Skip to content
- Período: []
Políticas de substituição tecnológica: do trabalho docente à escola pública?
Como o anterior (“Dimensões da substituição tecnológica nas políticas educacionais: o caso da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro”), este projeto está centrado no movimento de expansão de um modo específico de incorporação educacional das tecnologias da informação e da comunicação (TIC): o que as concebe em lugar dos processos historicamente constituídos. Formular a noção […]
Autor(a): Políticas de substituição tecnológica: do trabalho docente à escola pública?
Coordenador: Raquel Goulart Barreto
- Início: 2018
Políticas de currículo e infância: entre paradoxos e antíteses, renegociando o(s) pacto(s)
Esta pesquisa trata-se de desdobramento/continuidade da pesquisa “POLÍTICAS DE CURRÍCULO E ALFABETIZAÇÃO: NEGOCIAÇÕES PARA ALÉM DE UM PACTO” (CNPQ, FAPERJ) que tinha como foco a análise do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC (MEC, 2012) observando-a não como política de formação de professores apenas, mas também como estratégia de produção curricular, a […]
Autor(a): Políticas de currículo e infância: entre paradoxos e antíteses, renegociando o(s) pacto(s)
Coordenador: Rita de Cássia Frangella
Financiamentos: CNPq, Prociência - Uerj
- Início: 2019
Políticas de currículo, alfabetização e infância: entre paradoxos e antíteses, renegociando o(s) pacto(s)
Esta pesquisa trata-se de desdobramento/continuidade da pesquisa “POLÍTICAS DE CURRÍCULO E ALFABETIZAÇÃO: NEGOCIAÇÕES PARA ALÉM DE UM PACTO” (CNPQ/PQ, FAPERJ, 2016; UERJ/FAPERJ, 2015) que tinha como foco a análise do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC (MEC, 2012) observando-a não como política de formação de professores apenas, mas também como estratégia de […]
Autor(a): Políticas de currículo, alfabetização e infância: entre paradoxos e antíteses, renegociando o(s) pacto(s)
Coordenador: Rita de Cássia Frangella
Financiamentos: Faperj, CNPq,
- Início: 2021
A formação docente (impossível): o político, o sujeito e a responsabilidade
Este projeto se vincula “à crítica aos fundamentos fixos” e a aposta na contingência desses fundamentos o que oportuniza o questionamento frontal da noção clássica de identidade. As principais noções a serem discutidas são: o sujeito, o político e a responsabilidade e a formação impossível. A ideia de sujeito a ser desenvolvida está marcada pelo […]
Autor(a): A formação docente (impossível): o político, o sujeito e a responsabilidade
Coordenador: Veronica Borges
- Início: 2020
SE O CURRÍCULO NÃO TEM FUNDAMENTOS FIXOS. SE APRENDER É ACONTECIMENTO, COMO AVALIAR?
O argumento principal que organiza os estudos que venho desenvolvendo é o de que concepções realistas de conhecimento favorecem a produção de verdades sobre a escola e os processos de escolarização. A naturalização dessas verdades contribui para a legitimação de discursos e práticas excludentes em todos os níveis dos processos de escolarização. Esse estudo, motivado […]
Autor(a): SE O CURRÍCULO NÃO TEM FUNDAMENTOS FIXOS. SE APRENDER É ACONTECIMENTO, COMO AVALIAR?
Coordenador: Talita Vidal Pereira
Financiamentos: CNPq,
- Início: 2019
Demandas sobre desempenho docente produzindo políticas de currículo para a Iberoamérica
Esta investigação se insere no contexto em que a Iberoamérica mobiliza diversos recursos desde a primeira década do século XXI na construção de consensos com os países da região na intenção de produzir e influenciar políticas de currículo que superassem o quadro de desigualdade na educação básica. Entre os anos de 2008 e 2016, a […]
Autor(a): Demandas sobre desempenho docente produzindo políticas de currículo para a Iberoamérica
Coordenador: Rosanne Evangelista Dias
Financiamentos: Capes, Prociência - Uerj
- Início: 2019
Políticas e práticas escolares em Educação Matemática: um olhar sobre o Pisa
Este projeto de pesquisa visa a investigar as características escolares associadas ao desempenho em matemática de escolas brasileiras, tendo Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes como objeto de estudo. O Pisa é uma avaliação internacional que avalia jovens de 15 anos de idade em diversos países, incluindo o Brasil, e busca verificar o quanto […]
Autor(a): Políticas e práticas escolares em Educação Matemática: um olhar sobre o Pisa
Coordenador: Maria Isabel Ramalho Ortigão
Financiamentos: Faperj, CNPq, Prociência - Uerj
- Início: 2012
Múltiplos contextos de produção curricular em suas conexões, conflitos e ações: em foco as instâncias de mediação da rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro
Esse estudo, desdobramento/deslizamento da pesquisa Múltiplos contextos de produção curricular: conexões, conflitos e ações da Multieducação no cotidiano escolar (CNPQ 2010), objetiva analisar, no processo de produção cíclica da política curricular (Ball, 1992), a micropolítica da escola na tensão/negociação com as instâncias de mediação propostas pela SME/RJ as coordenações (no caso da escola, na figura […]
Autor(a): Múltiplos contextos de produção curricular em suas conexões, conflitos e ações: em foco as instâncias de mediação da rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro
Coordenador: Rita de Cássia Frangella
Financiamentos: Faperj, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio Financeiro / FAPERJ - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
- Início: 2018
A Transposição Didática como Espaço-Tempo de Produção de Sentidos
Trata-se de um projeto de políticas curriculares, de formação de professores (em serviço). A proposta tem como foco a pesquisa intervenção nas escolas do ensino fundamental. Terá por objetivo ampliar os vínculos dos sujeitos da educação com a escola como lugar de ensino ou de trabalho, aspecto negligenciado por políticas públicas centralizadas para o currículo […]
Autor(a): A Transposição Didática como Espaço-Tempo de Produção de Sentidos
Coordenador: Guilherme Augusto Rezende Lemos
Financiamentos: CNPq,
- Início: 2013
Discursos nas Políticas Curriculares para a Formação de Professores no Espaço Ibero-Americano
Este projeto visa a investigar os discursos das políticas de formação de professores para a educação básica no espaço ibero-americano no período de 2001 a 2014. Neste período, proposições foram forjadas e confrontadas, em processos de articulação política, por diversos sujeitos e grupos em disputa por projetos que representassem suas posições a partir de demandas. […]
Autor(a): Discursos nas Políticas Curriculares para a Formação de Professores no Espaço Ibero-Americano
Coordenador: Rosanne Evangelista Dias
Financiamentos: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro
- Início: 2012
Múltiplos Contextos de Produção Curricular em Suas Conexões, Conflitos e Ações: Em Foco as Instâncias de Mediação da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro
Esse estudo, desdobramento/deslizamento da pesquisa Múltiplos contextos de produção curricular: conexões, conflitos e ações da Multieducação no cotidiano escolar (CNPQ 2010), objetiva analisar, no processo de produção cíclica da política curricular (Ball, 1992), a micropolítica da escola na tensão/negociação com as instâncias de mediação propostas pela SME/RJ as coordenações (no caso da escola, na figura […]
Autor(a): Múltiplos Contextos de Produção Curricular em Suas Conexões, Conflitos e Ações: Em Foco as Instâncias de Mediação da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro
Coordenador: Rita de Cássia Frangella
Financiamentos: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio Financeiro / FAPERJ - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
- Período: 2012 a 2015
Múltiplos contextos de produção curricular em suas conexões, conflitos e ações: em foco as instâncias de mediação da rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro
Esse estudo, desdobramento/deslizamento da pesquisa Múltiplos contextos de produção curricular: conexões, conflitos e ações da Multieducação no cotidiano escolar (FAPERJ, CNPQ 2010), objetiva analisar, no processo de produção cíclica da política curricular (Ball, 1992), a micropolítica da escola na tensão/negociação com as instâncias de mediação propostas pela SME/RJ – as coordenações (no caso da escola, […]
Autor(a): Múltiplos contextos de produção curricular em suas conexões, conflitos e ações: em foco as instâncias de mediação da rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro
Coordenador: Rita de Cássia Frangella
Financiamentos: Faperj, CNPq, UERJ - Prociencia - 2012-2015, UERJ/IC - 2013-2015, FAPERJ/IC - 2014
- Período: 2015 a 2019
políticas de currículo e alfabetização: negociações para além de um pacto
Esse estudo se desdobra de uma trajetória de pesquisa que tem se dedicado a investigar o processo de produção da política curricular a partir das tensões/negociações entre as demandas locais, próprias de cada escola e as questões globais – da rede municipal de Educação do Rio de Janeiro. Observou-se movimento que tem tido força nas […]
Autor(a): políticas de currículo e alfabetização: negociações para além de um pacto
Coordenador: Rita de Cássia Frangella
Financiamentos: Faperj, CNPq, UERJ/IC 2016-2018, UERJ - Prociencia - 2015-2018
- Período: 2018 a 2020
Avaliação Escolar sem Compromisso com a Accountability ou com Fundamentos a Priori
Esse projeto insere-se em um conjunto de reflexões que venho desenvolvendo no campo do currículo, a partir de uma perspectiva discursiva e pós-fundacionalista para pensar os fenômenos educacionais. Com ele, busco dar continuidade ao processo de interlocução que venho estabelecendo com outros agentes no campo do currículo focalizando a investigação de sentidos de avaliação escolar, […]
Autor(a): Avaliação Escolar sem Compromisso com a Accountability ou com Fundamentos a Priori
Coordenador: Talita Vidal Pereira
Financiamentos: Faperj, CNPq, Prociência - Uerj
- Período: 2017 a 2021
Políticas curriculares para formação de professores: interpelações aos discursos com centralidade no conhecimento e/ou prática
Este projeto focaliza a investigação de políticas curriculares para a formação de professores. Advoga pelo distanciamento de sentidos da política curricular como guia para a prática, bem como a de um conjunto de regulamentações concebidas por especialistas e implementadas por professores. Coloca-se em discussão o modo de entender os processos de subjetivações/identificações que operam via […]
Autor(a): Políticas curriculares para formação de professores: interpelações aos discursos com centralidade no conhecimento e/ou prática
Coordenador: Veronica Borges
- Período: 2016 a 2018
Panorama da Pesquisa Educacional Brasileira Contemporânea: Objetos, Perspectivas Teóricas e Abordagens Empíricas.
Temos debatido questões teórico-metodológicas, buscando contribuir para o debate sobre pesquisa e formação de pesquisadores em educação. Nossos objetos de estudo têm sido a cientificidade e as análises sobre a pesquisa educacional e a formação do pesquisador. Examinando os 70 anos da pesquisa educacional brasileira, através de análise da produção bibliográfica da área, identificamos as […]
Autor(a): Panorama da Pesquisa Educacional Brasileira Contemporânea: Objetos, Perspectivas Teóricas e Abordagens Empíricas.
Coordenador: Siomara Borba
- Período: 2016 a 2018
Discursos da Avaliação nas Políticas de Currículo para a Formação e o Trabalho docente no Espaço Ibero-american
Este projeto visa a investigar os discursos sobre avaliação nas políticas de currículo para a formação de professores para a educação básica no espaço ibero-americano no período de 2001 a 2014. Neste período, proposições foram forjadas e confrontadas, em processos de articulação política, por diversos sujeitos e grupos em disputa por projetos que representassem suas […]
Autor(a): Discursos da Avaliação nas Políticas de Currículo para a Formação e o Trabalho docente no Espaço Ibero-american
Coordenador: Rosanne Evangelista Dias
Financiamentos: CNPq CNPQ/ MCTI Nº 25/2015 CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E SOCIAIS APLICADAS Processo Nº 445160/2015-2
- Período: 2015 a 2018
Políticas de Currículo em uma perspectiva discursiva
Este projeto busca aprofundar a compreensão da política de currículo em um enfoque pós-fundacional e pós-estrutural, operando com a desconstrução das representações sedimentadas do que vêm a ser: currículo de qualidade, sujeito educado, boa escola, bom ensino, conhecimento legitimado/poderoso, e currículo para o futuro, dentre outras representações que norteiam os sentidos da política. São particularmente […]
Autor(a): Políticas de Currículo em uma perspectiva discursiva
Coordenador: Alice Casimiro Lopes
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/politicas-de-curriculo-em-uma-perspectiva-discursiva.pdf
Financiamentos: Cientista do Nosso Estado Faperj (mar 2015 - fev 2018) - Prociência/UERJ (ago 2014 - jul 2017) - Bolsa de Produtividade do CNPq nível 1B - articulado aos projetos Estudos Interdisciplinares em Teoria do Discurso, apoiado no âmbito do Programa Bilateral Fa
- Período: 2015 a 2018
Avaliação e Currículo: um olhar sobre os resultados do PISA
Este projeto de pesquisa visa a investigar as características escolares associadas aos resultados dos estudantes que participaram do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes – PISA – nas edições de 2003 e 2012, anos em que a Matemática foi o foco da avaliação. Apoiada nas recomendações teórico-metodológicas de Earl Babbie (2005) e nos estudos de […]
Autor(a): Avaliação e Currículo: um olhar sobre os resultados do PISA
Coordenador: Maria Isabel Ramalho Ortigão
- Período: 2015 a 2018
Políticas de Currículo e Alfabetização: Negociações para além de um pacto.
Esse estudo se desdobra de uma trajetória de pesquisa que tem se dedicado a investigar o processo de produção da política curricular a partir das tensões/negociações entre as demandas locais, próprias de cada escola e as questões globais – da rede municipal de Educação do Rio de Janeiro. Observou-se movimento que tem tido força nas […]
Autor(a): Políticas de Currículo e Alfabetização: Negociações para além de um pacto.
Coordenador: Rita de Cássia Frangella
Financiamentos: FAPERJ - Jovem Cientista do Nosso Estado - 2012-2015 CNPq - Ciências Humanas e Sociais - 2012-2014 UERJ - Prociencia - 2012-2015 UERJ/IC - 2013-2015 FAPERJ/IC - 2014
- Período: 2014 a 2016
Estudos Interdisciplinares em Teoria do Discurso
Projeto de intercâmbio UERJ-UBA
Autor(a): Estudos Interdisciplinares em Teoria do Discurso
Coordenador: Alice Casimiro Lopes
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/estudos-interdisciplinares-em-teoria-do-discurso.pdf
Financiamentos: Faperj/CONICET
- Período: 2012 a 2014
Pesquisa em educação: a prática como objeto de conhecimento.
A temática central das pesquisas que temos desenvolvido é o processo de investigação em educação. Temos procurado entender o significado e o lugar que a prática da pesquisa em educação tem atribuído aos diferentes elementos do processo investigativo. Para realizar esses projetos de investigação, o caminho escolhido tem sido o exame teórico conceitual desses elementos […]
Autor(a): Pesquisa em educação: a prática como objeto de conhecimento.
Coordenador: Siomara Borba
- Período: 2012 a 2014
Novas propostas curriculares: a visão dos/as professores/as
Tendo por balizamento o contexto sociopolítico e educacional da atualidade, este projeto de pesquisa intenta investigar as formas como são significadas, ressinificadas, avaliadas, concebidas, recontextualizadas pelos/as professores/as de uma escola de Ensino Fundamental da rede pública do município do Rio de Janeiro as novas propostas curriculares. Nesse contexto, se entende a existência de formas particulares […]
Autor(a): Novas propostas curriculares: a visão dos/as professores/as
Coordenador: Maria de Lourdes Rangel Tura
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/novas-propostas-curriculares-a-visao-dos-as-professores-as.pdf
- Período: 2011 a 2014
Ênfases Curriculares em Matemática: Um estudo a partir dos resultados da Prova Brasil
Este projeto de pesquisa parte do pressuposto de que os resultados das avaliações em larga escala são instrumentos adequados para se compreender o currículo aprendido. Entende ainda que os resultados obtidos por distintos grupos em avaliações nacionais constituem-se uma boa estratégia para captar ênfases diferenciadas no currículo ensinado. A partir dos resultados da Prova Brasil, […]
Autor(a): Ênfases Curriculares em Matemática: Um estudo a partir dos resultados da Prova Brasil
Coordenador: Maria Isabel Ramalho Ortigão
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/enfases-curriculares-em-matematica-um-estudo-a-partir-dos-resultados-da-prova-brasil.pdf
Financiamentos: CAPES/INEP/OBEDUC; FAPERJ; UERJ
- Período: 2011 a 2015
Discurso e representação nas políticas de currículo
Este projeto visa a investigar o discurso da política de currículo para o ensino médio durante o período 2003-2010, na vigência do governo Luís Inácio Lula da Silva. Com base na teoria de Ernesto Laclau, em alguns momentos apoiado por Chantal Mouffe, procuramos explorar a compreensão da política de currículo como luta discursiva pela constituição […]
Autor(a): Discurso e representação nas políticas de currículo
Coordenador: Alice Casimiro Lopes
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/discurso-e-representacao-nas-politicas-de-curriculo.pdf
Financiamentos: Faperj, CNPq, CNPq, Faperj e Uerj
- Período: 2011 a 2015
Currículo, Identidade e Diferença: Articulações em Torno das Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica
Construo este projeto com a noção de currículo como enunciação da cultura com a qual venho operando em projetos anteriores, a partir da qual defino a política curricular como o movimento de articulação hegemônica na direção da fixação de sentidos. Para tanto, dialogo, preferencialmente, com autores como H.Bhabha, S.Hall, E.Laclau e C.Mouffe, assim como com […]
Autor(a): Currículo, Identidade e Diferença: Articulações em Torno das Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica
Coordenador: Elizabeth Macedo
Financiamentos: Faperj, CNPq, CNPq, FAPERJ, Prociência
- Período: 2010 a 2015
A recontextualização das tecnologias de informação e comunicação nas políticas de formação de professores em curso no Brasil
O presente projeto parte da consideração de que, nos últimos três anos, as políticas de formação de professores têm assumido formas de institucionalização cada vez mais abrangentes e concretas, compreendendo: (1) a instituição do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB); (2) a sua localização na redimensionada Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); […]
Autor(a): A recontextualização das tecnologias de informação e comunicação nas políticas de formação de professores em curso no Brasil
Coordenador: Raquel Goulart Barreto
Financiamentos: CNPq: Edital Universal (2009) e Bolsa de Produtividade em Pesquisa (2010) FAPERJ - APQ1 (2012)
- Período: 2009 a 2012
Políticas educacionais e o cotidiano escolar
Esse projeto intenta investigar as formas como as novas políticas educacionais estão sendo recontextualizadas e ressignificadas no cotidiano de uma escola do município do Rio de Janeiro. Ou seja, ele se desenha como uma busca dos sentidos que envolvem as mudanças atuais no sistema educacional do município do Rio de Janeiro, assim como a observação […]
Autor(a): Políticas educacionais e o cotidiano escolar
Coordenador: Maria de Lourdes Rangel Tura
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/politicas-educacionais-e-o-cotidiano-escolar.pdf
Financiamentos: Faperj,
- Período: 2008 a 2011
Articulação nas Políticas de Currículo: O Caso das Ciências no Ensino Médio.
Este projeto investiga a articulação (Laclau) entre demandas educacionais, com o intuito de entender a constituição de hegemonias nas políticas de currículo. São focalizadas as políticas de currículo para a área de Ciências no ensino médio do RJ, analisando documentos curriculares circulantes no estado desde a LDB, em 1996. Na medida em que as políticas […]
Autor(a): Articulação nas Políticas de Currículo: O Caso das Ciências no Ensino Médio.
Coordenador: Alice Casimiro Lopes
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/articulacao-nas-politicas-de-curriculo-o-caso-das-ciencias-no-ensino-medio.pdf
Financiamentos: Faperj, CNPq, CNPq / Faperj / UERJ
- Período: 2008 a 2011
Projeto Rede de Pesquisa em Política de Currículo e Cultura
Fundamentalmente, a proposta tem por objetivo a consolidação de uma rede de pesquisa em política de currículo e cultura, envolvendo equipes das Universidades envolvidas (UERJ, UFMT e UFPb). Essa rede vai permitir a ampliação da troca teórico-metodológica entre os grupos. Esses grupos são entendidos como constituídos não apenas dos docentes integrantes das equipes de Pesquisa, […]
Autor(a): Projeto Rede de Pesquisa em Política de Currículo e Cultura
Coordenador: Elizabeth Macedo
Financiamentos: CAPES (PROCAD)
- Período: 2008 a 2011
Currículo, Cultura e Diferença: o Caso da Multieducação com Ênfase nas Ciências
Este projeto amplia preocupações de projetos anteriores com a forma como a diferença vem sendo tematizada nos textos curriculares, focando mais especificamente textos relacionados às ciências naturais. Assenta-se na concepção de currículo como enunciação cultural que, em diálogo com autores pós-coloniais como H. Bhabha, S. Hall e A. Appadurai, tenho procurado desenvolver como forma de […]
Autor(a): Currículo, Cultura e Diferença: o Caso da Multieducação com Ênfase nas Ciências
Coordenador: Elizabeth Macedo
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/curriculo-cultura-e-diferenca-o-caso-da-multieducacao-com-enfase-nas-ciencias.pdf
Financiamentos: Faperj, CNPq, CNPq / Faperj / UERJ
- Período: 2007 a 2010
Políticas de currículo em contextos disciplinares
Este projeto visa a investigar os discursos sobre seleção e organização do conhecimento escolar de comunidades disciplinares de Química, Física e Biologia, com o intuito de entender como esses discursos contribuem para a produção das políticas de currículo no ensino médio. Para a investigação em pauta, o escopo das comunidades disciplinares é limitado aos pesquisadores brasileiros […]
Autor(a): Políticas de currículo em contextos disciplinares
Coordenador: Alice Casimiro Lopes
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/politicas-de-curriculo-em-contextos-disciplinares.pdf
Financiamentos: Faperj, CNPq,
- Período: 2006 a 2009
O Impacto das Reformas Curriculares na Prática Pedagógica
As reformas curriculares que se tem observado acontecer no Brasil a partir da segunda metade dos anos de 1990 – e que estão conectadas com outras reformas curriculares realizadas em vários países do ocidente nesse período – têm-se constituído pautadas no sentido da reconfiguração do modelo de escola e da formação de um novo cidadão, […]
Autor(a): O Impacto das Reformas Curriculares na Prática Pedagógica
Coordenador: Maria de Lourdes Rangel Tura
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/o-impacto-das-reformas-curriculares-na-pratica-pedagogica.pdf
Financiamentos: Faperj, Faperj / UERJ
- Período: 2005 a 2010
Propostas Curriculares e Escolas no Brasil e em Portugal
Este projeto de pesquisa intenta possibilitar o intercâmbio de estudos do campo do currículo, realizados por um grupo de pesquisadores da Universidade do Porto / Portugal e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Brasil. Neste intercâmbio está em foco a articulação de diversas pesquisas, de modo a fazer dialogar diferentes espaços de […]
Autor(a): Propostas Curriculares e Escolas no Brasil e em Portugal
Coordenador: Alice Casimiro Lopes
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/propostas-curriculares-e-escolas-no-brasil-e-em-portugal.pdf
Financiamentos: Capes PrInt/Uerj, CAPES/FCT
- Período: 2005 a 2011
A Pesquisa em Educação: Significados, Contradições e Intenções do Objeto a Ser Conhecido
Pretende-se investigar a realidade apreendida pela racionalidade pedagógica como objeto do conhecimento científico em Educação. A interrogação sobre o objeto se insere em uma proposta de ciclo investigativo, envolvendo as temáticas da teoria e do sujeito, anteriormente investigadas, mas não esgotadas. Nesse ciclo investigativo, teoria, sujeito e objeto representam aspectos indissociáveis de uma mesma questão: […]
Autor(a): A Pesquisa em Educação: Significados, Contradições e Intenções do Objeto a Ser Conhecido
Coordenador: Siomara Borba
PDF: https://curriculo-uerj.pro.br/wp-content/uploads/a-pesquisa-em-educacao-significados-contradicoes-e-intencoes-do-objeto-a-ser-conhecido.pdf
Financiamentos: Faperj, Edital Universal CNPq, Prociência/Faperj/UERJ
- Período: 2004 a 2006
Os desafios do ensinar e do aprender em um tempo de pluralidade cultural
Este projeto de pesquisa, que se filia ao campo dos estudos culturais em educação, pretende investigar os novos desafios do ensinar e do aprender, num tempo de intensas transformações sócio-culturais; num contexto sócio-politico em que a permanência de crianças e jovens no Ensino Fundamental é ainda bastante obstaculizada por questões que envolvem o ensinar e […]
Autor(a): Os desafios do ensinar e do aprender em um tempo de pluralidade cultural
Coordenador: Maria de Lourdes Rangel Tura
Financiamentos: Faperj,