadas às trajetórias históricas das disciplinas escolares (Ivor Goodson), levando à constituição de sentidos diversos nas políticas de currículo.

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Período: 2007 a 2010

Coordenador(es): Alice Casimiro Lopes

Equipe: Josefina Carmen Diaz de Mello ● Rozana Gomes de Abreu ●

Financiamentos:
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