Tendo por balizamento o contexto sociopolítico e educacional da atualidade, este projeto de pesquisa intenta investigar as formas como são significadas, ressinificadas, avaliadas, concebidas, recontextualizadas pelos/as professores/as de uma escola de Ensino Fundamental da rede pública do município do Rio de Janeiro as novas propostas curriculares. Nesse contexto, se entende a existência de formas particulares de tradução/ recontextualização das políticas curriculares e a possibilidade de num estudo de feição etnográfica observar as formas como estas são efetivadas em um específico ambiente pedagógico. Ou seja, esse projeto se desenha como uma busca de sentidos que estão sendo construídos por professores/as em relação às novas políticas encetadas no campo da educação escolar, assim como da observação dos movimentos de acolhida das novas propostas e/ou de contestações, negociações e reinterpretações, que têm sido realizadas pelos sujeitos ativos da vida escolar e que se refletem no que é expresso no discurso docente. Assim, tendo em vista o que foi enunciado, esse estudo terá por objetivos básicos a observação junto aos/às professores/as de uma escola de Ensino Fundamental da rede pública do município do Rio de Janeiro do que é enunciado como um discurso a respeito das novas propostas curriculares; examinar como os/as professores/as da escola, que será o campo de investigação, interpretam/ recontextualizam essas novas políticas; analisar as formas como são estabelecidas as relações entre os/as professores/as – sujeitos dessa investigação – e os diversos níveis da administração da educação escolar e o discurso produzido a esse respeito; focalizar os mecanismos utilizados pelos/as professores/as da escola, que será o lócus dessa pesquisa, para articular as suas tradições e culturas locais com o que é proposto pelas políticas curriculares e suas formas de tradução e recontextualização. As posições e concepções das professoras e professores sobre o ensino/ aprendizagem e a avaliação escolar; suas respectivas práticas pedagógicas; as estratégias utilizadas por esses/as profissionais para dialogarem com as novidades advindas da Secretaria Municipal de Educação; e os discursos docentes que circulam na escola estarão, pois, colocados como os focos centrais desse estudo etnográfico.
Palavra-chave: Políticas Curriculares, Discurso Docente, Propostas Curriculares e a Prática Pedagógica
Período: 2012 a 2014
Coordenador(es): Maria de Lourdes Rangel Tura
Equipe: Fernando Corrêa de Macedo ● José de Inocencio Narciso Cossa ● Luciana Velloso da Silva Seixas ● Maria Lucia de Souza e Mello ● Mariana da Gama Leite Inácio ● Marize Peixoto da Silva Figueiredo ● Talita Vidal Pereira ● Tania de Assis Souza Granja ● Teresa Cristina Oliveira Araujo ● Verônica Martins de Andrade ● Zacarias Marinho ●