Esse projeto intenta investigar as formas como as novas políticas educacionais estão sendo recontextualizadas e ressignificadas no cotidiano de uma escola do município do Rio de Janeiro. Ou seja, ele se desenha como uma busca dos sentidos que envolvem as mudanças atuais no sistema educacional do município do Rio de Janeiro, assim como a observação dos movimentos de acolhida dessas novas políticas e/ou de contestações, negociações e reinterpretações, que têm sido realizadas pelos sujeitos ativos da vida escolar e que se refletem nos modos como elas se concretizam nas atividades pedagógicas e nas maneiras como isso é expresso no discurso docente e dos gestores escolares sobre o currículo e a organização da escola. O estudo terá por base um trabalho de campo de feição etnográfica e por foco as práticas pedagógicas desenvolvidas nos 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, centrando o olhar para os modos – particulares – de realização da ação educativa e de efetivação do currículo escolar. A investigação oportunizará, também, observar os efeitos/ resultados das mudanças propostas pelas recentes políticas educacionais, tendo em vista as tradicionais demandas relacionadas à igualdade de oportunidades e à busca do sucesso escolar. A análise desse encadeamento de ações, que caracterizam a continuidade das reformas, terá como suporte teórico os trabalhos de Stephen Ball, que destaca o ciclo contínuo das políticas educacionais que se interrelacionam em contextos políticos, que se constituem em arenas de ação tanto públicas quanto privadas. São objetivos dessa investigação: verificar como os professores e professoras da escola, que será o campo de investigação, interpretam/ recontextualizam as novas políticas educacionais e propostas curriculares; examinar as relações estabelecidas entre as professoras e professores e os diversos níveis da administração da educação escolar, assim como as relações entre esses/as e o contexto de produção dos textos das políticas educacionais e o de influência; focalizar os mecanismos utilizados pelos professores e professoras para articular as suas tradições e culturas locais com o que é proposto pelas novas políticas educacionais e as formas de tradução e recontextualização dessas no currículo escolar; analisar os efeitos/ resultados das novas políticas educacionais e propostas curriculares na prática pedagógica. O campo de investigação, como se pode intuir, é vasto. A escola é um desses espaços. A administração da educação escolar outro. Há, ainda, um espaço macro do contexto de influência e de produção de textos que se entende, articula e dialoga com o fazer pedagógico, através da supervisão e do controle do trabalho docente pelos órgãos regionais e centrais da Secretaria Municipal de Educação (SME), do que está sendo veiculado pela mídia, pela SME, pelos diferentes textos que os professores/as têm acesso nas diversas oportunidades de formação continuada – promovidas pela SME, por exemplo, e por uma série de outras interlocuções em ambientes acadêmicos, comunitários, sindicais etc. Enfim, o trabalho investigativo será organizado de forma a se poder observar o impacto das novas determinações e regulamentações – que são oriundas das atuais políticas educacionais – na prática pedagógica e os processos de ressignificação e tradução, empreendidos nesse ambiente cultural. Esse parece ser um foco importante de tensões, que põem em xeque antigas formas de realizar a atividade docente e se imiscui em crenças, valores e habitus profissionais internalizados.
Palavras-chave:
Políticas Curriculares, Recontextualização das Políticas Curriculares, Trabalho Docente e Políticas Curriculares.
Período: 2009 a 2012
Coordenador(es): Maria de Lourdes Rangel Tura
Equipe: Adelina Maria Salles Bizarro ● Fernando Corrêa de Macedo ● Luciana Velloso da Silva Seixas ● Mario Sergio Teixeira de Oliveira ● Marize Peixoto da Silva Figueiredo ● Milene do Nascimento Moreira ● Rosangela da Graça Souza ● Talita Vidal Pereira ● Tania de Assis Souza Granja ● Teresa Cristina Oliveira Araujo ● Thais Vianna Maia ● Verônica Martins de Andrade ●
Financiamentos: