A formação da Rede Latino-Americana de Estudos Curriculares (CurriculoLatinoAmerica) é, ao mesmo tempo, resultado do trabalho conjunto de diversas ações, programas e publicações entre instituições universitárias e suas equipes dedicadas ao estudo e formação em Currículo, principalmente do México, Brasil, Argentina e Chile, bem como da decisão político-académica de olhar diretamente para a complexidade do século XXI e agir numa linha de compromisso democrático com a justiça social para com os nossos países e povos.
Seu principal objetivo é promover e fortalecer o relacionamento visando à internacionalização, a mobilidade de alunos e professores, as publicações conjuntas e o estabelecimento de programas e projetos relacionados ao Currículo no espaço latino-americano. É uma iniciativa que se estabeleceu na América Latina e a partir da América Latina e visa participar de discussões, diálogos, debates e polêmicas sobre o Currículo dentro dos países latino-americanos e com países ao redor do mundo, nas frestas das tensões curriculares ocidentais, norte-sul, sul-sul e oeste-leste. Dessa forma, busca estabelecer e consolidar relações internacionais, nacionais e institucionais entre os estudiosos do Currículo, proporcionando um espaço de diálogo constante entre pesquisadores do campo.
A interação entre especialistas será realizada de forma sistemática através de websites e listas de e-mail que permitem a partilha e discussão de pesquisas sobre estudos curriculares.
Como uma das primeiras ações da Rede, a Coordenação se compromete a estabelecer relações para buscar vínculos com a International Association for the Advancement of Curriculum Studies (IAACS), bem como garantir a ampla possibilidade de comunicação entre os membros da rede, por meio de uma página web e um email coletivo, visando promover atividades que possam constituir espaços de diálogo e/ou publicação conjunta de livros e periódicos.
A Rede Latino-Americana de Estudos Curriculares (CurriculoLatinoAmerica) não é uma instituição legal e não recebe financiamento de nenhuma fonte, nem é filiada a nenhum partido político dos países que a compõem. As atividades que promove são realizadas com o apoio das universidades às quais seus associados estão vinculados, tendo começado com financiamento do projeto de pesquisa Seminario Curriculum Latinoamerica (IISUE-UNAM), México, e do projeto de pesquisa Políticas Curriculares ProPEd/ Uerj (apoio Capes PrInt), Brasil.
Como primeira estrutura mínima da rede, aprovada no dia do seu lançamento, propõe-se a seguinte organização:
Coordenação da Rede CurriculoLatinoAmerica: Alicia de Alba (UNAM, México); Alice Casimiro Lopes (Uerj, Brasil); Daniel Johnson (UChile, Chile); Silvia Morelli (Universidad Nacional de Rosario, Argentina).
Representantes por país:
Formalização inicial de membros: cadastro livre na rede realizado por qualquer pesquisador que atue na América Latina através de um dos links abaixo.
Em espanhol : Rede Curricular Latino-Americana (google.com)
Em português : Rede Curricular Latino-Americana (google.com)
Após a pesquisa inicial dos associados através dos formulários acima, a Coordenação se compromete a criar um banco de dados que possa ser acessado por todos os associados.
A Coordenação desta Rede está comprometida com o trabalho de divulgação da rede e promoção de propostas de ações para os próximos cinco anos, bem como com a convocação da renovação de representantes por país, tomando como quórum 50% dos membros da rede do país correspondente .
A partir deste documento inicial, a coordenação geral e a coordenação por país avançarão no desenvolvimento de diretrizes básicas para o funcionamento da rede, buscando como princípio a desburocratização da mesma e colocando-as à consideração de todos os associados.
E-mail para contato: curriculolatinoamerica@gmail.com
Apoio: projeto Capes PrInt Políticas de Currículo do ProPEd/Uerj e do projeto de pesquisa Seminario Curriculum Latinoamerica (IISUE-UNAM), México.
Lançamento da Rede
Auditório do ProPEd Uerj às 16 h e online.
Com a presença de
Dra. Adria Simone, UEA, Brasil
Dra. Anna Luiza de Oliveira, UFPE, Brasil
Dra. Bertha Orozco, ISUE/UNAM, Mexico
Dr. Carmen Burgos, Director of the Instituto de Investigaciones en Ciencias Sociales y Educación , from the University of Atacama, Chile.
Dra. Camila Carlachiani, Universidad Nacional de Rosario, Argentina
Dra. Concepción Barrón Tirado, IISUE/UNAM, Mexico
Dr. Daniel Johnson Mardones , Director of the Department of Education at the University of Chile, Chile
Dr. Diego Díaz Puppato, GCA (Grupo Curriculum Argentina), SAIE (Sociedad Argentina de Investigación en Educación), Argentina
Dra. Elizabeth Fernandes de Macedo, Uerj, Brasil
Dr. Gabriela de la Cruz Flores, Director of IISUE/UNAM, Mexico
Dra. Geniana Santos UFMT, Brasil
Dra. Graciela Wayarm, GCA (Grupo Curriculum Argentina), SAIE (Sociedad Argentina de Investigación en Educación), Argentina
Dr. Gustavo Oliveira, UFPE, Brasil
Dr. Henry Portela Guarín, Universidade de Caldas, Colômbia
Dr. Hugo Heleno Camilo Costa, Uerj, Brasil
Dra. Iris Verena, UNEB, Brasil
MG Guid Gualtieri, Universidad Nacional de Lomas de Zamora, Argentina
Dr. José María Garduño, Universidad Autónoma de la Ciudad de México, México
Dr. Liliana Petrucci, Director of El Cardo magazine, National University of Entre Ríos, Argentina
MG Lucas Sotelo, Universidad Nacional de Lomas de Zamora, Argentina
Dra. Maria Carolina Caldeira Silva, UFMG, Brasil
Dra. Maria Isabel Ortigão, Uerj, Brasil
Dra. Maria Edeluza Ferreira Pinto de Moura, UEA, Brasil
Dra. Maria Santos, Uerj, Brasil
Dr. Marina Paulozzo , Coordinator of the Argentine Curriculum Network, National University of Lomas de Zamora, Argentina.
Dra. Marize Peixto de Figueiredo, Uerj, Brasil
Dra. Nadja Polyana Felizola Cabete, UEA, Brasil
Dr. Paulo de Tássio Borges da Silva, UFF, Brasil
Dr. Rigoberto Martínez Escárcega, del Centro Latinoamericano de Pensamiento Crítico, México
Dra. Rita Guadalupe Angulo Villanueva, Universidad Autonoma de San Luis Potosí, México
Dra. Rita Frangella, Uerj, Brasil
Dra. Rosanne Dias, Uerj, Brasil
Dra. Talita Vidal Pereira, Uerj, Brasil
Dr. Thiago Ranniery, UFRJ, Brasil
Financiamentos: