Pesquisas

A Pesquisa em Educação: Significados, Contradições e Intenções do Objeto a Ser Conhecido

Pretende-se investigar a realidade apreendida pela racionalidade pedagógica como objeto do conhecimento científico em Educação. A interrogação sobre o objeto se insere em uma proposta de ciclo investigativo, envolvendo as temáticas da teoria e do sujeito, anteriormente investigadas, mas não esgotadas. Nesse ciclo investigativo, teoria, sujeito e objeto representam aspectos indissociáveis de uma mesma questão: o significado atribuído pela literatura destinada à formação do pesquisador ao processo investigativo e a cada um de seus constituintes.

No campo do conhecimento educativo e das ciências humanas e sociais, o objeto de investigação se confunde inteiramente com o sujeito: no entanto, em que medida isso é problematizado no interior da literatura que serve de base à formação do pesquisador em educação? Qual é ou quais são os discursos sobre o objeto da investigação científica que sustentam os procedimentos e as técnicas de pesquisa, o que eles revelam e o que eles ocultam da dupla condição em que o humano se apresenta no processo da investigação?

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Período: 2005 a 2011

Coordenador(es): Siomara Borba

Equipe: Adriana Doyle Portugal ● Aline de Carvalho Moura ● Marcelo Senna Guimarães ● Murilo Mariano Vilaça ● Natália Regina de Almeida ● Rosemary Guimarães Aquino ● Sérgio Rafael Barbosa da Silva ●

Financiamentos:
Outros financiamentos: Edital Universal CNPq, Prociência/Faperj/UERJ
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