Pesquisas

Articulação nas Políticas de Currículo: O Caso das Ciências no Ensino Médio.

Este projeto investiga a articulação (Laclau) entre demandas educacionais, com o intuito de entender a constituição de hegemonias nas políticas de currículo. São focalizadas as políticas de currículo para a área de Ciências no ensino médio do RJ, analisando documentos curriculares circulantes no estado desde a LDB, em 1996. Na medida em que as políticas não se dissociam das práticas (Ball), o foco nos documentos curriculares não implica desconsiderar os sentidos das práticas nas escolas. Entendemos tais sentidos como hibridizados (Canclini e Hall) aos demais sentidos em disputa nos contextos de produção das políticas e, portanto, como também expressos nas propostas curriculares. Analisamos os processos de articulação entre demandas das perspectivas instrumentais, das construtivistas e daquelas que valorizam a centralidade do trabalho nas políticas de currículo, considerando tal processo como evidenciado particularmente nas políticas para o ensino de ciências no nível médio. Defendemos que tal articulação visa a hegemonizar um projeto de cultura comum que se antagoniza com o que é entendido como o currículo tradicional. Esse currículo tradicional, por sua vez, é entendido como não sintonizado com o que se projeta como o mundo em mudança. Dessa forma essas políticas adquirem sintonia com demandas de políticas de currículo mais amplas, favorecendo sua legitimação. De forma integrada a esse projeto, o grupo desenvolve pesquisas sobre políticas de currículo nos mais diferentes sistemas e níveis de ensino, focalizando diferentes disciplinas e instituições.

Abrir Documento

Período: 2008 a 2011

Coordenador(es): Alice Casimiro Lopes

Equipe: Aline de Almeida Martinelli ● Camila Costa Gigante ● Daiana Fernanda Mendonça ● Érika Virgílio Rodrigues da Cunha ● Flávia de Mattos Giovannini Busnardo ● ● Jose Cosme Drumond ● Josefina Carmen Diaz de Mello ● Maria Eugênia Cubas Echauri ● Rosanne Evangelista Dias ● Rozana Gomes de Abreu ● Soledad Andrea Casttilho Trittini ● Tania Maria de Lima Beraldo ●

Financiamentos:
Outros financiamentos: CNPq / Faperj / UERJ
Compartilhe esta página: