Pesquisas

Projeto Rede de Pesquisa em Política de Currículo e Cultura

Fundamentalmente, a proposta tem por objetivo a consolidação de uma rede de pesquisa em política de currículo e cultura, envolvendo equipes das Universidades envolvidas (UERJ, UFMT e UFPb). Essa rede vai permitir a ampliação da troca teórico-metodológica entre os grupos. Esses grupos são entendidos como constituídos não apenas dos docentes integrantes das equipes de Pesquisa, mas também dos alunos de pós-graduação e bolsistas de iniciação científica. Como desdobramento desse objetivo mais amplo, teríamos:

1) Desenvolver pesquisas em cada um dos Programas, utilizando abordagem teórico-metodológica produzida nas discussões estabelecidas na rede de cooperação.
2) Capacitar recursos humanos, especialmente em nível de doutorado e pós-doutorado, para a pesquisa em políticas de currículo e cultura.
3) Contribuir para a consolidação dos grupos de currículo das Universidades parceiras e dos Programas de Pós-graduação em que estão inseridos, especialmente na UFMT e na UFPB.
4) Ampliar a divulgação dos resultados das pesquisas tanto em âmbito nacional quanto a partir das redes internacionais já estabelecidas.

A partir de uma lógica pós-colonial, entendemos que se estabelece uma parceria em que não apenas a Universidade da metrópole, com nível 6, beneficia as demais, mas também as Universidades do sertão, hoje não tão bem avaliadas pela CAPES, têm condições de oferecer benefícios às discussões de pesquisa da Universidade da metrópole. Dessa maneira, é esperado que o intercâmbio entre essas instituições favoreça não apenas a melhoria do nível de publicação e internacionalização das Universidades envolvidas – em virtude da troca de experiências já desenvolvidas -, mas também potencialize as possibilidades de melhoria da avaliação dos Programas envolvidos.


Período: 2008 a 2011

Coordenador(es): Elizabeth Macedo

Equipe: Alice Casimiro Lopes ● Bonnie Axer ● Francisca Pereira Salvino ● Maria de Lourdes Rangel Tura ●

Outros financiamentos: CAPES (PROCAD)
Compartilhe esta página: