Skip to content
- Período: []
Políticas de substituição tecnológica: do trabalho docente à escola pública?
Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language. Como o anterior (“Dimensões da substituição tecnológica nas políticas educacionais: o caso da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro”), este projeto […]
Autor(a): Políticas de substituição tecnológica: do trabalho docente à escola pública?
Coordenador: Raquel Goulart Barreto
- Início: 2018
Políticas de currículo e infância: entre paradoxos e antíteses, renegociando o(s) pacto(s)
Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language. Esta pesquisa trata-se de desdobramento/continuidade da pesquisa “POLÍTICAS DE CURRÍCULO E ALFABETIZAÇÃO: NEGOCIAÇÕES PARA ALÉM DE UM PACTO” (CNPQ, FAPERJ) que […]
Autor(a): Políticas de currículo e infância: entre paradoxos e antíteses, renegociando o(s) pacto(s)
Coordenador: Rita de Cássia Frangella
Financiamentos: CNPq, Prociência - Uerj
- Início: 2019
Políticas de currículo, alfabetização e infância: entre paradoxos e antíteses, renegociando o(s) pacto(s)
Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language. Esta pesquisa trata-se de desdobramento/continuidade da pesquisa “POLÍTICAS DE CURRÍCULO E ALFABETIZAÇÃO: NEGOCIAÇÕES PARA ALÉM DE UM PACTO” (CNPQ/PQ, FAPERJ, 2016; […]
Autor(a): Políticas de currículo, alfabetização e infância: entre paradoxos e antíteses, renegociando o(s) pacto(s)
Coordenador: Rita de Cássia Frangella
Financiamentos: Faperj, CNPq,
- Início: 2021
A formação docente (impossível): o político, o sujeito e a responsabilidade
Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language. Este projeto se vincula “à crítica aos fundamentos fixos” e a aposta na contingência desses fundamentos o que oportuniza o questionamento […]
Autor(a): A formação docente (impossível): o político, o sujeito e a responsabilidade
Coordenador: Veronica Borges
- Início: 2020
SE O CURRÍCULO NÃO TEM FUNDAMENTOS FIXOS. SE APRENDER É ACONTECIMENTO, COMO AVALIAR?
Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language. O argumento principal que organiza os estudos que venho desenvolvendo é o de que concepções realistas de conhecimento favorecem a produção […]
Autor(a): SE O CURRÍCULO NÃO TEM FUNDAMENTOS FIXOS. SE APRENDER É ACONTECIMENTO, COMO AVALIAR?
Coordenador: Talita Vidal Pereira
Financiamentos: CNPq,
- Início: 2019
Demandas sobre desempenho docente produzindo políticas de currículo para a Iberoamérica
Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language. Esta investigação se insere no contexto em que a Iberoamérica mobiliza diversos recursos desde a primeira década do século XXI na […]
Autor(a): Demandas sobre desempenho docente produzindo políticas de currículo para a Iberoamérica
Coordenador: Rosanne Evangelista Dias
Financiamentos: Capes, Prociência - Uerj
- Início: 2019
Políticas e práticas escolares em Educação Matemática: um olhar sobre o Pisa
Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language. Este projeto de pesquisa visa a investigar as características escolares associadas ao desempenho em matemática de escolas brasileiras, tendo Pisa (Programa […]
Autor(a): Políticas e práticas escolares em Educação Matemática: um olhar sobre o Pisa
Coordenador: Maria Isabel Ramalho Ortigão
Financiamentos: Faperj, CNPq, Prociência - Uerj
- Início: 2012
Múltiplos contextos de produção curricular em suas conexões, conflitos e ações: em foco as instâncias de mediação da rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro
Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language. Esse estudo, desdobramento/deslizamento da pesquisa Múltiplos contextos de produção curricular: conexões, conflitos e ações da Multieducação no cotidiano escolar (CNPQ 2010), […]
Autor(a): Múltiplos contextos de produção curricular em suas conexões, conflitos e ações: em foco as instâncias de mediação da rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro
Coordenador: Rita de Cássia Frangella
Financiamentos: Faperj, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio Financeiro / FAPERJ - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
- Início: 2018
The Didactic Transposition as Space-Time of Production of Senses
It is a project of curricular policies, of teacher training (in service). The proposal focuses on intervention research in elementary schools. It will aim to broaden the links between the subjects of education and the school as a place of teaching or work, neglected by centralized public policies for the curriculum (such as BNCC) and […]
Autor(a): The Didactic Transposition as Space-Time of Production of Senses
Coordenador: Guilherme Augusto Rezende Lemos
Financiamentos: CNPq,
- Início: 2013
Discursos nas Políticas Curriculares para a Formação de Professores no Espaço Ibero-Americano
Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language. Este projeto visa a investigar os discursos das políticas de formação de professores para a educação básica no espaço ibero-americano no […]
Autor(a): Discursos nas Políticas Curriculares para a Formação de Professores no Espaço Ibero-Americano
Coordenador: Rosanne Evangelista Dias
Financiamentos: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro
- Início: 2012
Múltiplos Contextos de Produção Curricular em Suas Conexões, Conflitos e Ações: Em Foco as Instâncias de Mediação da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro
Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language. Esse estudo, desdobramento/deslizamento da pesquisa Múltiplos contextos de produção curricular: conexões, conflitos e ações da Multieducação no cotidiano escolar (CNPQ 2010), […]
Autor(a): Múltiplos Contextos de Produção Curricular em Suas Conexões, Conflitos e Ações: Em Foco as Instâncias de Mediação da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro
Coordenador: Rita de Cássia Frangella
Financiamentos: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio Financeiro / FAPERJ - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
- Período: 2012 a 2015
Múltiplos contextos de produção curricular em suas conexões, conflitos e ações: em foco as instâncias de mediação da rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro
Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language. Esse estudo, desdobramento/deslizamento da pesquisa Múltiplos contextos de produção curricular: conexões, conflitos e ações da Multieducação no cotidiano escolar (FAPERJ, CNPQ […]
Autor(a): Múltiplos contextos de produção curricular em suas conexões, conflitos e ações: em foco as instâncias de mediação da rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro
Coordenador: Rita de Cássia Frangella
Financiamentos: Faperj, CNPq, UERJ - Prociencia - 2012-2015, UERJ/IC - 2013-2015, FAPERJ/IC - 2014
- Período: 2015 a 2019
políticas de currículo e alfabetização: negociações para além de um pacto
Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language. Esse estudo se desdobra de uma trajetória de pesquisa que tem se dedicado a investigar o processo de produção da política […]
Autor(a): políticas de currículo e alfabetização: negociações para além de um pacto
Coordenador: Rita de Cássia Frangella
Financiamentos: Faperj, CNPq, UERJ/IC 2016-2018, UERJ - Prociencia - 2015-2018
- Período: 2018 a 2020
Avaliação Escolar sem Compromisso com a Accountability ou com Fundamentos a Priori
Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language. Esse projeto insere-se em um conjunto de reflexões que venho desenvolvendo no campo do currículo, a partir de uma perspectiva discursiva […]
Autor(a): Avaliação Escolar sem Compromisso com a Accountability ou com Fundamentos a Priori
Coordenador: Talita Vidal Pereira
Financiamentos: Faperj, CNPq, Prociência - Uerj
- Período: 2017 a 2021
Curriculum for teacher education policies: questions the speeches with centrality in knowledge and/or practice
Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language. Este projeto focaliza a investigação de políticas curriculares para a formação de professores. Advoga pelo distanciamento de sentidos da política curricular […]
Autor(a): Curriculum for teacher education policies: questions the speeches with centrality in knowledge and/or practice
Coordenador: Veronica Borges
- Período: 2016 a 2018
Panorama da Pesquisa Educacional Brasileira Contemporânea: Objetos, Perspectivas Teóricas e Abordagens Empíricas.
Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language. Temos debatido questões teórico-metodológicas, buscando contribuir para o debate sobre pesquisa e formação de pesquisadores em educação. Nossos objetos de estudo […]
Autor(a): Panorama da Pesquisa Educacional Brasileira Contemporânea: Objetos, Perspectivas Teóricas e Abordagens Empíricas.
Coordenador: Siomara Borba
- Período: 2016 a 2018
Discursos da Avaliação nas Políticas de Currículo para a Formação e o Trabalho docente no Espaço Ibero-american
Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language. Este projeto visa a investigar os discursos sobre avaliação nas políticas de currículo para a formação de professores para a educação […]
Autor(a): Discursos da Avaliação nas Políticas de Currículo para a Formação e o Trabalho docente no Espaço Ibero-american
Coordenador: Rosanne Evangelista Dias
Financiamentos: CNPq CNPQ/ MCTI Nº 25/2015 CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E SOCIAIS APLICADAS Processo Nº 445160/2015-2
- Período: 2015 a 2018
Curriculum policy in a discursive framework
This project seeks to deepen the understanding of curriculum policy in a post-foundational and post-structural framework, operating with the deconstruction of the sedimented representations: quality of curriculum, educated subject, good school, good teaching, legitimized or powerful knowledge, and curriculum for the future, among other representations that guide the curriculum policy. Particularly in this research, the […]
Autor(a): Curriculum policy in a discursive framework
Coordenador: Alice Casimiro Lopes
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/politicas-de-curriculo-em-uma-perspectiva-discursiva.pdf
Financiamentos: Cientista do Nosso Estado Faperj (mar 2015 - fev 2018) - Prociência/UERJ (ago 2014 - jul 2017) - Bolsa de Produtividade do CNPq nível 1B - articulado aos projetos Estudos Interdisciplinares em Teoria do Discurso, apoiado no âmbito do Programa Bilateral Fa
- Período: 2015 a 2018
Avaliação e Currículo: um olhar sobre os resultados do PISA
Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language. Este projeto de pesquisa visa a investigar as características escolares associadas aos resultados dos estudantes que participaram do Programa Internacional de […]
Autor(a): Avaliação e Currículo: um olhar sobre os resultados do PISA
Coordenador: Maria Isabel Ramalho Ortigão
- Período: 2015 a 2018
Políticas de Currículo e Alfabetização: Negociações para além de um pacto.
Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language. Esse estudo se desdobra de uma trajetória de pesquisa que tem se dedicado a investigar o processo de produção da política […]
Autor(a): Políticas de Currículo e Alfabetização: Negociações para além de um pacto.
Coordenador: Rita de Cássia Frangella
Financiamentos: FAPERJ - Jovem Cientista do Nosso Estado - 2012-2015 CNPq - Ciências Humanas e Sociais - 2012-2014 UERJ - Prociencia - 2012-2015 UERJ/IC - 2013-2015 FAPERJ/IC - 2014
- Período: 2014 a 2016
Interdisciplinary Studies in Theory of Discourse
Foreign Exchange Project UERJ-UBA
Autor(a): Interdisciplinary Studies in Theory of Discourse
Coordenador: Alice Casimiro Lopes
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/estudos-interdisciplinares-em-teoria-do-discurso.pdf
Financiamentos: Faperj/CONICET
- Período: 2012 a 2014
Pesquisa em educação: a prática como objeto de conhecimento.
Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language. A temática central das pesquisas que temos desenvolvido é o processo de investigação em educação. Temos procurado entender o significado e […]
Autor(a): Pesquisa em educação: a prática como objeto de conhecimento.
Coordenador: Siomara Borba
- Período: 2012 a 2014
New curricular proposals: the vision of tutors
Marking the socio-political and educational current context, this research project attempts to investigate the ways in which are meant, re-signified, evaluated, designed, recontextualized by the teachers of an elementary public school of Rio de Janeiro city the new curricular proposals. In this context, it is understood the existence of particular forms of translation/recontextualization of curricular […]
Autor(a): New curricular proposals: the vision of tutors
Coordenador: Maria de Lourdes Rangel Tura
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/novas-propostas-curriculares-a-visao-dos-as-professores-as.pdf
- Período: 2011 a 2014
Curricular Emphases in Mathematics: A study from the results of the Exam Brazil
Este projeto de pesquisa parte do pressuposto de que os resultados das avaliações em larga escala são instrumentos adequados para se compreender o currículo aprendido. Entende ainda que os resultados obtidos por distintos grupos em avaliações nacionais constituem-se uma boa estratégia para captar ênfases diferenciadas no currículo ensinado. A partir dos resultados da Prova Brasil, […]
Autor(a): Curricular Emphases in Mathematics: A study from the results of the Exam Brazil
Coordenador: Maria Isabel Ramalho Ortigão
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/enfases-curriculares-em-matematica-um-estudo-a-partir-dos-resultados-da-prova-brasil.pdf
Financiamentos: CAPES/INEP/OBEDUC; FAPERJ; UERJ
- Período: 2011 a 2015
Discourse and representation in the curriculum policies
This Project is geared to investigate the discourse on curriculum policy for secondary education in the 2003-2010 period, during the Luis Inácio Lula da Silva administration. Based on Ernesto Laclau’s theory, and occasionally supported by Chantal Mouffe, we sought to explore the understanding of curriculum policy as a discursive struggle to constitute representations. If we […]
Autor(a): Discourse and representation in the curriculum policies
Coordenador: Alice Casimiro Lopes
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/discurso-e-representacao-nas-politicas-de-curriculo.pdf
Financiamentos: Faperj, CNPq, CNPq, Faperj e Uerj
- Período: 2011 a 2015
Curriculum, Identity, and Difference: Articulations Around The New National Curriculum Guidelines For Basic Education
I develop this project with the notion of curriculum as enunciation of culture. This notion is the same I used in other projects and based on it I define the curricular policy as a movement for hegemonic articulation toward the fixation of meanings. To this extent, I establish a preferential dialogue with authors such as […]
Autor(a): Curriculum, Identity, and Difference: Articulations Around The New National Curriculum Guidelines For Basic Education
Coordenador: Elizabeth Macedo
Financiamentos: Faperj, CNPq, CNPq, FAPERJ, Prociência
- Período: 2010 a 2015
A recontextualização das tecnologias de informação e comunicação nas políticas de formação de professores em curso no Brasil
Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language. O presente projeto parte da consideração de que, nos últimos três anos, as políticas de formação de professores têm assumido formas […]
Autor(a): A recontextualização das tecnologias de informação e comunicação nas políticas de formação de professores em curso no Brasil
Coordenador: Raquel Goulart Barreto
Financiamentos: CNPq: Edital Universal (2009) e Bolsa de Produtividade em Pesquisa (2010) FAPERJ - APQ1 (2012)
- Período: 2009 a 2012
Políticas educacionais e o cotidiano escolar
Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language. Esse projeto intenta investigar as formas como as novas políticas educacionais estão sendo recontextualizadas e ressignificadas no cotidiano de uma escola […]
Autor(a): Políticas educacionais e o cotidiano escolar
Coordenador: Maria de Lourdes Rangel Tura
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/politicas-educacionais-e-o-cotidiano-escolar.pdf
Financiamentos: Faperj,
- Período: 2008 a 2011
Articulation in Curriculum Policies: The Case of The Sciences in High School Teaching
This project investigates articulation (Laclau) between educational demands, in order to understand the formation of hegemonies in curriculum policies. The focus is on curriculum policies for the Sciences area in high school teaching in Rio de Janeiro, analyzing curricular documents circulating in the State of Rio since the National Education Guidelines & Bases Act, in […]
Autor(a): Articulation in Curriculum Policies: The Case of The Sciences in High School Teaching
Coordenador: Alice Casimiro Lopes
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/articulacao-nas-politicas-de-curriculo-o-caso-das-ciencias-no-ensino-medio.pdf
Financiamentos: Faperj, CNPq, CNPq / Faperj / UERJ
- Período: 2008 a 2011
Project Network of Research Into Curriculum and Culture Policy
Basically, the aim of the proposal is to consolidate a network of research into curriculum and culture policy, involving teams of the participating Universities (UERJ – Rio de Janeiro State University, UFMT – Federal University of Mato Grosso and UFPb – Federal University of Paraíba). This network will allow theoretical-methodological exchange to be expanded among […]
Autor(a): Project Network of Research Into Curriculum and Culture Policy
Coordenador: Elizabeth Macedo
Financiamentos: CAPES (PROCAD)
- Período: 2008 a 2011
Curriculum, Culture and Difference: the Case of Multieducation Emphasizing Sciences
This project increases preoccupations of earlier projects about how the difference is being thematized in the curricular texts, focusing more specifically on texts referring to the natural sciences. It is based on the conception of curriculum as cultural enunciation which, in line with post-colonial authors like H. Bhabha, S. Hall and A. Appadurai, I have […]
Autor(a): Curriculum, Culture and Difference: the Case of Multieducation Emphasizing Sciences
Coordenador: Elizabeth Macedo
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/curriculo-cultura-e-diferenca-o-caso-da-multieducacao-com-enfase-nas-ciencias.pdf
Financiamentos: Faperj, CNPq, CNPq / Faperj / UERJ
- Período: 2007 a 2010
Políticas de currículo em contextos disciplinares
Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language. Este projeto visa a investigar os discursos sobre seleção e organização do conhecimento escolar de comunidades disciplinares de Química, Física e […]
Autor(a): Políticas de currículo em contextos disciplinares
Coordenador: Alice Casimiro Lopes
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/politicas-de-curriculo-em-contextos-disciplinares.pdf
Financiamentos: Faperj, CNPq,
- Período: 2006 a 2009
The Impact of the Curricular Reforms in Pedagogical Practice
The curricular reforms that have been observed in Brazil as from the second half of the 1990s – and which are connected with other curricular reforms carried out in several Western countries in that period – have been organized in such a way as to reconfigure the school model and prepare a new citizen, who […]
Autor(a): The Impact of the Curricular Reforms in Pedagogical Practice
Coordenador: Maria de Lourdes Rangel Tura
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/o-impacto-das-reformas-curriculares-na-pratica-pedagogica.pdf
Financiamentos: Faperj, Faperj / UERJ
- Período: 2005 a 2010
Curricular Proposals and Schools in Brazil and Portugal
The purpose of this research project is to permit studies interchange in the curriculum field, done by a group of researchers of the University of Oporto / Portugal and the University of the State of Rio de Janeiro / Brazil. This interchange focuses on articulating various lines of research, to enable different theoretical-methodological production spaces […]
Autor(a): Curricular Proposals and Schools in Brazil and Portugal
Coordenador: Alice Casimiro Lopes
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/propostas-curriculares-e-escolas-no-brasil-e-em-portugal.pdf
Financiamentos: Capes PrInt/Uerj, CAPES/FCT
- Período: 2005 a 2011
Research in Education: Meanings, Contradictions and Intentions of The Object to be Known
The purpose of this investigation is to identify and examine the conception or conceptions of object of knowledge explained in the researcher’s training manuals, revealing their presuppositions and submitting them to criticism. The interrogation about the object is included in an investigative proposal, involving the thematics of the theory and of the subject, investigated earlier […]
Autor(a): Research in Education: Meanings, Contradictions and Intentions of The Object to be Known
Coordenador: Siomara Borba
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/a-pesquisa-em-educacao-significados-contradicoes-e-intencoes-do-objeto-a-ser-conhecido.pdf
Financiamentos: Faperj, Edital Universal CNPq, Prociência/Faperj/UERJ
- Período: 2004 a 2006
The challenges of teaching and learning in a time of cultural plurality
This research project, involving the field of cultural studies in education, investigates new challenges of teaching and learning, at a time of intense sociocultural transformations. It is set in a sociopolitical context in which the continuation of children and teenagers in Primary Education is still very fraught with issues involving teaching and learning and in […]
Autor(a): The challenges of teaching and learning in a time of cultural plurality
Coordenador: Maria de Lourdes Rangel Tura
Financiamentos: Faperj,