O tema Políticas de currículo articula a linha de pesquisa Currículo: sujeitos, conhecimento e cultura do ProPEd, que lidera este projeto. Por política de currículo, está-se compreendendo o processo de significação que ocorre no campo — o pensamento curricular –, assim como nas políticas públicas em currículo. No eixo pensamento curricular, são importantes os estudos transnacionais de temas específicos do campo, assim como pesquisas em que se busca compreender como se dá a internacionalização do campo. Em relação às políticas públicas, num mundo cada vez mais global, ganham destaque tanto as interconexões e atravessamentos entre nações, como as diferenças e inflexões. O tema currículo é, hoje na educação, um dos mais relevantes, na medida em que se acirram os mecanismos de controle da representação. Nesse sentido, a investigação das políticas de currículo adquire internacionalmente o contorno da pesquisa de lutas políticas pela significação do que vem a ser currículo e pela disputa na representação do outro. Os projetos aqui articulados focalizam diferentes questões dessas políticas, mantendo intercâmbios constantes há vários anos com os parceiros estrangeiros: William Pinar, University of British Columbia, Canadá (também membro do Grupo Gestor do Print Uerj); Alícia De Alba & Ana Laura Gallardo, Universidad Nacional Autónoma de México, México (DC); Carlinda Leite, Isabel Menezes e Preciosa Fernandes, Universidade do Porto, Portugal; David Howarth & Jason Glynos, University of Essex, England; Domingos Fernandes, Universidade de Lisboa, Portugal; Daniel Johnson Mardonnes, Universidad de Chile; Elizabeth St Pierre, University of Georgia, USA; Gary Anderson, New York University, USA; Gustavo Fischman, Arizona State University, USA; Janet Miller, Columbia University USA; João Paraskeva, Umass Dartmouth, USA; Jose María Garcia Garduno, Universidad Autónoma de la Ciudad De México, México; Kathryn G. Herr, Montclair State University USA; Lesley Le Grange, Stellenbosch University South Africa; Nicholas Ng-A-Fook, University of Ottawa, Canadá; Nilza Costa, Universidade de Aveiro, Portugal; Patti Lather, The Ohio State University, USA; Paula Biglieri e Gloria Perelló, Universidad de Buenos Aires, Argentina; Rubén Gaztambide-Fernández, University of Toronto, Canadá; Silvia Morelli, Universidad Nacional de Rosario, Argentina; Yuzhen Xu, Capital Normal University, China.
Alguns dos eventos realizados por intermédio dessa internacionalização podem ser conhecidos em aqui
Início: 2019
Coordenador: Alice Casimiro Lopes
Equipe: Elizabeth Macedo ● Guilherme Augusto Rezende Lemos ● Hugo Heleno Camilo Costa ● Raquel Goulart Barreto ● Rita de Cássia Frangella ● Rosanne Evangelista Dias ● Siomara Borba ● Talita Vidal Pereira ● Veronica Borges ●
Atividades:
- Daniel Friedrich do Teachers College, Columbia University
- Prof António Borralho no ProPEd Uerj
- Missão Capes PrInt Porto-Barcelona
- Prof Jason Glynos, Universidade de Essex, professor visitante no Brasil, Capes PrInt ProPEd Uerj
- Missão de trabalho na Inglaterra pelo CAPES PrInt ProPEd Uerj
- Missão de trabalho em Portugal pelo CAPES PrInt ProPEd Uerj
- Missão de trabalho Irlanda apoio Faperj e Capes PrInt ProPEd Uerj