Pesquisas

Avaliação e Currículo: um olhar sobre os resultados do PISA

Este projeto de pesquisa visa a investigar as características escolares associadas aos resultados dos estudantes que participaram do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes – PISA – nas edições de 2003 e 2012, anos em que a Matemática foi o foco da avaliação. Apoiada nas recomendações teórico-metodológicas de Earl Babbie (2005) e nos estudos de cunho sociológico pretende-se (a) investigar a associação entre características dos estudantes e a repetência escolar e (b) estudar a existência de ênfases curriculares diferenciadas em Matemática entre escolas brasileiras e portuguesas. A repetência é um fenômeno que ainda permanece em patamares elevados e tem sido responsável pela manutenção das desigualdades escolares. Desde os anos 1960 diversos pesquisadores têm alertado à sociedade sobre a distribuição desigual da educação e sobre a persistência das disparidades pronunciadas entre as condições das escolas frequentadas por estudantes de origens sociais diversas, reforçando as diferenças sociais preexistentes. Especificamente para o alcance do primeiro objetivo geral, a pesquisa fará uso de uma abordagem analítica denominada Regressão Logística para investigar as características dos estudantes brasileiros que impactam a repetência escolar e analisar de que modo estas características podem estar associadas à probabilidade de ocorrência deste fenômeno. O segundo objetivo parte de um estudo realizado anteriormente em que se buscou comparar diferenças nas ênfases curriculares em Matemática entre Brasil e Portugal. Para isso, os 85 itens de matemática aplicados no PISA 2003 foram analisados por meio de uma abordagem analítica denominada Funcionamento Diferencial do Item (DIF), detectando-se 23 itens que apresentavam comportamento diferenciado entre estudantes brasileiros e portugueses. A ideia agora é a de investigar se os mesmos itens permanecem apresentando DIF e as possíveis causas para sua ocorrência, bem como analisar a existência de algum padrão que explique tal fato. Estudos envolvendo DIF vêm ganhando força no campo da Avaliação da Educação por possibilitar a identificação de itens que violam um dos principais pressupostos da Teoria de Resposta ao Item (TRI), na qual a avaliação está pautada. Espera-se com o estudo ampliar o debate curricular nos campos da Educação e da Educação Matemática e buscar uma ampla compreensão sobre os processos de ensino nas escolas brasileiras, em uma perspectiva comparada internacionalmente.


Período: 2015 a 2018

Coordenador(es): Maria Isabel Ramalho Ortigão

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