Pesquisas

O Impacto das Reformas Curriculares na Prática Pedagógica

As reformas curriculares que se tem observado acontecer no Brasil a partir da segunda metade dos anos de 1990 – e que estão conectadas com outras reformas curriculares realizadas em vários países do ocidente nesse período – têm-se constituído pautadas no sentido da reconfiguração do modelo de escola e da formação de um novo cidadão, que deve ser socializado no interior de um espaço pedagógico ressignificado e de uma nova cultura escolar, afinada com as novas competências, disposições e habilidades requeridas por um mercado de trabalho reformatado. Assim, tendo por balizamento o contexto sócio-político e educacional acima apresentado em traços sucintos, este projeto intenta investigar as formas como as propostas curriculares, oriundas das reformas educacionais atuais, estão sendo efetivadas e ressignificadas na prática pedagógica. Ou seja, esse projeto se desenha como uma busca dos sentidos que estão sendo construídos a partir das mudanças curriculares atuais, assim como da observação dos movimentos de acolhida dessas novas propostas e/ou de contestações, negociações e reinterpretações que têm sido realizadas pelos sujeitos ativos da vida escolar e que se refletem nos modos como se concretizam as atividades escolares e nas maneiras como isso é expresso no discurso docente sobre o currículo escolar. Detalhando mais, esse estudo terá por foco as práticas curriculares desenvolvidas no segundo segmento de uma escola de Ensino Fundamental da rede pública do município do Rio de Janeiro, centrando o olhar nas disciplinas Ciências e Matemática. Pretende-se, então, focalizar as práticas curriculares como inseridas em contextos múltiplos da ação política e social, que estão inter-relacionados e têm circulação dinâmica, de acordo com o que tem sido analisado por Stephen Ball. O campo de investigação, como se pode intuir, é vasto. A escola é um desses espaços. A administração da educação escolar outro. Há, ainda, um espaço macro que se articula e dialoga com o fazer pedagógico, através da supervisão e do controle do trabalho docente pelos órgãos regionais e centrais da Secretaria Municipal de Educação (SME), do que está sendo veiculado pela mídia, pela SME, pelos diferentes textos curriculares que os professores/as têm acesso nas diversas oportunidades de formação continuada e por uma série de outras interlocuções em ambientes acadêmicos, comunitários, sindicais etc. Para atender a esses objetivos, esse estudo irá se centrar num trabalho etnográfico e fazer aproximações com os outros espaços de produção e de controle da aplicação dos textos curriculares.
Palavras-chave: Políticas curriculares, ensino de Ciências e Matemática, cultura escolar.

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Período: 2006 a 2009

Coordenador(es): Maria de Lourdes Rangel Tura

Equipe: Fernando Corrêa de Macedo ● Irene Rocha Kalil ● Lavínia Rosa Rodrigues ● Luciana Velloso da Silva Seixas ● Milene do Nascimento Moreira ● Patrícia Gonçalves Nery ● Talita Vidal Pereira ● Teresa Cristina Oliveira Araujo ● Thaiana Neuenfield Philipsen ● Thais Vianna Maia ●

Financiamentos:
Outros financiamentos: Faperj / UERJ
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